Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Chassi empenado?

    Desde que adquiri minha moto planejava gastar um dinheirinho singelo para alterar ela ao meu gosto, mas não tive muita sorte com ela. Sofri duas colisões bem parecidas e, como se diz, "nunca é a mesma coisa depois de batida". É verdade, uma coisa agora me encasqueta a cabeça.

    Ao pilotar normalmente não sinto ela puxar pro lado, ou se puxa é tão pouco que meu corpo naturalmente faz o movimento contrário. Mas quando estou em uma velocidade razoável e solto as mãos do guidão ela puxa, não o guidão, como se tivesse 'deitando' pro lado direito. Não sei se estou explicando bem de maneira que os amigos entendam e possam me ajudar.

    Achei essa imagem de uma moto vista de cima e fiz uma seta para que vocês entendam +/- o que estou tentando explicar.



    A seta mais escura é onde puxa, onde tenho a impressão de que está puxando. A colisão foi de frente, as duas bengalas foram trocadas e tal, mas o serviço foi feito numa oficina $#@%$# que o pessoal não da atenção a nada.

    Então queria que você me dissessem se isso seria algum sinal de chassi desalinhado/empenado, ou se outra coisa pode provocar isso. Desde já agradeço as respostas.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Curitiboca
    Idade
    35
    Posts
    181

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Já verificou como estão os rolamentos da caixa de direção?

    Depois que cai no começo do ano passado, levei na CC e pedi pro cara dar uma apertadinha, o animal apertou tanto que a moto andava a quase 45º de inclinação e eu não conseguia controlar.... levei de volta e falei "Solta" nunca mais tive esse problema...

    Dá uma olhada nela!


    Abração a todos!
    Yes 500cc...

  3. #3
    Motociclista Avatar de roschneider
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Blumenau SC
    Idade
    40
    Posts
    746

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    tem uma coisa tbm
    as pistas/estradas nunca sao 100% planas
    elas tem uma leve inclinaçao pro lado de fora pra escoar melhor a agua
    talvez vc nunca tenha notado isso antes do acidente e depois como vc imagina que o chassi ta torto
    vc começou a notar.......
    tenta achar um posto de combustivel com a pista de abastecimento bem longa e faz o teste ali
    posto 90% tem a pista perfeitamente plana

    eu tbm quando tava aprendendo a pilotar sentia isso
    meu mecanico mandou fazer esse teste e a moto realmente nao puxou pra lado nenhum......
    Todos podem me chamar de Rodrigo prefiro assim....



  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Fortaleza - Ceará
    Idade
    37
    Posts
    214

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Post duplicado DETECTED!
    Up! Up! Up!
    Comprei uma CG150 Sport! \o/

    Ex: CBX200 Strada - CG125 Fan 07 - CG150 ES 06 - CG150 Sport.

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Citação Postado originalmente por Hugo_Victor Ver Post
    Post duplicado DETECTED!
    Companheiro, minha internet hoje está muito ruim e o post veio duas vezes. O problema já foi sanado.

    Citação Postado originalmente por LuizFabri Ver Post
    Já verificou como estão os rolamentos da caixa de direção?

    Depois que cai no começo do ano passado, levei na CC e pedi pro cara dar uma apertadinha, o animal apertou tanto que a moto andava a quase 45º de inclinação e eu não conseguia controlar.... levei de volta e falei "Solta" nunca mais tive esse problema...

    Dá uma olhada nela!


    Abração a todos!
    Olha brother, isso faz sentido viu.. Como eu disse no início do post, alguns problemas vem à tona depois dessas pancadas. |

    Ainda sinto uma folga, eu acho, na parte dianteira na moto. Quando trafego em ruas de paralelepípedo por exemplo, ou quando passo por buracos, ouço um "trolololó" que não existia antes. Estou esperando o farol chegar lá nessa oficina merda que, pasme, há 3 que foi feito o pedido e não chegou ainda. Assim que chegar vou comprar a carenagem do farol e para-lama e trocar tudo de uma vez, e revisar bengalas, mesas e caixa de direção.

    Valeu parceiro.

    Citação Postado originalmente por roschneider Ver Post
    tem uma coisa tbm
    as pistas/estradas nunca sao 100% planas
    elas tem uma leve inclinaçao pro lado de fora pra escoar melhor a agua
    talvez vc nunca tenha notado isso antes do acidente e depois como vc imagina que o chassi ta torto
    vc começou a notar.......
    tenta achar um posto de combustivel com a pista de abastecimento bem longa e faz o teste ali
    posto 90% tem a pista perfeitamente plana

    eu tbm quando tava aprendendo a pilotar sentia isso
    meu mecanico mandou fazer esse teste e a moto realmente nao puxou pra lado nenhum......
    Bro, eu tenho ciência disso sim, e fiz não um mas alguns testes e acho que não é por decorrência dessa inclinação não, acho que tem algo errado mesmo. Ainda assim vou testar mais algumas vezes quando sair e verificar de novo pra ver não estou falando besteira. :k
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Esse barulho que tu disse ouvir no paralelepípedo dá a entender que seja o contrário, a caixa de direção tem é folga. Quando ela fica folgada faz um barulhão e dá justamente essa impressão que o meio da moto joga pros lados.

    Faz um testezinho prático, encosta a roda dianteira numa parede ou meio fio e empurra ela pra ver se tu sente a dianteira mexer mas force reto pra frente e não pra baixo, se não o movimento da suspensão pode te confundir. Se tiver folga dá pra perceber fazendo isso. Confere tambem folga nas rodas e na balança.

    Se tudo isso tiver certo pede pra alguem te seguir andando numa reta. Diz pra ele alinhar bem atrás de sua moto e observar as rodas. Se o cara enxergar o pneu dianteiro aparecendo mais de um lado em comparação ao traseiro é porque tá desalinhada. O certo de quem vem por trás da moto é não enxergar o pneu dianteiro, pois o traseiro deve esconder se estiverem em linha reta, entendeu?

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Se já trocou os cilindros da suspensão dianteira, pode ser os rolamentos da caixa de direção e/ou as mesas superior e inferior que tenham empenado.

    O certo é revisar todas as peças da suspensão dianteira.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Esse barulho que tu disse ouvir no paralelepípedo dá a entender que(...)
    Entendi sim magrão, e foi isso que pensei sobre o barulho, possivelmente folga. Vou fazer o teste sim. Valeu parceiro


    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Se já trocou os cilindros da suspensão dianteira, pode ser os rolamentos da caixa de direção e/ou as mesas superior e inferior que tenham empenado.

    O certo é revisar todas as peças da suspensão dianteira.
    Exatamente. Ainda tem outro detalhe nela que me intriga muito. se eu levantar do banco, ficar meio que em pé nas pedaleiras e me inclinar pra frente olhando para o paralama dianteiro da pra ver que a roda não está 100% alinhada com o paralama, o paralama reto e a roda pra esquerda. E como eu ando nela todos os dias percebo que, ao andar em linha reta, o guidão fica levemente virado pro lado direito, entende?

    Já foi trocado eixo da roda e bengalas e continua assim.

    Quando levei em uma oficina um brother disse que poderia ser a mesa inferior empenada também, mas seria necessário desmanchar e por outra pra ter certeza.

    Há alguma possibilidade do 'miolo' do eixo, que fica ali dentro do cubo, tem empenado? Sei lá :k
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Essas coisas são f0da. Às vezes dá um desgosto da moto, mas vou tentar deixar ela do jeitinho que era antes. :s
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Esse caso da roda, paralama e guidom estarem desalinhados um com o outro é 99% de chance que precise apenas soltar um pouco os parafusos das mesas e alinhar o conjunto. É coisa simples, nada de grave. As mesas são geralmente de um material seco, é mais fácil elas quebrarem do que entortarem. E esse lance do desalinhamento que eu falei é super comum em qualquer batidinha, e é quase certo que montaram tudo e esqueceram de fazer esse ajuste, tem mexanico que nem liga pra isso, sai apertando tudo e deixa na posição que tiver.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado? (Ajuda)

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Esse caso da roda, paralama e guidom estarem desalinhados um com o outro é 99% de chance que precise apenas soltar um pouco os parafusos das mesas e alinhar o conjunto. É coisa simples, nada de grave. As mesas são geralmente de um material seco, é mais fácil elas quebrarem do que entortarem. E esse lance do desalinhamento que eu falei é super comum em qualquer batidinha, e é quase certo que montaram tudo e esqueceram de fazer esse ajuste, tem mexanico que nem liga pra isso, sai apertando tudo e deixa na posição que tiver.
    Pô magrão, tomara que esse problema não faça parte dos 1%, mas também faz muito sentido sim. Antes tava mais, ai o mecânico brodão aqui perto de casa folgou um pouco me pediu pra segurar o guidão com força e forçou a roda com a mão, melhorou mas ainda ficou saca? Tomara mesmo que seja só isso.

    Amanhã tem umas paradas pra resolver, vou tentar ver isso na oficina. Valeu parceiro, você saca mesmo de tudo e tá me ajudando.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado?

    Fiz o teste empurrando contra a parede e não consegui constatar barulho não, talvez se for folga seja bem singela, ou como o amigo disse acima pode ser apertado demais, ou nenhum dos dois.

    Tô esperando chegar o farol que o cara que bateu em mim pagou, pra trocar a carenagem e o paralama também.. Depois de 3 semanas ligo pra oficina e a mulher disse que a encomenda não chegou! ? | Falou que segunda-feira vai buscar em alguma loja local mesmo. Fala sério.

    Assim que chegar faço tudo de uma vez, troco e já reviso a parte da frente pra ver se exclui o chassi né?

    Vamo ver. Valeu pessoal.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Thyago Mahon Barros
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Petrolina-PE
    Idade
    43
    Posts
    3.416

    Re:Chassi empenado?

    Pode ser caixa de direção mesmo.
    IRMANDADE, IGUALDADE E HUMILDADE.

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Chassi empenado?

    Consegui adiantar o processo do farol da moto, depois de discutir com o proprietário e a mulher dele na oficina.

    Levei a moto hoje para o mecânico aqui perto de casa. Ele começou a desmontar a dianteira e parece que realmente empenou, muito pouco mas sim, o chassi. Parece que somente aquela parte onde fica o eixo da direção. Talvez não valha a pena mandar desempenar pelo pouco que foi.

    Não interfere na pilotagem normal, até o momento eu não percebi isso, mas me faz ficar um pouco desgostoso da moto :s

    O barulho (aquele "trololó") ele sentiu ao andar e acha que é na caixa de direção mesmo. Pedi pra que ele verificasse a integridade dos rolamentos/buchas (não sei o que tem lá).

    É isso, vamos ver como fica.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •