Citação Postado originalmente por Rubinho Ver Post
Acho que a discussão de consumo muito válida, primeiro porque consumo é importante pra grande maioria das pessoas daqui que andam com as pequenas, então como muitas vezes motos de mesma faixa de preço e cilindrada tem consumo de combustível diferente é sempre legal estar por dentro das médias da galera. Segundo porque como já falaram aí, muitas vezes um consumo mais elevado pode ser sinal de que a manutenção não está em dia, terceiro porque tem muita gente inexperiente aqui que precisa de tópicos assim pra entender o porque de sua moto estar fazendo médias iguais, menores ou maiores do que as outras motos iguais

O que acho é que as pessoas devem sempre falar quais as condições de uso da moto antes de falar de consumo, do que adianta eu simplesmente falar que minha XT dava 22km/l sem eu falar se era estrada ou cidade, sozinho ou com garupa, velocidade média, trânsito, pressão de pneus, peso do piloto....Fica muito vago e dá margem pra interpretações equivocadas.

Um mínimo de informações que uma pessoa deve colocar quando falar o consumo de sua moto seria:

Tipo de gasolina (aditivada, comum...);
Número de passageiros que geralmente anda;
Tipo de relevo do local;
Tipo de tocada (sanguenuszoio, tiozão domingueiro, normal...);
Trânsito do local.

E só esclarecendo, o verão pode ventar mais, mas se o vento for a favor até ajuda, e o inverno é melhor pro consumo pois o ar mais frio e denso é melhor pra queima de combustível, o que melhora o rendimento e consumo (exceto aqueles que fazem curtos trajetos e usam muito a moto com motor frio), mas em contra-partida o arrasto aerodinâmico fica maior também.
posso estar enganado, mas parte desse topico que vc escreveu foi voltado pra minha resposta, não sei se interpretei erroneamente oque vc escreveu, mas segundo suas palavras vc interpretou minha resposta como seu eu tivesse afirmado que o tópico era "inutil"... quando citei que discutir consumo era como discutir religião, afirmei que nunca chegaríamos a um senso comum pois muitas opiniões iriam divergir pelos fatores que eu citei e que vc complementou...
se eu entendi errado me perdoe...

COMPLEMENTANDO---> pra mim viajar no verão sempre vai ser uma péssima ideia, moro no norte (Tocantins) tando indo como voltando o vento não é frontal e nem corre a favor, ele vem lateralmente, as vezes fraco, as vezes intenso o que faz com que tenha que redobrar a atenção, minha média de combustível com e sem garupa são variam poko, sinto que com pneus careca o contato com o asfalto é maior e o consumo consequentemente aumenta, mas nada se compara a viajar com os pneus descalibrados, parece que estou andando de v6 ou ate mesmo v8...