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  1. #1
    Senior Member
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    Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Bom amigos, enfim minha varetinha 08 vai ganhar um Upão de motor, estou com as seguintes peças, mas n montei ainda:

    Comando indeco super-alta 330° ( o levante é 8mm)
    Carburador CBX-200 (mas está sem o ecco funcionando) (vai rodar na gasolina por enquanto)
    Pistão 1.5mm Kmp + rik (n achei maior).
    escape artesal (feito por um mecanico-preparador aki de fortaleza, que compete na categoria 125cc de motovelocidade daqui)
    Cabeçote original (vai ser preparado para isso, comprei um e vou guardar o original).
    A parte debaixo vai ficar original, n quero mexer nela nem reabrir carcaças.
    Cilindro original (comprei um e vou guardar o original).

    minhas duvidas são a respeito de taxa de compressão, como calcular a taxa???
    Me aconselharam a baixar o cilindro em 0.75mm pra dar mais taxa (faço na retifica aqui da empresa) mas eu fiquei cismado pois vou usar um comando "gigante"
    e tenho medo da valvula bater no pistão, enfim, alguem pode dar uma ajudinha, é meu 1° motor, queria colher informaçoes!!!!!

    muito obrigado!!!
    "Sábio é o homem que chega a ter consciência de sua ignorância."

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Não sou preparador mas talvez posso te ajudar um pouco.

    Primeiro, se você aumentar muito a taxa além de correr risco de grilar você vai perder giro. Como você está colocando um pistão maiorzinho você já estará aumentando a taxa. O certo seria você montar esse motor e medir a taxa para ver se precisa mudar alguma coisa.
    Se você estiver com dúvida se as válvulas batem no pistão monta o motor com papel carbono entre o cilindro e o cabeçote, dá umas pedaladas e abre novamente, se estiver pegando vai marcar.

    No mais vamos esperar a galera que entende! :OK: :OK:

  3. #3
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Diego,

    Sua receita é leve mas é boa, o que o Stone disse sobre a taxa de compressão é verdade que ela pode grilar, mas se vc for rodar no alcool pode plainar esses 7 decimos e meio que está de bom tamanho, para vc calcular a taxa sem montar o motor é simples porem a pratica as vezes é um pouco diferente da teórica, vou te explicar como medir a relação de compressão do motor:
    1 - Coloque seu cabeçote (com as valvulas instaladas) na morça com a camara de combustão voltada para cima e em nivel (pode utilizar aqueles nivel de mão que tem uma bolha),
    2 - Pegue um pouco de gasolina encha a camara de combustão até facear no limite de transbordar,
    3 - Com uma seringa (graduação em centimetros), retire o liquido e anote o volume da camara tem que dar proximo a 14cm³

    Com o volume da camara de combustão encontrado, meça seu novo volume de cilindro com pistão 1,5mm, vamos lá:

    Pistão: 55,5mm
    Curso: 54mm

    Cálculo: [(55,5)²x3,4546x54] / 4000 = 130,63cm³ ou cilindradas

    Cálculo da taxa de compressão:

    Volume da camara: 14cm³
    Volume do cilindro: 130,63cm³

    Cálculo: (130,63+14) / 14 = 10,33 ou seja sua Taxa é 10,3:1 ideal para rodar no alcool, na gasosa pode bater pino "grilar".

    OBS: Esse calculo feito por vc leve em consideração a medida da junta do cabeçote (somar no volume da camara) e os 0,75mm que vc plainou (subtrair do volume da camara).

    Agora com esse levante de 8mm, faça o seguinte:

    Desmonte as valvulas e coloque elas sem as molas no lugar, somente as valvulas, com o motor em PMS (com o pistão tudo pra cima) lambuse a cabeça das valvulas de batom e empurre elas uns 9,5 ou 10mm para baixo, faça isso nas duas valvulas.
    Manchando a cabeça do pistão desmonte tudo e refaça as cavas no pistão exatamente onde manchou e repita o procedimento até que tenha certeza de que não vai atropelar em alto giro pois seu comando é muuuito bravo!! vai girar ai proximo de 13mil fácil fácil....

    Espero ter ajudado !!

    Valeu
    OHC..na veia!!!!
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  4. #4
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Putz... coloquei o valor de PI errado, mas calculei certo!! :G

    Pi = 3,1416



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  5. #5
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Vai ficar sem marcha lenta igual do cara aqui do trampo.. rsrs
    nossa achei muito alto seu comando
    mais pelo visto vai ficar do cão hein! ]

    --------------
    edit:

    Diego, depois dessa preparação ela mereçe um freião a disco hein
    se ja não tem né, não da pra ver direito na sua foto..
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  6. #6
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Acho muito comando pra pouco pistão, não vai ter torque nenhum!
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  7. #7
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Com extremo respeito.... não concordo com o Guilherme

    O torque com certeza aparecerá e forte por causa do levante exagerado, porém aparecerá em faixa super perigosa de RPM para o seu motor devido a graduação desse comando 330° sua moto muuuuito bem acertada vai ser manca de saida e quando o motor encher perto do torque maximo ja vai estar perto dos 8000 RPM ate alcançar a potencia maxima proximo dos 12000 para 330° acho essa graduação exagerada a não ser que tenha um motor preparado para girar!!


    Abraço!
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  8. #8
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Citação Postado originalmente por Fer_turunero Ver Post
    Com extremo respeito.... não concordo com o Guilherme

    O torque com certeza aparecerá e forte por causa do levante exagerado, porém aparecerá em faixa super perigosa de RPM para o seu motor devido a graduação desse comando 330° sua moto muuuuito bem acertada vai ser manca de saida e quando o motor encher perto do torque maximo ja vai estar perto dos 8000 RPM ate alcançar a potencia maxima proximo dos 12000 para 330° acho essa graduação exagerada a não ser que tenha um motor preparado para girar!!


    Abraço!
    É isso que eu quis dizer na verdade, o motor vai ser um 8 ou 80!
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    por isso que o comando deve ser no máximo , de 305 graus , acima disso , a CG vai ter menos lenta que um Dragster ...

    valeu ...





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  10. #10
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Se a taxa ficar um pouco alta para gasolina, como faço para "destaxar"???? eu baixei quase 1mm no cilindro, acho que fiz caca
    (é um cilindro qu comprei, o original vai ficar guardado)
    tem uns amigos que disseram para tornear um pouco a cabeça do pistão, ou botar mais 1 junta.
    eu n quero taxar demais para n correr risco de ficar a pé.
    o cabeçote vai ganhar um polimento nos dutos e um trabalho nas sedes por causa do levante.
    fiz um direcionador de ar para colocar na entrada do carburador.

    alguma opinião por favor sobre a taxa????
    *o limitador de giro vai ficar original, n quero ela girando alem do normal
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  11. #11
    Super Moderador Avatar de Stone
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Calcular a taxa como o amigo falou não funciona pois o pistão entra na câmara de compressão. Pra fazer isso tem que montar o motor, inclinar ele até o buraco da vela ficar paralelo a chão e encher de óleo com uma seringa e ver quanto entra, e aí sim calcular...

  12. #12
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    É verdade o que o Stone disse...

    Esse calculo é feito em pistões de cabeça plana!!

    Se não quizer ter esse trabalho todo.... então monta o motor e meça com o relogio de pressão (manometro) de jeito nenhum pode passar de 190lb/cm³ para a gasolina, se estiver acima disso e até 220lb/cm³ então passe a moto no alcool.

    O que acha Stone? eu sempre utilizei esse parametro Alcool: maior ou igual a 190 menor ou igual a 220
    Gasolina: maior ou igual a 160 menor ou igual a 180

    Abrasssss
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  13. #13
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    Depois de muitas opnioes de vairias galeras, acabei me decidindo que 1.5mm é pouco.
    to querendo um de Strada std, o que vcs acham?? como fica a parte de pino de pistão, biela???
    o pino da Strada dá???
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  14. #14
    Super Piloto Avatar de chiccoli
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    potencia maxima 12 mil tpm.., ohv original aguenta até 9500 , ..


    isso num vai ser uma bomba relógio em alto giro não ??

    Como o tempo e o vento...

  15. #15
    Super Piloto Avatar de chiccoli
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    Re:Taxa de compressão e comando super-alta CG125 ohv: duvidas

    hein.., uma duvida que eu sempre tive, como é caculado pra fazer um comando pra torque, e pra potencia ?
    tipo, levante, e angulo.., o q influencia no q ?

    Como o tempo e o vento...

 

 

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