Lendo aqui pelo forum um Tuto de ajuste do carburador das Yamaha 125, esse aqui:

"Depois do motor quente, fecha por completo o parafuso de mistura e abre uma volta e meia. Funciona o motor de forma que permaneça em marcha lenta sem apagar, se for preciso aumente um pouco a lenta.
Com uma chave de fenda bem, bem, bem pequena vai-se abrindo bem lentamente vc perceberá que a lenta vai aumentando, continua abrindo até o ponto em que a lenta não mais aumentará e começa a diminuir neste ponto a moto está com "mistura gorda" a moto gasta muito anda bem mas em baixa rotação ela estora e se acelerar muito rápido ela apaga.
Voltando o parafuso até o ponto em que a rotação comece a baixar novamente, em geral meia volta +ou-, a moto está com "mistura fina" neste ponto a moto aumenta rápido a rotação tem bom desenvolvimento em baixa rotação mas provoca um aquecimento muito alto dentro do cilindro chegando ao ponto extremo de fusão do alumínio "derrete o pistão" assim o ponto ideal dá-se entre o ponto de "mistura fina" e o ponto de "mistura gorda"se ajuda tem um pequeno grafico que mostra o ponto ideal de mistura. Garantido."

Fiquei com duvidas nestes pontos:

Você abre o parafuso do AR e a mistura fica RICA :0_0:

Você fecha o parafuso do AR e a mistura fica POBRE :k

Pela lógica se voce abre o AR você adiciona mais ar e mistura fica pobre, não rica como diz o tuto. |

Se você fecha o parafuso do AR você reduz o oxigenio e a mistra fica rica, não pobre como diz o tuto. |

Quem esta certo eu ou o Tutorial ? e se eu estou errado alguem explica a magica daquele parafuso pra mim, afinal no circuito dele passa AR ou Gasolina ?