Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 31
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES e Inspeção Veicular SP

    Olá pessoal.

    Minha motoca (Suzuki YES, 2007/2008) não passou na inspeção veicular (exercício 2010) | . Procurando na net, vi vários relatos sobre o ajuste do parafuso da mistura do carburador, que na Suzuki YES, deve estar entre 2,5 e 3 voltas, a partir da posição totalmente fechado ou apertado.
    Pois bem, me transformei em um "mechânico" e ao tentar fazer o ajuste, percebi que as chaves de fendas comuns não cabem no espaço entre o parafuso do carburador e o motor.
    Segue solução que achei viável para quem tem um kit de ferramentas com a chave parecida:

    http://img404.imageshack.us/img404/440/16584485.jpg

    Retirar e utilizar somente a ponteira para o ajuste do parafuso.
    Fiz uma marca com fita para poder contar as voltas no parafuso. Segue fotos:

    http://img263.imageshack.us/img263/7721/43912904.jpg

    http://img225.imageshack.us/img225/3056/46083943.jpg

    Depois do ajuste, a motoca ficou um pouco mais ágil nas retomadas e parece que um pouco melhor nas partidas.

    Marquei a próxima inspeção para essa semana. O parafuso do meu carburador estava com mais de 5 voltas! :NOOK:
    Depois posto o resultado da inspeção veicular.

    Até lá!

    André Musto Martins







  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Chave ajuste da muistura carburador Suzuki YES

    André, faça o macete do tubo completo!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Olá Blaugusto!

    Vi o macete do tubo no Youtube, no video do JD.

    Macete do Tubo - Para Suzuki´s 125cc - Intruder e Yes - Parte 1 de 3
    Macete do Tubo - Para Suzuki´s 125cc - Intruder e Yes - Parte 2 de 3
    Macete do Tubo - Para Suzuki´s 125cc - Intruder e Yes - Parte 3 de 3

    Entendi que esse macete visa maior desempenho da motoca, correto? Minha dúvida é: pode influenciar no caso de baixa de emissão de poluentes?

    No mais, obrigado pela dica! Não conhecia esse macete

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    zona sul,são paulo
    Idade
    47
    Posts
    7

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    pode fazer o macete na boa,não influencia na emissão de gases,fiz a minha semana passada e foi na boa,a unica coisa a ser conferida são as 2,75 voltas e baixa o rpm da moto entre 800 e 1000. :OK:

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    opa ewerton!

    Obrigado pela resposta.

    Mas nos diga: você recomenda esse ajuste de rotação somente para a inspeção ou você diz para manter a motoca nessa rotação de forma permanente?
    Lembrando que em vários tópicos, no manual da Yes e no próprio video do JD é mencionado que a rotação de 1.500 rpm deve ser mantida como padrão, pois em caso de ajuste da lenta em rotações menores, segundo essas fontes, haverá prejuízo no correto carregamento da bateria e diminuição de vida útil da mesma.

    Estou correto ou falando bobagem?

    Abração!

  6. #6
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    André, a rotação de marcha lenta da Yes deve ser mantida em 1500rpm após a inspeção.

    Essa é a rotação que a bateria começa a carregar e é a rotação que os eixos começam a "flutuar" sobre a camada de óleo de seus respectivos mancais.

    Deixar a lenta abaixo do especificado te dará dores de cabeça a longo prazo.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Opa!

    Exatamente! Essa é a informação que também tenho ...
    Mas é isso aí! O importante é a participação dos amigos motocicilistas para somar ao tópico!
    Quanto mais experiências, melhor!

    Como minha inspeção já será na próxima terca-feira, vou faze-la sem o macete do tubo, já que não terei tempo nesse período para fuçar na pretinha.

    Vou arriscar; acho que somente o ajuste no carburador deve resolver. Ahhh também troquei a vela...coloquei a tal Iridium da NGK.
    Independente do resultado, postarei a experiência aqui. Vamos ver no que dá... :lol:

    Muito obrigado galera!

    André Musto Martins :OK: :OK: :OK:

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Aeeee, passei na inspeção!!!!

    Conforme prometido, segue resultado da inspeção veicular:
    Suzuki Yes 2007/2008

    Limites para a minha motoca: COc (%) = 6,00 / HCc = 2000 / Fator Diluição = 2,5

    valores medidos na 1ª inspeção: COc (%) = 7,57 / HCc = 580 / Fator Diluição = 1,00
    Situação = Reprovado

    Fiz o ajuste no carburador e troquei a vela de ignição (porém acredito que a troca da vela não influenciou muito no resultado, pois a anterior estava com cerca de 10.000Km e o estado dela visualmente estava muito bom, será que estou certo?)
    No carburador fiz o ajuste de 2,75 voltas no parafuso da mistura. Lembrando que o parafuso da minha moto estava com mais de 5 voltas, quase 6!!!
    E só.
    Os mecânicos por aqui queriam fazer um monte de coisas na motoca, trocar vela, limpar carburador, trocar filtro de ar e óleo, óleo de motor e recomendaram enfaticamente que colocasse a tal da gasolina BR Podium (sempre uso a V-Power Shell). R$ 300,00 (peças e mão de obra) para fazer o trabalho. Parece que não precisava nada disso não.

    valores medidos na 2ª inspeção: COc (%) = 2,64 / HCc = 220 / Fator Diluição = 1,90
    Situação = Aprovado! :OK: :OK: :OK:

    É isso aí!
    Valeu gente!

    André Musto Martins





  9. #9
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Yes!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    São Sebastrovão - SP
    Idade
    49
    Posts
    217

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Citação Postado originalmente por andre_musto Ver Post
    Olá pessoal.

    Minha motoca (Suzuki YES, 2007/2008) não passou na inspeção veicular (exercício 2010) | . Procurando na net, vi vários relatos sobre o ajuste do parafuso da mistura do carburador, que na Suzuki YES, deve estar entre 2,5 e 3 voltas, a partir da posição totalmente fechado ou apertado.
    Pois bem, me transformei em um "mechânico" e ao tentar fazer o ajuste, percebi que as chaves de fendas comuns não cabem no espaço entre o parafuso do carburador e o motor.
    Segue solução que achei viável para quem tem um kit de ferramentas com a chave parecida:

    http://img404.imageshack.us/img404/440/16584485.jpg

    Retirar e utilizar somente a ponteira para o ajuste do parafuso.
    Fiz uma marca com fita para poder contar as voltas no parafuso. Segue fotos:

    http://img263.imageshack.us/img263/7721/43912904.jpg

    http://img225.imageshack.us/img225/3056/46083943.jpg

    Depois do ajuste, a motoca ficou um pouco mais ágil nas retomadas e parece que um pouco melhor nas partidas.

    Marquei a próxima inspeção para essa semana. O parafuso do meu carburador estava com mais de 5 voltas! :NOOK:
    Depois posto o resultado da inspeção veicular.

    Até lá!

    André Musto Martins
    André, a segunda inspeção é paga a parte? Se for, qnto custa?

    Peguei uma Yes zero, veio com o kit de ferramentas. A chave pro ajuste do carburador parece curta mas coube certinho!

    Vlw
    -Se vc tivesse grana pra um carro, qual seria?
    -Uma estradeira d 600cc ou mais e manteria a 125cc pra usar na cidade.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Eu preciso regular a minha eu mesmo, fiz revisão esses tempos atras, pedi pra regular valvulas, trocar a caixa de direção, limpar carburador, oleo de freio, enfim uma geral. Aparentemente tinha ficado tudo certo, caixa de direção ficou um doce, freio deu outra vida com a troca do fluido, mais o consumo aumentou em quase 3km/l. Não tem jeito, hora que a gente pensa que achou alguem bom, ve que não é bem isso.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Opa Kell, frmz?

    Cara, funciona assim: você paga e tem direito a duas inspeção; se reprovar na segunda vez, paga o mesmo valor e tem direito a mais duas, e por aí vai... até passar.
    :stop:
    Você conseguiu fazer o ajuste com a chave que veio na motoca? Aquela de fenda / "estrela" que vem na moto? Se for essa, tinha certeza que não dava (rsrsrs)! Legal!

    TomCrazy, blz?

    Pois é; eu não reclamo de gastar com mecânico não. O que já gastei com essas caras, acho que daria pra comprar umas duas motocas iguais a minha (é que eu não fuçava em nada mesmo, nem esticar corrente... :G). E o pior, é bem como você falou: quando a gente acha que achou "o mecânico", é só você se tornar cliente que as presepadas começam. Veja meu caso mesmo: ia gastar R$ 300,00 no "entendido" e simplesmente e o ajuste de um parafuso que não demorou 1 minuto para fazer. E a internet ajuda bastante para quem tem vontade de aprender e um pouco de habilidade para fazer.

    Vou te contar...

    Abração!





  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Kell...cuidado: não é o parafuso da lenta e sim o da mistura. Esse parafuso da mistura fica embaixo do carburador (de uma olhada no video postado do JD). O parafuso da lenta, fica do lado. Se for esse mesmo que ajustou (embaixo do carburador), tranquilo então.
    Se falei qualquer bobagem aqui gente, me corrijam! Como disse, sou novato na "mechânica" :lol:

    Abraços!

    André Musto

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    zona sul,são paulo
    Idade
    47
    Posts
    7

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    desculpe pela demora,mas após a inspeção volta ela a 1500 rpm,por causa da parada da bateria

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    16

    Re:Chave ajuste da mistura carburador Suzuki YES

    Tranquilo Ewerton! Blaugusto tirou nossas dúvidas quanto a lenta.
    Mas, no meu caso, realmente nem precisou reduzir a rotação da lenta. Fiz a inspeção só fazendo apenas as duas alterações que mencionei (acredito que só o ajuste no carburador resolveria, mas é puro palpite) e passou tranquilo. Veja lá o comparativo; fiz no mesmo posto da Controlar (Zona Sul, próximo Zoológico), inclusive no mesmo box. Os valores são muito diferentes entre a primeira e a segunda inspeção.

    Mas acho sua dica muito válida. Obrigado.

    :OK:


 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •