Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 5678 ÚltimoÚltimo
Resultados 91 a 105 de 111
  1. #91
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Pelo o que pesquisei, a Ipiranga fez uma parceria com a Chevron ( já havia percebido pois alguns produtos Texaco estavam sendo vendidos com o nome Ipiranga)

    E também são eles que fazem o óleo da Honda. Logo não deve ser ruim não, essa minha ideia de que óleo Ipiranga éra ruim já está ultrapassada.
    https://m.oglobo.globo.com/economia/...987?versao=amp

    http://www.motonline.com.br/noticia/...lubrificantes/

    - - - Updated - - -

    E o preço, ao menos aqui no Sul está bem competitivo, mais barato que o BR.
    Fazer 250 Blueflex

  2. #92
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    E também são eles que fazem o óleo da Honda.
    Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

    No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

    O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.
    Crtl-Alt-Del

  3. #93
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

    No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

    O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.
    Pois é, eu tinha um certo preconceito com os lubrificantes da Ipiranga, mas de um tempo pra cá já tinha percebido que o produto deles tinha melhorado a qualidade, agora confirmou a minha suspeita.

    "Nesta parceria, a Ipiranga conta com a colaboração de outra companhia japonesa, a Idemitsu, uma das maiores empresas de lubrificantes do mundo. Esta companhia fornece para a Ipiranga o aditivo usado na formulação do lubrificante. O produto produzido e comercializado pela distribuidora brasileira foi desenvolvido pela Idemitsu e pela área de pesquisa e desenvolvimento da Moto Honda Amazônia."
    Fazer 250 Blueflex

  4. #94
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    A Texaco também faz lubrificantes e líquido de arrefecimento excelentes, dá pra comprar de olho fechado. Uma pena que estão meio sumidos do Mercado.
    Fazer 250 Blueflex

  5. #95
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

    No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

    O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.
    Falaste no óleo para motores diesel. Eu estava lendo um artigo sobre óleo e vários americanos, um deles diz que é engenheiro que desenvolve lubrificantes. E quase todo mundo dizendo que usa um mesmo óleo em todos os veículos, carros, motos, caminhonetes, cortador de grama...
    (lembrando que lá eles tem muitos veículos).

    Fui ver que óleo é esse tal de Rotella T6, e é um óleo para motores diesel:
    http://rotella.shell.com/products/t6...synthetic.html

    Agora olha os comentários no site, usam em motos, carros que o óleo recomendado é 0w40, etc..

    - - - Updated - - -

    E o pior é que esse óleo é certificado Jaso:

    OEM Specifications and Approvals for Shell ROTELLA® T6 full synthetic heavy duty engine oil

    API: CK-4, CJ-4, CI-4 PLUS, CI-4, CH-4
    ACEA E9; JASO DH-2; Cummins CES 20086; Volvo VDS-4.5; Detroit Fluid Specification (DFS) 93K222, Caterpillar ECF-2/ECF-3, MAN M3575, JASO MA/MA2, Allison TES 439, MB-Approval 228.31
    Fazer 250 Blueflex

  6. #96
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Para o Brasil como um todo há pouco sentido usar óleos multiviscosos abaixo de 10W-x para motores.

    No hemisfério norte faz sentido porque algumas localidades estão em latitudes mais altas - faz mais frio - que no Brasil todo exceto nas serras gaúchas.

    Os Rotella que eu saiba nem todos atendem a JASO T903/11. O que não necessariamente quer dizer que um óleo não seja bom para motocicletas de embreagem banhada. Há um Rotela 10W-40 bom pacas que dá para comprar á baciada nos Wall Mart da vida lá.

    O óleo de uso misto (CI-4/SL) de melhor custo/ benefício disponível no Brasil que eu conheço é o Top Turbo. Quando o Yamaheiros terminar a manutenção, sugiro conferir as características dele. Ele é um óleo mineral com índice de viscosidade mais alto que alguns óleos ditos originais semissintéticos que são meia boca (minha opinião baseada em evidências) e custam mais caro. Em outras palavras, oleozinhos engana trouxa.

    Pronto falei,
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 03-12-17 às 22:15.
    Crtl-Alt-Del

  7. #97
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Comprei ontem o 10w40 semi Yamalube. Está 35 reais na concessionária, detalhe que o 20w50 está 30 reais.

    O filtro o vendedor me disse para usar o da 2017 se eu vou usar o óleo 10w40. Detalhe que o filtro da 2017 custa 30 reais e o da 2013 60 reais. Filtro faço questão de usar o original e trocar conforme o manual, 10.000km.

    Analisando a ficha técnica do havoline 10w40. Ele é um óleo conservador, quase a mesma viscosidade do 20w50 a 100 graus.
    Isso quer dizer que vai proteger a mesma coisa quando quente, ou mais pois o IV é maior, e bem mais quando frio pois é menos viscosos e flui mais fácil ao dar a partida.

    Vou trocar o óleo hoje, mas antes vou anotar a temperatura de trabalho com o 20w50 e comparar com o 10w40. Quero ver se vai mudar algo.

    - - - Updated - - -

    Ah e sim, se eu fosse usar o 20w50 e comprar na concessionária, sairia mais caro do que o 10w40 por causa do filtro.

    Liguei para outra concessionária pra confirmar e é isso mesmo, o filtro da 2017 é mais barato do que a 2013.

    - - - Updated - - -

    Se o Yamalube for o mesmo Havoline, então ele é este aqui:
    https://www.texaco.com.br/produto/ha...co-sae-10w-40/
    Última edição por andersonpg; 05-12-17 às 07:14.
    Fazer 250 Blueflex

  8. #98
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Anderson,

    Eu entendo que o Yamalube 4T 10W-40 vale o que custa por ser um óleo original.

    Porque a formulação deste óleo é especificada pela Yamaha. Inclui um pacote de aditivos adequado para a tecnologia dos motores dela e cumpre com padrões de qualidade mais altos que de outros óleos para o mercado de reposição que somente visam menor preço.

    Ademais os óleos semissintéticos não são todos iguais. Um óleo pode ter somente 1% de base sintética e ser rotulado como tal. E outro óleo realmente ser semissintético pois contém 30% de base sintética.

    Muitas peças eu prefiro comprar nas concessionárias Yamaha porque o preço de algumas peças originais tem uma diferença relativamente pequena com relação a peças do mercado de reposição.

    A linha Y-TEQ é outro exemplo de ótimo custo/ benefício porque a qualidade justifica a pequena diferença de preço para o mercado de reposição. Porque produtos de primeira linha de reposição tem preço similar aos da linha Yamaha Y-TEQ.
    Crtl-Alt-Del

  9. #99
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Fiz a troca.

    Abri os tubos do radiador de óleo e já tirei o óleo que fica no radiador, tombando a moto para os lados pra escoar o máximo possível do óleo antigo. Troquei os orings, todos. Tanto dos tubos quando da tampa do filtro. Também comprei ontem na concessionária, isso sim é uma facada, mas é uma coisa que só se troca uma vez na vida, e como já estava lá, me sujeitei ser assaltado.

    Bom, temperatura máxima do motor com o óleo 20w50 chegou a 85 graus, mas hoje está nublado e a temperatura ambiente abaixo de 20 graus, logo não é parâmetro.
    (Fiz esse teste antes de trocar o óleo).

    Não testei com o 10w40 porque o clima hoje não está ajudando.

    O que me chamou a atenção com o novo óleo 10w40: Partida mais leve, motor parece que mais solto. Aquele tranco ao engatar a primeira marcha na primeira partida do dia desapareceu. O manete da embreagem parece que ficou mais leve também.

    Agora falta fazer o teste em um dia bem quente, com calor perto dos 40 graus pra ver como a moto vai se comportar.

    A frio com certeza é superior ao 20w50. Com esse nosso clima sem vergonha aqui no sul, acredito que fiz a escolha certa.
    Última edição por andersonpg; 05-12-17 às 10:12.
    Fazer 250 Blueflex

  10. #100
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Para acima de 30° C e prefiro os 15/20W-50.
    Crtl-Alt-Del

  11. #101
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Para acima de 30° C e prefiro os 15/20W-50.
    Mas se tu comparar a viscosidade do 10w40 com o 20w50 a 100° que é a temperatura média de trabalho do motor, o 20w50 está por volta de 18cst e o 10w40 15cst.

    Esses 3cst de diferença é quase nada. Se o óleo for além desta temperatura, supomos 120 ou 130 graus, é capaz de se igualarem a viscosidade em certo momento, pois o índice de viscosidade do 10w40 é maior, até chegar uma hora em que o 20w50 vai estar mais fino que o 10w40, por ter um índice de viscosidade maior e ser semi sintético.

    A frio não tem nem o que discutir, ligar o motor com um 10w40 é como liga-lo com um 20w50 já meio aquecido.

    - - - Updated - - -

    Sem contar que um óleo mais fluido trabalha melhor para retirar calor do motor, pois ele flui mais... Faz mais troca térmica.

    - - - Updated - - -

    Tah, se eu morasse no Nordeste, provavelmente usaria um 20w50. Mas aqui no sul é complicado. O 10w40 atende uma faixa de variação de temperatura mais condizente com o clima de onde moro.

    E outra, analisei varios manuais da Yamaha de outros países, e até no manual das Yamahas vendidas em Portugal, Argentina e etc.. tem aquela tabelinha de viscosidade x temperatura.

    Ou seja, o motor foi projetado para usar tanto um tipo de óleo quanto outro muitas motos produzidas na Amazônia são exportadas para países vizinhos de clima bem mais frio que o nosso.

    - - - Updated - - -



    - - - Updated - - -



    - - - Updated - - -

    http://img202.imagevenue.com/img.php..._122_127lo.jpg
    Fazer 250 Blueflex

  12. #102
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Não sabemos, você está admitindo propriedades de um óleo para outro produto. Isto é uma suposição.

    Ademais a viscosidade @ 100° C em centistokes é cinemática.

    O único ensaio conclusivo seria a sequência ASTM D5481 /SAE J300 para HTHS que determina a viscosidade absoluta (viscosidade dinâmica) medida em centipoise.
    Crtl-Alt-Del

  13. #103
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Sim claro, não tem como saber. Se eu tivesse um viscosímetro até poderia fazer uns testes com um óleo e outro e ainda assim ter apenas uma base.

    Mas o que eu quero dizer é que um óleo 10w40 de qualidade protege tanto ou até mais que um 20w50 mais ou menos. Mesmo em temperaturas extremas.

    Pela especificação SAE, pode se ter um óleo:

    40 12.50-16.29
    50 16.30-21.89

    Ou seja, pode se ter um óleo 40 no limite superior e um 50 no limite inferior, e os dois serem praticamente igual a 100 graus.

    - - - Updated - - -

    Mas claro que, é indiscutível que um motor, principalmente refrigerado a óleo sendo usado em um clima quente, vai estar mais protegido (quando quente) com um óleo mais viscoso.
    Comparando dois óleos de qualidade.

    Ou até mesmo em um motor refrigerado a água em condiçao de corrida.
    Fazer 250 Blueflex

  14. #104
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Sim claro, não tem como saber. Se eu tivesse um viscosímetro até poderia fazer uns testes com um óleo e outro e ainda assim ter apenas uma base.

    Mas o que eu quero dizer é que um óleo 10w40 de qualidade protege tanto ou até mais que um 20w50 mais ou menos. Mesmo em temperaturas extremas.

    Pela especificação SAE, pode se ter um óleo:

    40 12.50-16.29
    50 16.30-21.89

    Ou seja, pode se ter um óleo 40 no limite superior e um 50 no limite inferior, e os dois serem praticamente igual a 100 graus.

    - - - Updated - - -

    Mas claro que, é indiscutível que um motor, principalmente refrigerado a óleo sendo usado em um clima quente, vai estar mais protegido (quando quente) com um óleo mais viscoso.
    Comparando dois óleos de qualidade.

    Ou até mesmo em um motor refrigerado a água em condiçao de corrida.
    Até tenho um no Depto que trabalho, um Brookfield digital. Não testo porque me matam se colocar oleo lá ( que é um veneno para contaminar o produto que se faz ensaios ali ). Da para comprar 2 XJ6 0km e ainda sobra dinheiro do preço que pagaram nele.

    Realmente a escala é Cp @ x Rpm. Tem até uma camisa envolta do tubo de ensaio com água e um pequeno chiller ( banho termostático ), vc seta a temperatura que quer aferir a viscosidade e ele faz o resto. Depende da viscosidade que vc quer aferir tem instrumentos diferentes, o copo, o disco... é complicadinho de operar.

    Na minha concepção, negócio é usar oleo original e pronto. Ultima ida para praia fiquei horas parado com a Midnight no transito, simplesmente porque uma moto de 1 metro de largura não trafega com segurança no corredor. Motor 950cc, refrigerado a ar sem ventilação forçada, sem radiador de oleo, ficou na lenta todo esse tempo... não deu nada - oleo original Yamalube. É projetado para funcionar assim. Isso não quer dizer que não esquenta. Quando começou a andar até o tanque de combustível tava pelando de quente.
    Última edição por 2weels; 06-12-17 às 17:16.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  15. #105
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Publiquei a tabela atualizada de óleos 4T. As maiores novidades são os óleos da Repsol que tem aumentado a participação no mercado.

    Também os óleos semissintéticos 10W40 da Ipiranga e Havoline.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...etas-yamaha#67
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 30-12-17 às 20:31.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •