Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 38
  1. #1
    Motociclista Avatar de Rubinho
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Sarzedo - MG
    Idade
    42
    Posts
    1.176

    Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Cambada, to vendo que aqui muitas pessoas tem dúvidas em relação as diferenças entra essas duas motos, sendo assim vou copiar um relato de um parceiro e fundador do TÉNÉRÉ CLUBE, O helano pode fazer esse comparativo com muita propriedade pois andes da ténéré ele tinha uma Lander X, inclusive pôde ficar com as duas motos ao mesmo tempo por um período.

    Olá pessoal,

    Tenho visto por aí o pessoal pedindo muito a comparação da Lander com a Ténéré e até mesmo o pessoal chamando (injustamente) a Ténéré 250 de Landéré.

    Bem, eu tive a enorme sorte de poder fazer testes com as duas por alguns dias. Isto ocorreu porque eu tinha uma Xtz 250x, comprei a Ténéré 250 e ainda fiquei alguns dias com as duas crianças na garagem até vender a X. Desta forma, tive uma excelente oportunidade de compará-las e tirar minhas próprias conclusões. Vamos a elas então...

    MOTOR

    Como todos sabem, o motor destas duas motos é exatamente o mesmo, porém na Ténéré existe 1 cv a mais de potência (quase nada). Acontece que a Yamaha também equipou a Ténéré com uma relação final de transmissão diferente, de maneira que na prática ocorre que a Ténéré exige menos rotação do motor para manter uma mesma velocidade. A 100km/h por exemplo, o motor dela está em torno de 6.500rpm, enquanto que na Lander já fica acima dos 7mil rpm. Obviamente alguém já vai imaginar logo que o consumo da Ténéré seja menor, certo? Em tese sim, mas na prática não percebi isto, por causa de um outro detalhe. Com essa mudança na relação, a moto também perdeu um pouco em arrancadas e retomadas, de maneira que você acaba tendo que acelerar um pouco mais para ter maior arranque. Resultado final? Exatamente o mesmo consumo da Lander. Andando tranquilo, acelerando gradativamente (sem enrolar o cabo) e trocando as marchas em torno de 5mil rpm, tenho feito a média de 30 a 32km/l

    FREIOS

    Estes sim melhoraram sensivelmente. A Yamaha equipou a nova Ténéré com novos dutos (tubulações) de freio, feitos de um material mais rígido, quase no estilo "Aeroquip", de maneira que sinto agora muito mais confiança nos freios. Ainda continuam meio borrachudos, mas passam uma sensação maior de segurança, pois quando você exige deles, eles respondem, chegando até a travar a roda traseira se você exagerar na dose.

    SUSPENSÃO / PNEUS

    A suspensão traseira agora é equipada com um amortecedor a gás e regulagem de pré-carga da mola com rosca, permitindo ajustes bem mais precisos e a suspensão dianteira também foi recalibrada. Na prática estas mudanças deixaram a moto um pouco mais dura, porém muito mais estável, transmitindo mais segurança nas curvas. Tal sensação é reforçada pelos pneus Pirelli Scorpion, que tem uma proposta mais "onroad". Mesmo em relação à X, que é uma motard (pneus street), senti bem mais confiança nas curvas com a Ténéré.

    BOLHA (para-brisa)

    Simplesmente sensacional!! E olha que na X eu já tinha uma bolha da motovisor, mas é realmente incomparável com a original de fábrica que vem na Ténéré. Ela segura bem o vento, parece não atrapalhar muito no desempenho da moto e ainda tem um nível de ruído (do vento) bem satisfatório.

    TANQUE, BOCAL E ABAS (ALETAS)

    Mais um grande acerto da Yamaha. As abas do tanque oferecem também uma boa proteção aerodinâmica e o bocal além de muito bonito, é bastante funcional. Sobre o tanque em si, agora eu rodo 300km até começar a piscar a reserva. Na Lander isso ocorria já com 200km.

    PARA-LAMAS DIANTEIRO BAIXO

    Bom, este item é discutível em termos estéticos, afinal gosto é que nem *****, cada um tem o seu né? Porém, falando da questão prática, acabou a velha história de ficar jogando água pra cima, no motor e muitas vezes até na cara do piloto, dependendo da intensidade da chuva.

    FAROL

    Aqui sim é uma covardia completa qualquer tentativa de comparação com a Lander. Na Lander havia apenas uma ridícula lâmpada H4 de 35w de potência, além do globo ótico dela não focar muito bem a luminosidade dessa fraca lãmpada. Na Ténéré? Bem, aí são duas lâmpadas H7 (que acendem alternadamente alto/baixo) de 55w cada um, além do foco que o globo ótico dela proporciona, ser perfeito. O detalhe é que não sei porque o farol de todas as Ténérés que eu já vi, vêm totalmente desregulados de fábrica, iluminando muito pra cima, jogando luz na cara dos motoristas. Será que a Yamaha fez isso de propósito para aparecer e todo mundo ver a Ténéré?? Tenho minhas dúvidas.... mas o fato é que uma simples regulagem resolve e deixa tudo uma maravilha.

    BANCO

    Outra grande melhora da moto, bem mais anatômico e confortável que o da Lander. A espuma dele é meio durinha, porém não causa aquela sensação de estar sentado em cima de uma tábua, que tinha da Lander.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Show de explicação...
    Agora só falta mandar as duas motos aqui pra casa, não vou escolher nem a cor :G

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  3. #3
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    39
    Posts
    7.501

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    muito bom o comparativo rubinho, muito bom esse up na iluminação é triste ter que rodar a noite com chuva em uma moto com lampada de 35w, é quase inaceitável. Deveriam todas vir de fábrica com 55 pela segurança que essa simples alteração proporciona.

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Só um adendo a tenere não tem a relação diferente, quem tem a relação diferente é a landerX, na relação da landerX a coroa é 2 dentes menor do que da lander trail e da tenere, acho que é pra compensar a diferença da roda 17 da motard para 18 das trails
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Não é 1 cv é 0,3 cv...


    LANDER

    Potência máxima 20,7 cv a 8,000 rpm

    TENERE

    Potência máxima 21 cv a 8.000 RPM

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de DiogoFIP
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Pombal - PB
    Idade
    41
    Posts
    2.347

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Fala manow blz ? Gostei do comparativo , porém tenho umas duvidas sobre a Ténéré 250. :OK:

    Velocidade de Cruzeiro ?
    Velocidade Final ?
    Como ela se comporta nas ultrapassagens?
    Nas subidas, carregada com bagagem e garupa ?

    Quem souber dessas respostas eu agradeço blz ? :OK:

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    É, neste caso com todo meu estudo teórico sobre a Baby Té, não sei te responder Diogo kkk
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de DiogoFIP
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Pombal - PB
    Idade
    41
    Posts
    2.347

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Citação Postado originalmente por edumrq Ver Post
    É, neste caso com todo meu estudo teórico sobre a Baby Té, não sei te responder Diogo kkk
    kkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: :OK: bolei de rir agora hehehe gostei da resposta !! irei aguardar você e meus irmãos do PN se aprofundar em seus grandes estudos .. dai irei saber da resposta .. kkkkkk obrigado manow !! :OK:

    Falowss :OK:

  9. #9
    Motociclista Avatar de Rubinho
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Sarzedo - MG
    Idade
    42
    Posts
    1.176

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    www.tenereclube.com.br

    Tem muita coisa lá apesar de ser novo.

    Não podemos esquecer que apesar de todas as suas qualidades de moto grande, o motor é um 250cc, não faz milagre. Peguei estrada com a patroa e consegui manter 110km/h com bastante facilidade, acho que essa é a velocidade de cruzeiro ideal pois ainda tem um pouco de motor sobrando antes do red line, a velocidade máxima real fica em torno de 135km/h, no dinamometro bateu pouco mais de 150.

    Para ultrapassar na estrada vai depender da velocidade em que está, se tiver até uns 90km/h antes do momento da ultrapassagem não precisa negociar muito não, só enrolar o cabo. Se tiver acima de 100km/h já tem que negociar pois demora um pouco pra ganhar velocidade, normal como qualquer 250cc.

  10. #10
    Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Joao Pessoa/PB
    Posts
    95

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Particularmente, gostei muito da Teneré. Acho q vou pra elas quando sai da minha Bros.....só não curtir muito a lanterna traseira e os pneus "finos" que tem na traseira. Mas a moto no geral é linda e a Branca é um espetaculo!!!
    Sempre quis ter uma Bros.....agora ela chegou!

    Na Moto eu não tenho pressa de chegar, Eu Quero é CHEGAR!!

    Comprei meu capacete Norisk.....bom demais!!

  11. #11
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Blumenau/SC
    Idade
    39
    Posts
    248

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    A grande diferença da Ténéré 250 é que ela foi feita para o mercado brasileiro... Muitos acertos nela em relação a lander sairam de pesquisas com os consumidores brasileiros... Por isso essa moto está agradando tanto os seus compradores...

    E logo logo espero que me agrade tbém.. hehehe
    "SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de DiogoFIP
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Pombal - PB
    Idade
    41
    Posts
    2.347

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Citação Postado originalmente por Rubinho Ver Post
    www.tenereclube.com.br

    Tem muita coisa lá apesar de ser novo.

    Não podemos esquecer que apesar de todas as suas qualidades de moto grande, o motor é um 250cc, não faz milagre. Peguei estrada com a patroa e consegui manter 110km/h com bastante facilidade, acho que essa é a velocidade de cruzeiro ideal pois ainda tem um pouco de motor sobrando antes do red line, a velocidade máxima real fica em torno de 135km/h, no dinamometro bateu pouco mais de 150.

    Para ultrapassar na estrada vai depender da velocidade em que está, se tiver até uns 90km/h antes do momento da ultrapassagem não precisa negociar muito não, só enrolar o cabo. Se tiver acima de 100km/h já tem que negociar pois demora um pouco pra ganhar velocidade, normal como qualquer 250cc.
    Fala manow blz ? Obrigado por tirar algumas duvidas :OK:!! deve ter muito conforto e bem econômica, acho que você vai sentir mais o motor quando amaciar , dai você coloca as impressões ! irei aguardar !! sim tentei entrar no site Tenereclube mas não consegui !! muito linda sua moto !!

    Boa sorte !!! :OK:

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Thyago Mahon Barros
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Petrolina-PE
    Idade
    42
    Posts
    3.416

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Citação Postado originalmente por Alan Ranieri Ver Post
    Não é 1 cv é 0,3 cv...


    LANDER

    Potência máxima 20,7 cv a 8,000 rpm

    TENERE

    Potência máxima 21 cv a 8.000 RPM
    Não entendí essa diferença na potência se as duas tem o mesmo motor.
    IRMANDADE, IGUALDADE E HUMILDADE.

  14. #14
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Ótimo comparativo, as duas* são ótimas motos, para mim qualquer uma vai embora :OK:

  15. #15
    Motociclista Avatar de pulatampinha
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    1.403

    Re:Comparativo Ténéré 250 X Lander

    Parabéns pelo texto Rubinho! Muito bom! Você escreve para alguma revista especializada em motos?rs!
    Podem te contratar!
    Diogo Pula Tampinha!Minha xing-ling tá com 68.000 km rodados...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •