Postado originalmente por
mdorigon
Eu não concordo com sua teoria, principalmente nesse exemplo de descer a serra. Vc ta em alto giro descendo na casca, mas se esquece que tem outra força ajudando ali...a lei da gravidade. Vc economiza combustivel, na descida, pq vc praticamente mantem a entrada de ar pro motor fechada, logo ele consome menos mistura de ar e combustivel. Ele mantem o giro alto mais pela ação da gravidade, que comprova a lei da inercia. E vc com acelração minima, percebe isso sim, com o efeito do freio motor segurando o giro e o veiculo. Agora tenta manter um motor em alto giro na casquinha nessa mesma serra subindo. Com a resistencia que o veiculo encontra pra subir...
É polemico, pq a gente acha que é cabo enrolado em marcha longa toda hora, tem um limite, eu achei o da minha moto, ando bem entre 4000 e 6000 rpms, com mais abertura de acelrador, porem não com o punho cravado, é o suficiente pra moto ir ganhando velocidade com suavidade. Abaixo de 4000 giros, não tem jeito, ai eu vou estar jogando combustivel fora...vou afogar a moto na hora. Vc acha que um motor a 7000 rpms em quinta subindo uma serra, mantendo esse giro, com mais abertura do acelerador ta sugando mais combustivel do que um a 9000 rpms em quarta, porem na mesma velocidade ? Veja bem, estou falando em manter a velocidade. Pra vc manter um motor a 9000 rpms e vencendo uma subida, vc vai estar com o aclerador mais aberto do que ele em uma marcha mais longa, porem a 7000 rpms. Não tem como ele estar a 9000 rpms aplicando força nas rodas na casca. E a 9000 rpms o motor vai estar gerando mais potencia do que a 7000 rpms...o que consome mais mistura !! Se o veiculo vence uma situação dessa a 7000 rpms em quinta, e nesse giro ele ta gerando 30 cv´s de potencia por exemplo, a 9000 rpms em quarta ele vai estar limitado pela marcha curta e pode estar tendo que gerar mais de 30 cv´s com certeza, suponhamos 40 cv´s. O que consome mais energia : 30 cv´s ou 40 cv´s ? Motor ciclo otto aumenta o giro qdo vc deixa entrar mais ar pra dentro dele, devidamente alimentado com o combustivel pra queimar...o carburador devidamente afinado não injeta combustivel, ele suga o mesmo conforme o vacuo que o motor vai fazendo tendo menos resitencia da borboleta que deixa entrar mais ar... Isso para motores 4 tempos (ciclo otto). Motores diesel e 2 tempos realmente é outra história.
Agora, realmente, se vc naum tiver com o sistema de alimentação afinado, seja carburador ou injeção, vc pode causar um belo consumo de combustivel a toa, carbonização, oleo lubrificante contaminado e afogar o pobre motor.