Postado originalmente por
Rubinho
Acho que a discussão de consumo muito válida, primeiro porque consumo é importante pra grande maioria das pessoas daqui que andam com as pequenas, então como muitas vezes motos de mesma faixa de preço e cilindrada tem consumo de combustível diferente é sempre legal estar por dentro das médias da galera. Segundo porque como já falaram aí, muitas vezes um consumo mais elevado pode ser sinal de que a manutenção não está em dia, terceiro porque tem muita gente inexperiente aqui que precisa de tópicos assim pra entender o porque de sua moto estar fazendo médias iguais, menores ou maiores do que as outras motos iguais
O que acho é que as pessoas devem sempre falar quais as condições de uso da moto antes de falar de consumo, do que adianta eu simplesmente falar que minha XT dava 22km/l sem eu falar se era estrada ou cidade, sozinho ou com garupa, velocidade média, trânsito, pressão de pneus, peso do piloto....Fica muito vago e dá margem pra interpretações equivocadas.
Um mínimo de informações que uma pessoa deve colocar quando falar o consumo de sua moto seria:
Tipo de gasolina (aditivada, comum...);
Número de passageiros que geralmente anda;
Tipo de relevo do local;
Tipo de tocada (sanguenuszoio, tiozão domingueiro, normal...);
Trânsito do local.
E só esclarecendo, o verão pode ventar mais, mas se o vento for a favor até ajuda, e o inverno é melhor pro consumo pois o ar mais frio e denso é melhor pra queima de combustível, o que melhora o rendimento e consumo (exceto aqueles que fazem curtos trajetos e usam muito a moto com motor frio), mas em contra-partida o arrasto aerodinâmico fica maior também.