Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22
  1. #1
    Iniciante Avatar de jearfan125
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Currais Novos
    Idade
    44
    Posts
    62

    Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Olá companheiros. Primeiramente, peço desculpa caso este não seja o local adequado para tirar dúvidas sobre pilotagem. Caso não seja, favor mover o tópico para o local correto.

    Tenho duas dúvidas que me atormentam diariamente nas minhas viagens de uma cidade a outra (ida e volta do trabalho):

    1 - Na BR, durante o DIA, devo andar com o farol alto, ou baixo??? O farol alto é proibido, cajo encontre alguma viatura da polícia rodiviária federal?

    2 - Troquei os retrovisores originais da minha Honda Fan 125, por mini-retrovisores cromados (não são MICRO). Eles são proibidos também? Fico sujeito a multa???

    Segue a fotos dos retrovisores que tem 11 cm x 7cm (o espelho).


    Caros, por favor me tires essas dúvidas, pois comprei minha primeira motroquinha há dois meses, e sou iniciante no asfalto. Já li e reli varias dicas de pilotagem, sobre pneus, curvas, chuva, terrenos, etc, mas não encontrei ainda nada CONCRETO sobre o farol alto ou baixo durante o dia na br.

    Grato pela colaboração de vocês mais experientes!!
    "Para os pássaros Deus deu duas asas. Para os homens, duas rodas."
    Stradeiro de sonho desde menino... de posse desde 13/09/2011
    CBX 200 - Strada 1999

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    1. proibido é mas só uso farol alto de dia, moto pequena costuma usar lampada 35W de dia parece q ta apagado entao uso alto mesmo

    2. qualquer alteração pode levar multa

    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  3. #3
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Também uso sempre farol alto, de dia não atrapalha nada, e teoricamente o que fica mais tempo ligado queima antes, se queimar o farol baixo de noite fica meio complicado...
    Para multar com esses espelinhos só se o policial for muito do casca-grossa ignorante....

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de jpedro91
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    33
    Posts
    4.216

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Uso o farol baixo de dia.. não muda nada mesmo.. e de noite e em ruas mais escuras uso o alto mesmo..

    e o retrovisor só que o cqara for muito chato mesmo igual o stone falou :lol:

    Abraço
    Ribeirão Preto - SP

  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Rio Grande do Sul/Santa Catarina
    Idade
    39
    Posts
    1.242

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Citação Postado originalmente por Roberval3000 Ver Post
    1. proibido é mas só uso farol alto de dia, moto pequena costuma usar lampada 35W de dia parece q ta apagado entao uso alto mesmo

    2. qualquer alteração pode levar multa
    alteração de carcteristicas, isso nao se aplica a espelhos.
    [img width=229 height=130]http://4gifs.com/gallery/d/181379-1/ChunLi_vs_oldPerv.gif[/img]

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de flp_87
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    são paulo
    Idade
    36
    Posts
    201

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    tenho akeles retrovisores q dobram, + sempre q vou pega estrada coloco os originais !
    vai sabe um guarda pe pega e não vai c/ minha cara !
    "Tenha uma vida equilibrada, ande de moto ! "
    no asfalto ou na terra sou feliz com ela :
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...-2012-a-42203/

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Rio Grande do Sul/Santa Catarina
    Idade
    39
    Posts
    1.242

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Citação Postado originalmente por flp_87 Ver Post
    tenho akeles retrovisores q dobram, + sempre q vou pega estrada coloco os originais !
    vai sabe um guarda pe pega e não vai c/ minha cara !
    pra que diabos vcs usam aquela merda...
    [img width=229 height=130]http://4gifs.com/gallery/d/181379-1/ChunLi_vs_oldPerv.gif[/img]

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Rodolfo Henrique
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    São José do Rio Pardo
    Idade
    35
    Posts
    2.316

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    devem usar por estetica o meu é aquele tipo flecha
    ate hoje ja fui parado em blitz e tudo mais

    tava bem vestido e nunca tive dor de cabeça com isso
    lembrem de ser educados
    Meu canal= http://www.youtube.com/channel/UCTOk1Kb1_jSh_QPchw7J6jg

    Ae RuMo AOS 100.000 KM BORAA

  9. #9
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Três Rios
    Idade
    34
    Posts
    115

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    ae fera de dia é o farol baixo e os retrovisores não tem poblema nenhum
    vc só não pode ficar sem eles

  10. #10
    Motociclista Avatar de luladss
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    maceió
    Idade
    36
    Posts
    623

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    jear - bem vindo a comunidade PN :OK:
    ART 40 DO CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO
    (ja vi em outro lugar nao lembro onde :G que é recomendado usar farol alto durante o dia e baixo a noite se achar de novo posto aqui)

    Art. 40 - O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

    II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

    III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Depois de tomar duas multas, uma por andar com retrovisor abaixado e outra por andar de robocop aberto, tô mais atento a estes detalhes!
    Esses daí são válidos sim... pode andar de boa...

    PS: Antes que venham aqui falar "Bem Feito", "Fez por Onde", e "Mimimis diversos", que fique bem claro que não tô chorando a respeito de estar certo ou errado. Fiz, levei a multa e paguei, Ponto.

    Abraços!
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Santa Maria-RS
    Idade
    32
    Posts
    345

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Julgo estar com a PPD( leia-se CNH provisória), se a moto estiver no teu nome eu não alteraria nem os espelhos, se o agente for filho da P*** ele vai multar e quem se ferra é o cara, eu como inexperiente em motos preferi deixar os espelhos de "patrola" com que a bros vem, tem ampla visão e eu não preciso perder muito tempo olhando pra eles pra ver se vem alguém numa conversão ou pra reduzir mesmo !
    Quanto a luz alta nas pequenas o farol é 35w muito fraco e dificil de ser visto, mas porém a luz alta mesmo de dia pode ofuscar quem vem em sentido contrário então eu sugiro que quando for ultrapassar por exemplo troque para o alto e volte para o baixo irá ajudar já e não ofuscará os demais !
    abraço

    F3rn4nd0 me tira uma dúvida, essa multa que tomou por andar com o capacete levantado se baseou em qual artigo do CTB e qual o valor e os pontos na carteira que você levou ?
    se não for muita indiscrição é claro
    [img width=166 height=130]http://img683.imageshack.us/img683/1877/bandeiradorscopy.jpg[/img]

    Eu sou do sul, é só olhar pra ver que eu sou do sul...
    [size=12pt]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo[/size]

  13. #13
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Uso alto durante o dia, sempre a minha luz alta queima primeiro, se fosse a baixa ia ser um problema...

  14. #14
    Senior Member Avatar de JEFFS_09
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ponta Porã - MS
    Idade
    34
    Posts
    1.787

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Eu ando sempre com a luz baixa, tanto de dia como de noite (minha lampada é uma Narva 55/60W)!!!
    Qnto a retrovisor gostava mto desses modelos ai, mas hj em dia prefiro o original, a visibilidade é mto melhor!!!

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Re:Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!

    Citação Postado originalmente por viniSM Ver Post

    F3rn4nd0 me tira uma dúvida, essa multa que tomou por andar com o capacete levantado se baseou em qual artigo do CTB e qual o valor e os pontos na carteira que você levou ?
    se não for muita indiscrição é claro
    Vamos lá, a descrição da multa: Conduzir motocicleta/motoneta/ciclomotor com capacete sem viseira/óculos de proteção.

    Artigo 244, Inciso I do CTB.

    Bom, o que acontece: Estava sim com o rocobop levantado na hora da autuação, maaaaass....

    Eu andei pesquisando, e, se eu recorrer da sentença, é 100% de certeza que eu ganho, e explico o porque!


    Claro que eu fui verificar o Artigo 244 e a resolução que determina o uso de capacetes com selinho do inmetro, coisa e tal... e lá , num determinado trecho da resolução, eles colocam as imagens de todos os capacetes, e os que fazem uso Obrigatório do óculos de proteção (Aqueles modelos tipo Snow Board)


    Porém... na imagem 04 do anexo, consta a foto do meu rocobop, que é chamado de "capacete modular".... e não consta na imagem do mesmo a colocação dos outros, que é "uso obrigatório do óculos".

    Logo, a lei se contradiz nesse argumento, onde em escrito diz uma coisa, e na própria imagem do anexo da própria lei menciona outra....

    Para quem interessar ler a resolução, fica o link aqui... olhem a página 04 e verifiquem vocês mesmo!

    http://www.denatran.gov.br/download/...ucao203_06.pdf


    Eu poderia recorrer também alegando que os trocentos ROCAMs aqui andam assim, inclusive até os ROCAM da TRÃNSITO, nova divisão da PM, e que se a lei é válida para todos, eles não estão dando o exemplo... inclusive com fotos e tudo mais!

    Hoje em dia só não ganha multa quem nao quer....


    Abraços!


    AHH sim, foram 07 pontos na carteira, e multa de 191, 53 !
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •