Verdade, quando comecei eu não andava com proteção não. Até na época da Bizinha.
Quando passei pra fazer que comecei a comprar equipamento. Uma vez, estava eu com a Fazer numa loja comprando umas mods novas, vi um rapaz cotando umas peças porque tinha caído de moto. O pai que estava pilotando, o moleque no garupa, mal conseguia se segurar tamanho era o estrago na mão dele. Quando caiu, foi com as mão pro chão e ralou tudo a palma e os dedos. Cada dedo dele, ficou da grossura do dedão do pé, tudo inflamado por causa de sujeira do asfalto que entrou nas feridas. Depois daquilo eu abri os olhos pra necessidade de mais do que o capacete.
Dali pra diante, não importa a distância nem a velocidade que vou andar, estou sempre com no mínimo, uma bota mais alta (mesmo que não seja de moto), jeans grosso, jaqueta e luva. Se pego rodovia, troco o jeans por calça com proteções.
Acho que se fosse qualquer um no meu lugar nessa situação aí, a julgar pelo estado que ficaram minha jaqueta e luvas, teria passado pelo menos uns 6 meses sem usar o braço direito, tamanho o ralado que ficou. Na foto não da pra ver direito, mas a parte do peito desgastou inteirinha, no braço, toda a lateral ficou com pequenos rasgos, e teve até pedaços do lado esquerdo que rasgaram, acho que por conta de pedras ou o pedaço do parachoque que voaram na minha direção.