Pierre

O letra J publicou vários vídeos sobre vários assuntos diferentes no YouTube. Muitos deles realmente úteis e didáticos.


Todavia esta série de vídeos que ele fez sobre gasolina é uma das maiores besteiras que eu pude ver e ouvir na vida sobre gasolina.


Atualmente a gasolina base (pura) brasileira destinada a veículos automotores é tão ruim, tem octanagem tão baixa que é preciso adicionar de 25 a 28% de etanol anidro em volume para que essa gasolina alcance a octanagem mínima de 87 octanas IAD. Porque o etanol eleva a octanagem da gasolina base que no caso se torna a tipo C para que se previna a batida de pino (detonação e pré-ignição). Portanto é necessário que na gasolina base (tipo A) brasileira se adicione etanol anidro.


Um motor original que tenha taxa de compressão de 10:1 como é o motor da YBR definitivamente sem a adição de etanol na gasolina para elevar a octanagem até 87 IAD, irá sofrer no longo prazo consequências da baixa octanagem de uma gasolina que não contém etanol suficiente para que essa gasolina alcance 87 octanas IAD que é o valor mínimo seguro para “esse” motor.


Se tua moto tem problemas nas partidas a frio, isso não se deve a gasolina, desde que esta não seja adulterada, prestenção nisso. Há várias razões para um motor ter os problemas que descreveste. Ao mesmo tempo que não tenha absolutamente nada a ver com a qualidade da gasolina. Não adianta jogar a responsabilidade do problema na gasolina, a responsabilidade reside na manutenção adequada da moto.


Todos os motores de veículos nacionais produzidos ao menos nos últimos 25 anos foram desenvolvidos para trabalhar com até 30% de etanol “anidro” na gasolina sem que o etanol comprometa a vida do motor.


Eu entendo que tu publicaste este link na intenção de contribuir, baseado na tua interpretação do que fora a solução verdadeira para o teu problema. Mas ela não é, desculpa lá. Eu estou sendo enfático para que outros mais desavisados não embarquem em mais uma lenda urbana de YouTube.


Para não estender muito sobre esse assunto. Inclusive a octanagem sozinha também não é a única propriedade físico-química que confere qualidade à uma gasolina.

Cuidado com as coisas que assistes no Youtube. Há uma legião de pessoas que faz vídeos no Youtube se dizendo conhecedor de algo que diz coisas que é de dar desespero de tanta bobagem. A maioria não faz um ó com um copo sobre o assunto sobre os quais discorrem.


No passado a nossa dificuldade era o acesso ao conhecimento e informação. No presente a preocupação é com a qualidade e confiabilidade das fontes de informação. Qualquer um hoje pode fazer um vídeo no Youtube falando absurdos sobre algo e pagando de entendido.


Seja o assunto relacionado à ciência, tecnologia, política ou qualquer outro assunto. Cuidado com o que lês e ouves. Procures fontes realmente especializadas e que tenham histórico de décadas de reputação, formação compatível com o assunto e experiência que comprove a autoridade da pessoa sobre tal assunto.