Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
Talvez o teste mais simples seja:
Ligar a moto, colocar o fio positivo do multímetro no positivo da bateria, o negativo em seu correspondente. Ligue o farol e veja quanto está carregando. Suba o giro do motor e veja se carrega pelo menos 13 volts.
Eu uso 55 X 60W, tenho voltímetro de Leds instalado na Yes, o que aconselho e indico a todos, é muito bom e possui a função de avisar se o estator ou o retificador estam indo pro saco antes de detonar a bateria.
Com farol alto ligado e a moto em movimento a bateria continua sendo carregada perfeitamente.

Para o Stone resolver, eu não sei responder:
Na Yes com a lenta em 1.000RPM o voltímetro indica a carga de 13,8V, ao contrário do que se pensa, que a bateria só receberia carga após os 1.500RPM. Aferi o voltímetro da moto com o meu digital e bateu certinho.
Meu grande irmão irmão Stone, desenrole isso pra gente, eu NÃO SEI!
Um grande abraço a todos os irmãos.
Ivan, é mais ou menos assim...

Nas motos mais antigas o estator gerava pouca energia, tanto que a energia para o farol nem precisava ser regulada. Hoje em dia as motos já manda mais energia, para que a luz não fique tão amarelinha e fique mais clara só com o giro alto. Aí que entra o regulador/retificador. Você pode comparar uma CGzinha, o farol dela só ilumina mesmo com o giro alto, numa titan por exemplo, é só um toquinho no acelerador que o farol já está branquinho.
Já em algumas motos ainda mais novas, o estator delas já manda bastaante energia desde as baixas rotações, e em conjunto com o regulador/retificador, ela já tem 100% de energia desde as mais baixas rotações.

Não sou muito bom para explicar coisas, qualquer coisa, se não tirou as dúvidas, dêem um grito ai
Abração!