Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    amaciamento e carbonização

    Dizem que se pegar um automóvel e começar a andar muito em BR com altos giros o motor passa a render mais, isso é só mito, ou existe embasamento nessa crença?
    E dizem que quem da ums esticadas no motor as vezes ajuda a evitar a carbonização, existe algo científico que suporte essa idéia também, ou e só crença popular?

    abraços

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re:amaciamento e carbonização

    o ideal é amaciar a moto direitinho
    mas não é dando pal que será feito isso
    e realmente esticar o motor as vezes ajuda a dar uma descarbonizada
    mas não é também fica direto acelerando no talo que vai resolver

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re:amaciamento e carbonização

    Andar sempre na estrada o motor fica mais "liso" sim, mas não por andar em giro alto, vc pode andar na pista em um giro baixo, um giro médio, e andar sempre na pista também ajuda a descarbonizar o motor.

    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:amaciamento e carbonização

    sim, o pessoal sempre fala essas coisas, mas voces sabem dizer como que isso acontece? por que dar um esticada na Br pode ajudar no desempenho do motor?

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    966

    Re:amaciamento e carbonização

    Pelo que eu sempre escuto o que ajuda a descarbonizar o motor é manter uma rotação continua por um determinado tempo, não importa se é média ou alta rotação, por isso dizem que pegar estrada descarboniza o motor, na cidade é difícil manter uma rotação contínua!!

    Sempre quando meu pai fazia uma viagem ele colocava um aditivo para ajudar a descarbonizar o motor, o motor voltava um reloginho depois da viagem!!!

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Santa Isabel - SP
    Posts
    231

    Re:amaciamento e carbonização

    Na cidade, bombando o acelerador, vc injeta mais gasosa

    Mais gasosa, mais fuligem, e muitas vezes, para pedir torque, nem queima direito. O que causa a fuligem, ou carbonização, carbono mal queimado que adere por dentro

    Na estrada, a giros estabilizados, o motor acelera menos, queima melhor com menos residuos. Respira mais, podendo soltar as cracas, e tambem, esquenta mais, o que tambem ajuda a eliminar a crosta

    Ajuda muito manter a carburação regulada, sem escessos, e usar gasolina aditivada, que tem detergente para soltar as borras e cracas de dentro do motor

    Palavra de Mobyleteiro, acostumado a soltar kilos de borra do motorzinho
    Mobylette II, a verdade está na cabeça de cada um!

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:amaciamento e carbonização

    Engraçado vocês tocarem no assunto da velocidade constante, uma das informações no manual sobre o amaciamento é de evitar deixar o motor em velocidade constante. No manual diz que durante os primeiros 1000km devesse evitar rotações constantes. Se isso ajuda na descarbonização por que não é indicado no amaciamento?

    abraços

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:amaciamento e carbonização

    Tambem sempre ouvi falar que não se amacia o motor andando em um giro só. E se descarboniza com giro constante, normalmente sem exigir torque do motor, rodando mais solto.

    Então é totalmente tranquilo fazer os 2 procedimentos, já que o motor que precisa amaciar não precisa descarbonizar, e o motor que precisa descarbonizar não precisa amaciar..

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Angra dos Reis
    Idade
    42
    Posts
    204

    Re:amaciamento e carbonização

    Andar em estrada ajuda sim a descarbonizar porque o motor trabalha mais tempo em alta rotaçao facilitando a eliminaçao dos residuos da queima(carbonizaçao) e o amaciamento na minha ex-titan 150 eu fiz o seguinte:
    ate 1000 km eu fiz como no manual andando no "sapatinho"
    de 1000 a 3000 km variava as rotaçoes,as vezes na baixa,as vezes na media e as vezes acelerava até cortar.
    A motoca ficou muito boa,economica,andava bem e dava 120 fácil,já a minha atual Cg 150 peguei ela de um coroa com 3.000 km e ela está com quase 7.000 e acho que ela ainda não está do jeito da outra.
    Ex:Honda Fan 125 2007
    Ex: Cg 150 Azul 2005(saudades)
    Ex:Cbx 200 Strada Roxa 97(Doida)
    Ex:Cg 125 82 (Minha primeira namorada kkkkk)
    Ex:Cg 125 1988
    EX:XLX 350R 1990
    EX:Hunter 125 SE (vai com Deus,hahahaha)

    "A Vida é para quem topa qualquer parada,e não para quem pára em qualquer topada -Bob Marley"

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Santa Isabel - SP
    Posts
    231

    Re:amaciamento e carbonização

    Motor novo é mais preso. Por ser preso esquenta mais

    Ao variar a velocidade, se enriquece a mistuira, o que ajuda a retirar calor do pistão com a mistura rica

    Sacaram? Motor novo deve usar mistura rica, só que isso carboniza. Dando umas esticadas, ajuda a limpar por dentro
    Mobylette II, a verdade está na cabeça de cada um!

  11. #11
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:amaciamento e carbonização

    Pro amaciamento fica bom deve variar o giro.

    Pra descarbonizar é bom andar com giro constante.


    A carbonização ocorre por andar em giro baixo. Como ficar saindo em 2ª, andado em 5ª a 30km/h...

    Ou seja: Andar variando o giro não vai carbonizar.


    Sem contar que demora pra carbonizar. Não é no periodo de amaciamento que isso vai acontecer.

    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re:amaciamento e carbonização

    Mas não é somente dar uma esticada na pista, notem que quando vcs viajam com suas motos/carros, quando vc volta o motor tá muito mais redondo, mais liso...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:amaciamento e carbonização

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Mas não é somente dar uma esticada na pista, notem que quando vcs viajam com suas motos/carros, quando vc volta o motor tá muito mais redondo, mais liso...
    sim isso eu ja notei, mas não creio que isso seja uma constante, fica mais liso no momento, mas no outro dia ja ta nomal de volta, é isso que eu acredito, pois não existe uma razão para o motor andar mais forte por rodar em estrada de vez em quando. O motor não é como um músculo que devido a fadiga do treino usa das proteínas para se recuperar e ficar mais forte

  14. #14
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:amaciamento e carbonização

    Junior, se o motor melhorou por ter descarbonizado ele não vai piorar no dia seguinte. Vai continuar bom.
    Esse é o assunto do tópico...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  15. #15
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:amaciamento e carbonização

    uhm, entendi agora dizem que o carro ou moto que só anda na cidade é mais amarrado justamente por estar carbonizado, eu não sabia que havia uma explicação científica pra esse efeito, não fazia a ligação entre o desempenho inferior á carbonização

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •