Citação Postado originalmente por s.helio Ver Post
Cara, num é bem assim. Eu conheço bem esta parte de lubrificantes pq já trabalhei na área. De fato há caminhões coletores de óleo usado, que pagam cerca de R$ 60,00 o tambor de 200 Lts de óleo usado recolhido. Isso é um ponto. Claro, não sou ingênuo de crer que ninguém joga óleo usado no esgoto. Mas, não deveriam... Enfim, lamentável a atitude de quem polui... :-/

Outro ponto, é que 100% do óleo mineral existente não é fabricado mas sim reciclado. O que é feito é a filtragem ( destilação por processo térmico ou químico ) dos aditivos utilizados bem como impurezas e outras substâncias, e o "óleo-base" torna-se pronto para o "uso", que seria a adição de compostos de aditivos à este " óleo-base " ( aí cada fabricante tem sua receita química ), de acordo com a especificação SAE e especificação API. Além disto há os óleos " especiais " como os para alta quilometragem, para motos, linha náutica, turbina de aviões, etc etc, que além da quantidade de aditivos para a especificação são adicionados outros para suas finalidades.

Os óleos semi-sintéticos são um blend ( mistura ) entre óleos minerais e óleos sintéticos ( tipo um azeite de oliva virgem que se põe na pizza :lol: ). Estes também são reciclados, uma vez que ocorre a separação entre os compostos sintéticos e minerais, e respectivamente seus aditivos e etc etc.

Os óleos sintéticos também são reciclados, nos mesmos processos dos anteriores. A diferença é que este tipo de óleo há a fabricação direta, e ocorre um blend entre o óleo "novo" e o reciclado. Nem todos os modelos de óleo sintético são assim. Outros modelos são 100% fabricados.

O fato é que o tipo químico que compõe um óleo lubrificante permite que a reciclagem seja realizada de forma 100% eficiente, assim como de alguns aditivos.

PS: Não sou dono da verdade, por favor não me entendam mal. É que este assunto eu estudo já faz tempo, já trabalhei com isto e já pesquisei muito. E o que concluo é que sempre estarei aprendendo...

nada como ouvir de quem sabe.