Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Imperatriz - Maranhão
    Idade
    35
    Posts
    947

    Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    [size=8pt]Da Infomoto[/size]

    [size=7pt]Recém-lançada, Yamaha XTZ 250 Ténéré mostra armas para enfrentar a Honda XRE 300 ABS[/size]

    Não fosse pela capacidade cúbica de seus motores, entre 250 cm³ e 300 cm³, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 bem que poderiam ser excelentes aventureiras. Têm tanques de combustível com capacidade acima da média, bancos largos, proteção aerodinâmica e suspensões de longo curso. Mas os dois modelos servem como primeira opção, principalmente pelo preço, para o motociclista brasileiro que busca uma moto versátil, para uso no dia-a-dia ou em viagens.

    Lançada em junho de 2009, a Honda XRE 300 praticamente inaugurou no Brasil o segmento de motos trails de baixa capacidade cúbica com vocação mais “aventureira”. Substituiu a XR 250 Tornado não apenas com um motor maior, mas também com mais conforto e autonomia.

    Para enfrentar a XRE, a Yamaha apresentou recentemente a XTZ 250 Ténéré que, apesar de anunciada como um novo modelo, se trata de uma versão mais sofisticada da Lander. O motor de 250 cm³ é fixado de forma diferente no mesmo quadro de berço semiduplo, mas com conjunto de suspensão recalibrado -- o garfo dianteiro tem menor curso, e o amortecedor traseiro ganhou reservatório de gás e nova regulagem. Mas a principal mudança fica mesmo por conta do tanque de maior capacidade (16 litros na XTZ, 11 na Lander) e o banco mais largo e em dois níveis. Tudo para atender ao motociclista que quer uma moto para viajar.

    DESEMPENHO E CONSUMO
    Apesar da menor capacidade, o desempenho do motor monocilíndrico Yamaha de 249 cm³, comando simples no cabeçote, e refrigeração mista (ar e óleo) tem praticamente o mesmo desempenho do propulsor de 291 cm³ da Honda. Os números de potência declarados (26,1 cv na XRE 300, 21 cv na Ténéré 250) fazem que crer que a trail da Honda teria melhor desempenho, mas na prática as duas chegam a velocidades finais semelhantes, por volta dos 135 km/h no velocímetro.

    A diferença mais sensível é mesmo em arrancadas, quando o maior torque (2,81 kgfm) e as relações primárias e secundárias da XRE 300 fazem a Honda largar na frente da Yamaha (2,10 kgfm). Mas a diferença não chega a ser determinante na hora de optar por uma das duas.

    Mais importante é o consumo e a autonomia. E o gasto de ambas é bem semelhante: a XRE 300 (versão com ABS, utilizada no comparativo) roda em média 28 km/litro, enquanto a Ténéré faz 28,5 km/litro. Claro, estilo de pilotagem, peso do piloto, bagagem, vento contra e outros fatores podem alterar a média.

    Com seu tanque para 16 litros, a Ténéré leva vantagem no questio autonomia: poderia rodar mais de 450 km sem abastecer. Já a XRE 300, com apenas 12,4 litros, chega a cerca de 340 km de autonomia.

    CICLÍSTICA
    As duas trails têm quadros do tipo berço semiduplo em aço, suspensões de longo curso e vocação mais on do que off-road. As suspensões de ambas enfrentam obstáculos sem grandes problemas, porém nota-se mais rigidez na Yamaha do que na Honda. A Ténéré é mais estável no asfalto, enquanto a XRE 300 parece absorver melhor as imperfeições de estradas de terra. Ambas encaram terra batida com desenvoltura, mas passam longe de trilhas mais pesadas -- essa nem é a proposta.

    No quesito freios, a XRE 300 leva larga vantagem, sobretudo na versão com ABS. A Honda tem uma resposta instantânea, enquanto a Yamaha, apesar da nova malha interna em cobre, ainda tem um freio um pouco mais lento, comumente chamado de "borrachudo".

    Outra diferença entre elas são as rodas e pneus: XRE 300 tem aros de alumínio pintados em preto e Ténéré, aros de aço. Já os pneus Metzeler Enduro 3 da XRE são mais off-road e fazem muito barulho no asfalto. Por outro lado, os pneus Pirelli Scorpion MT 90 da Yamaha são de uso misto também, porém com mais vocação para uso em estrada. Fazem menos ruído em altas velocidades e transmitem mais segurança no asfalto.

    CONFORTO E EQUIPAMENTO
    Tanto XRE 300 como Ténéré 250 foram projetadas para encarar viagens e proporcionam conforto ao motociclista. Ambos os assentos são largos, em dois níveis e confortáveis. Na Yamaha a espuma tem maior densidade e melhor encaixe para o piloto do que na Honda. Outro item que dá vantagem para a Ténéré é o grande para-brisa que ajuda a desviar o vento e aumentar o conforto, principalmente na estrada.

    O que não significa que a XRE 300 seja desconfortável, pelo contrário. O banco da Honda é macio e a posição de pilotagem também é excelente. Mas a pequena bolha da XRE não é tão eficaz quanto a da Ténéré. Por outro lado, a XRE 300 traz de série um item prático para viagens: o bagageiro, que serve para ancorar cargas ou instalar um baú -- para a Ténéré, o item é acessório.

    Analisando outros equipamentos, como painel e os comandos, a Ténéré leva vantagem. Seu painel é mais moderno (conta-giros de leitura analógica e velocímetro digital) e de fácil leitura. O painel da XRE também é atual, porém o tacômetro digital é de difícil visualização, principalmente sob o sol. Nos comandos, outro ponto para a Yamaha, que traz lampejador de farol alto, ausente no modelo Honda.

    BOLSO
    Os desenhos dos dois modelos são atuais e de bom gosto, porém alguns torcem o nariz para o desenho da XRE 300, enquanto outros criticam a traseira minimalista da Ténéré 250. Se deixarmos de lado o design, já que se trata de um quesito muito pessoal, os dois modelos atendem à proposta de ser uma moto de média capacidade cúbica para uso misto em cidade e estradas.

    Mas um item pesa bastante na hora de escolher entre Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Ténéré: o efeito no bolso do consumidor. Enquanto a nova Ténéré tem preço médio de R$ 13.350, a XRE 300 com ABS é vendida a R$ 16.150 (valores praticados nas concessionárias de São Paulo, SP). E até mesmo na versão sem ABS, a moto Honda é mais cara, custando R$ 13.500.

    Se compararmos o preço do seguro, a Ténéré também sai mais em conta. Cotado na mesma seguradora e para o mesmo perfil de motociclista (masculino, 31 anos, residente na Grande São Paulo), o seguro para a XTZ 250 fica em R$ 2.387, enquanto para a XRE 300 sai R$ 6.049 -- quase três vezes mais caro.

    O preço da cesta de reparo também deixa a disputa acirrada:



    CONCLUSÃO
    Antes deste comparativo, a grande dúvida era: seria a recém-lançada Yamaha XTZ 250 Ténéré uma concorrente a altura da Honda XRE 300? A resposta é sim. Cumpre praticamente o mesmo papel, por um preço menor.

    A Honda XRE 300, porém, tem freios melhores, rodas de alumínio e bagageiro de série. Por outro lado, a Ténéré tem tanque maior, bolha mais eficiente e pneus mais adequados à sua proposta. A escolha vai depender do seu gosto pessoal e, principalmente, do seu bolso. (por Arthur Caldeira)

    FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2010...enfrentam.jhtm
    [img width=293 height=130]http://telacrente.org/wp-content/uploads/2010/09/foro-de-s%C3%A3o-paulo.gif[/img]

  2. #2
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Para Alguem Bebado, Muito Grande a Leitura, e Ai Qual Ganhou o Desafio Mano ?

  3. #3
    Motociclista Avatar de reyboy_fan
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    PB
    Idade
    32
    Posts
    876

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por SydmaaR Ver Post
    Para Alguem Bebado, Muito Grande a Leitura, e Ai Qual Ganhou o Desafio Mano ?
    pra mim deu empate

    agora uma relação custando mais de R$400,00 :NOOK: :NOOK:
    [img width=480 height=120]http://i786.photobucket.com/albums/yy143/sacpb/assinatura.jpg[/img]
    Tentando largar o vicio de linguagem do MSN.
    «®» Campanha «®»[glow=red,2,300]"Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." [/glow]«®»

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    guarulhos sp
    Posts
    117

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Bom eu vo de XRE . Tenere pra mim so a antigona mesmo.
    Mas é bonita .

  5. #5
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por reyboy_fan Ver Post
    pra mim deu empate
    agora uma relação custando mais de R$400,00 :NOOK: :NOOK:
    Hummm, Vlwww Mano

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de marcelofreitas
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    3.218

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    como era de se esperar, os japoneses da yamaha nem precisaram muito esforço pra por uma moto pra competir com a dengue 300!
    ........amigão meu tem 2 DT 200R e eu querendo uma.........

    ......uma tézona tbm naum cai mau! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Aventureiras médias???? ;/ ;/ ;/ ;/

    Na minha opinião aventureira média é a 660, Transalp e as grandes Tenere 1200, BMW GS 1200 e etc...

  8. #8
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Li o teste da revista da Moto!.

    Ambas as motos são boas, bacanas. mas parando pra pensar, acho que no meu caso compensa esperar um pouco mais e comprar uma moto maior usada: É foda pagar 13 mil e ter desempenho pouca coisa melhor que minha CBX Strada ou de um XR 200. Sem falar nos valores do seguro, ai da matéria acima... quase cai pra trás.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Olha, sinceramente eu não sei dizer qual eu escolheria. Acho que somente andando nas duas pra dizer.

    Quanto ao teste, não vi diferença significativa pra escolher entre uma e outra a não ser pelo valor do seguro e gosto pessoal (levando em conta o valor da XRE sem ABS).

    Qualquer uma das duas seria bem-vinda na minha garagem.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Tasteful
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    RS
    Posts
    2.855

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    só não sei por que comparar com a versão abs sendo que essa é bem mais cara

  11. #11
    Motociclista Avatar de Nickneo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Aracati - CE
    Idade
    36
    Posts
    831

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Li o teste da revista da Moto!.

    Ambas as motos são boas, bacanas. mas parando pra pensar, acho que no meu caso compensa esperar um pouco mais e comprar uma moto maior usada: É $#@%$# pagar 13 mil e ter desempenho pouca coisa melhor que minha CBX Strada ou de um XR 200. Sem falar nos valores do seguro, ai da matéria acima... quase cai pra trás.
    Não se trata apenas de desempenho, trata-se de conforto, economia, ciclistica e todo o resto.

    Mas se a única coisa que importa é o desempenho, né.....


    ps: mas que moto feia a ténéré :k :stop:

  12. #12
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por Nickneo Ver Post
    Não se trata apenas de desempenho, trata-se de conforto, economia, ciclistica e todo o resto.

    Mas se a única coisa que importa é o desempenho, né.....


    ps: mas que moto feia a ténéré :k :stop:
    Sim, sei que o conforto é muito maior. Porém este conforto ainda não chega ao nível das motos maiores.

    Gosto das motos (gostei muito da ténéré). porém algumas falhas( o "parco desempenho" da ténéré em rodovia e falta de coxins na coroa) me fizeram perder a vontade louca de trocar a Strada pela XTZ.

    Se a ténéré fosse uma 400cc...
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por Nickneo Ver Post
    ps: mas que moto feia a ténéré :k :stop:
    Ainda bem que gosto é gosto, achei a ténéré preta lindona.

  14. #14
    Motociclista Avatar de Nickneo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Aracati - CE
    Idade
    36
    Posts
    831

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por tom crazy Ver Post
    Ainda bem que gosto é gosto, achei a ténéré preta lindona.
    Justamente! Viva às diferenças!


    ps: no começo também achava a XRE feia.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

    Citação Postado originalmente por Nickneo Ver Post
    Justamente! Viva às diferenças!


    ps: no começo também achava a XRE feia.
    Tenho que confessar, eu achava a xre horrivel, tinha pavor, hj não tenho. Acho que acostumei euahuehauea, tanto é que se meu up de moto for ser uma zero km e por ventura der alguma zebra e eu não conseguir pegar uma ténéré, pego uma xre.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •