Viagem Todo Litoral Paulista e Sul Carioca
Dia 11/01/05 – 1º Dia
Ibiúna-SP
Acordei às 06:15 e, após colocar toda bagagem na moto, lubrificar a corrente e abastecer, a viagem foi iniciada às 07:05 horas.
Piedade-SP
O tempo estava nublado e, em alguns trechos, caia uma garoa bem fina. Continuei sem a roupa de chuva.
Tapiraí-SP
A garoa continuava em alguns pontos, mas eu não queria parar ainda. Estava dando para andar numa velocidade boa.
Cabeça da Anta
1ª Parada – parei para tomar um refrigerante e comer um salgado e colocar a roupa de chuva, pois a garoa estava mais forte e começando a molhar. Coloquei um adesivo do Clube da XT 600 num local que costumam colocar adesivos de moto clube.
Juquiá-SP
A corrente da moto começou a fazer barulho e a chuva aumentava em alguns pontos.
Registro-SP
2ª Parada – abastecimento e calibragem dos pneus. (Esqueci de fazer em Ibiúna e estavam bem errados – 30 na frente e 20 atrás – coloquei 26 nos dois).
Jacupiranga-SP
Antes de chegar a Jacupiranga, vi uma placa para Pariquera e Cananéia, mas não quis entrar, pois o meu trajeto era Jacupiranga e tinha visto que havia uma estrada de Jacupiranga à Cananéia. Ao chegar em Jacupiranga, não vi nenhuma placa para Cananéia e, após rodar 8 km para frente, resolvi retornar. Aí sim, vi uma placa e segui a estrada para Cananéia. No começo era asfaltada, mas depois de uns 2 km passou a ser de terra e bem ruim em alguns pontos, devido à chuva. Era uma rodovia estadual (SP-193) e estava bem sinalizada. Faltando uns 5 km para chegar na balsa, terminou a terra e peguei asfalto bom.
Cananéia-SP
Logo que cheguei a Cananéia fui procurar um restaurante e achei um bem simples, mas com comida excelente. Paguei R$ 6,00 num comercial e R$ 2,50 numa Nova Schin. Segui para Ilha Comprida, pegando outra balsa.
Ilha Comprida-SP
Assim que saí da balsa, peguei uma avenida de areia que liga a parte de praia de Ilha Comprida, com areia ora escorregante e ora grudenta que necessitava redução de marcha e acelerar forte. Pegando a praia, a areia molhada estava legal de dirigir, mas o complicado era os córregos que se transformaram em pequenos rios, devido à chuva e a moto chegava a afundar a roda dianteira inteira e, devido à velocidade, espirrava água até a altura do capacete.
Iguape–SP
Após cruzar a ponte que liga Ilha Comprida à Iguape, peguei a estrada para Juréia que, apesar de uma parte estar asfaltada ou concretada, tinha muitos buracos e irregularidades, além de ser muito estreita e não ter acostamento. Depois desse trecho, veio o areão que, devido à chuva, estava bem firme, mas os carros sofriam muito com as costelas de vaca. A Tornado passava pelas costelas sem tomar conhecimento.
Juréia-SP
Aguardei alguns minutos para atravessar a Balsa e, logo que cheguei em Juréia, fui procurar uma casa que era de uma empresa que trabalhei. Encontrei a casa, mas estava fechada. Parti para a Ponta da Juréia e enfrentei novamente os córregos (rios) que, da mesma forma que na Ilha Comprida, estava bem difícil de se transpor.
Ponta da Juréia-SP
Ao chegar na Ponta da Juréia, achei estranha a praia ir acabando e encontrando-se com um barranco. E o que parecia um córrego, devido à chuva, se unia ao mar. Parei a moto, peguei um pedaço de madeira e fui verificar a profundidade do “córrego”, a madeira de mais ou menos um metro e meio afundou inteira e não chegou ao fundo. Graças a Deus eu não tentei passar por esse “córrego”, senão minha moto estaria até agora lá, além do que era um deserto total, não havia ninguém, nem casa próxima. Aí aconteceu o segundo tombo da moto, pois eu tinha colocado um pedaço pequeno de madeira em baixo do pezinho da moto, ele acabou afundando e ela caindo.
Peruíbe-SP
Atravessei a Balsa de Juréia e peguei uma estrada de barro/areia que estava muito difícil de passar, com muitas escorregadas e vários quase tombos. Logo que cheguei ao asfalto, fui o mais rápido possível, depois peguei a BR-116 e só parei para abastecer. Cheguei em Peruíbe e minha tia estava na casa que ela tem para alugar em temporada. Tive um banho quente, alguns cachorros-quente para comer, uma cama confortável para dormir, além de ficar batendo papo com meus primos até por volta de meia-noite.

Responder com Citação

.