Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Cuidados - Moto

  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Caetano do Sul
    Idade
    37
    Posts
    40

    Cuidados - Moto

    Boa noite.

    Não vim dar conselhos de cuidados rsrsrsr vim pedir que alguns conselhos pois essa é minha primeira moto, e alem de eu nunca ter tido uma moto, sou uma negação em mecânica, seja de carro, moto, avião, espaço-nave ou qualquer outra coisa.

    A duvida é a seguinte.

    Tirando o óleo, gasolina e calibragem do pneu, existe alguma outra parte da moto que eu deva olhar diariamente ou semanalmente?!?! Vocês, o que olham/checam em um certo período de tempo em suas motos?!?!

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Camaquã - RS
    Idade
    34
    Posts
    148

    Re:Cuidados - Moto

    cara, descubri da pior forma, a corrente da transmissao, a minha tava com uma boa folga depois de uma sarrafeada em uma estrada de chao em um dia chuvoso, ai fui andar na areia, e ajudando com os pés, não deu pressão no link para forçar a corrente,, e o que aconteceu ? Ela escapou, o pinhão engoliu ela, quebro a engrenagem da primeira marcha, então cuide a folga da corrente

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Alex-BH
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    BH/MG
    Idade
    36
    Posts
    275

    Re:Cuidados - Moto

    Cara são tantas dicas e conselhos, um grande aliado nessas horas e o Manual de Instruções, cada Montadora tem o seu plano de Manutenção e bom seguir a risca tudo.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Cuidados - Moto

    Luzes (farol, piscas, luz de freio), freios, corrente.. Esse tipo de coisa é bom verificar. No manual quase sempre tem informações sobre como diagnosticar problemas nesses componentes.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Caetano do Sul
    Idade
    37
    Posts
    40

    Re:Cuidados - Moto

    É que a motoca é semi e não veio o manual. Ai to perguntando as coisas basicas que devem serem vistas. Valeu!!!

  6. #6
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Cuidados - Moto

    Folga da corrente: uma vez por semana eu confiro.
    Luzes: todos os dias eu checo.
    Balança: boto ela no cavalete e verifico se existe folga lateral na balança.
    Rodas: verifico se existe folga no cubo das rodas balançando elas lateralmente.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Alex-BH
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    BH/MG
    Idade
    36
    Posts
    275

    Re:Cuidados - Moto

    Citação Postado originalmente por JxRxPxVx Ver Post
    É que a motoca é semi e não veio o manual. Ai to perguntando as coisas basicas que devem serem vistas. Valeu!!!
    O pessoal vai te dando as dicas que são válidas, agora sempre fica alguma dúvida, segue o link para download do manual da suzuki yes.
    http://tudosobreasuzuki125yes.blogsp...es-en-125.html

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re:Cuidados - Moto

    Se visitassem o pronto socorro de um hospital iriam perceber que dar atenção a um par de joelheira de 40 reais no ML é muito mais últil que paranóia de óleo SM Jaso 10 API 01 W 100 trocado a cada 800 km


    Maioria dos acidentados é tornozelo e joelho que foi pra caixa prego....muito se apegam a capacete capacete capacete sendo que esquecem das pernas achando que uma calça boa resolve....ai ai

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Thyago Mahon Barros
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Petrolina-PE
    Idade
    42
    Posts
    3.416

    Re:Cuidados - Moto

    fora o que vc citou a corrente é outro item muito importante. :OK:
    IRMANDADE, IGUALDADE E HUMILDADE.

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Cuidados - Moto

    Citação Postado originalmente por cabra de brasilia Ver Post
    Se visitassem o pronto socorro de um hospital iriam perceber que dar atenção a um par de joelheira de 40 reais no ML é muito mais últil que paranóia de óleo SM Jaso 10 API 01 W 100 trocado a cada 800 km


    Maioria dos acidentados é tornozelo e joelho que foi pra caixa prego....muito se apegam a capacete capacete capacete sendo que esquecem das pernas achando que uma calça boa resolve....ai ai
    Não entendi a relação com a pergunta.. o_O

    Mas, sou estagiário de Radiologia e estou toda semana no serviço de raio-X do hospital geral e realmente na maioria dos acidentes de moto o pessoal machuca os membros inferiores, mas acredito que na maioria dos casos só mesmo uma armadura de metal pra proteger de fato cara. Lógico, joelheira e tornozeleira protegem bem de escoriações e tal, mas de fratura tô pra ver uma eficiente mesmo.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  11. #11
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    56

    Re:Cuidados - Moto

    Citação Postado originalmente por cabra de brasilia Ver Post
    Se visitassem o pronto socorro de um hospital iriam perceber que dar atenção a um par de joelheira de 40 reais no ML é muito mais últil que paranóia de óleo SM Jaso 10 API 01 W 100 trocado a cada 800 km


    Maioria dos acidentados é tornozelo e joelho que foi pra caixa prego....muito se apegam a capacete capacete capacete sendo que esquecem das pernas achando que uma calça boa resolve....ai ai
    A minha dúvida é a seguinte: teria como andar com a joelheira por dentro da calça??? Vlw!!!

  12. #12
    Motociclista Avatar de juhpalaver
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Ipeuna - SP
    Idade
    36
    Posts
    1.275

    Re:Cuidados - Moto

    cuidados básicos td mundo conheçe

    oléo,
    calibragem dos pneus
    lubrificaçao de correntes e rolamentos,
    OTIMO combustivel,
    cabos de acel. e emb. em ordem
    freios checados sempre,
    farol, pisca, lanterna,
    LIMPEZA da motoca tbm ajuda
    sem excesso de peso,

    ja a velocidade
    vai da coragem e manha de cada um

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Blumenau/SC
    Idade
    39
    Posts
    248

    Re:Cuidados - Moto

    É isso que falaram...

    Semanalmente é bom verificar o nível do óleo, calibrar os pneus, lubrificar a corrente e se necessário ajustar...

    Verificar o farol, lanterna e piscas sempre que lembrar... O certo é todo dia, mas eu mesmo, sempre esqueço, vejo uma vez por semana no máximo...

    No mais, faça revisões periódicas conforme orientação do manual...

    Eu como rodo pra kramba, faço uma bela revisão 1 vez por ano. No mais só vou cuidando e trocando o que precisa. Agora, se não rodar tanto assim, vale a pena fazer as revisões do manual...
    "SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •