Marcio voce ta usando o top tirbo 15w40 ou o ipiranga 10w40?
Paguei 29,90 no ipiranga, caro pra caramba, mas passei em uns 6/7 postos e esse foi o valor mais barato que achei
[img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]
Comprador hoje... Fornecedor amanhã
Opa Filipe, vc não entendeu, a moto pega normal, o problema que to citando é que o lubrificante depois de um tempo sem o motor estar em movimentos, recolhe todo pro carter. Periodos longos principalmente, ai qdo vc da a primeira partida do dia por exemplo, se vc usa um lubrificante de maior viscosidade, ele demora mais tempo pra chegar na parte alta do motor, acentuando o desgaste. Com um lubrificante ai na faixa de 10w40, 15w40, 10w30 ele é bombeado mais rapidamente para as partes mais criticas do motor, diminuindo o tempo em que o motor trabalha sem lubrificação perto de um 20w50. Entendeu ?
Sempre, sempre mesmo troquei com 3000 mil km. Ja estou na minha segunda moto, sem nenhum problema. Só que nunca usei porcaria tb, sempre paguei caro dos lubrificantes que usei que sei que aguentam o tranco, fora que meu uso não é severo. Abri meu motor no fim do ano pra taxar e polir dutos do cabeçote, ele tava com 40 mil km, ta tudo perfeito conforme meu mec disse, alias, sem folga de pistão nenhuma e muito limpo. Não tenho nem o pq me preocupar, vou continuar assim. Então Edu, essa é a terceira troca que fiz, ja foram quase 8 mil km só com top turbo mesmo. 15w40 api sl...mineral. Aparentemente tudo normal, sei la, realmente dos lubrificantes minerais, esse e outros pra frota mista são os melhores que tem. Um galão de 5 litros dele vai sair uns 5 reais por litro, bem mais em conta ainda do ultimo litro avulso que comprei por 10 reais. Mas vamos ver né. O ipiranga 10w40, da ultima vez que usei, pesquisei em varios postos, até que achei ele por 23 reais o litro. Mas a média é essa que vc falou mesmo, 28...acho que cheguei a ver até por 32. Se achar por 23 e rodar 3000 km pra trocar e se sua moto se adaptar bem com ele vale a pena sim...só fica de olho que dependendo da sua tocada ele consome um pouco.
Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!
"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
Confucio
"A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
Melhor Sem Você - Matanza
O primeiro posto que perguntei tava 34,90 o litro
Interessante o top turbo, vou comprar um litro dependendo de como a moto reagir, compro o galão de 5L
[img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]
Comprador hoje... Fornecedor amanhã
34,90...ainda bem que na sua vai um litro. Qdo fui colocar na yes tive que entubar dois litros, por 150 ml´s... mas depois as outras trocas ele ja tava la. Por isso gosto de trocar em casa especializada, aonde costumo trocar de vez em qdo...eles cobram o tanto de oleo que foi usado e ponto. Bem sainda a 5 reais o litro como vi na ultima vez, 5 litros de top turbo tão a bagatela de 30 reais... :OK:
Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
Confucio
"A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
Comportamento ta indo bem...assim depois dos 2 mil km senti o cambio igual ao gp lubrax ficava desde o começo, meio estranho, mas não duro. Mas no geral, me parece estar bom. E nessa troca que to rodando parece estar melhor tb...alias a moto toda ta indo bem, ja é o segundo tanque que ela ta fazendo 38 por litro do nada. Ta certo que a mais de um mes tirei o sarachu dela. Aquele dia que fomos pro passeio eu ja tava rodando com o top turbo.
Assim, não tem o que se preocupar em relação a motor Tom, pistão, cabeçote, vira, corrente de comando, etc...essas partes são iguais a qq motor de carro, apesar da diferença de giro, e o top turbo atende a isso, pois ele tb é Api SL. E aguenta altas rotações pq ele é usado em motores turbo diesel pesados, lubrificando os eixos das turbinas e sei la mais o que, que giram bem mais que um motor de moto. O que me deixa encucado é o cambio mesmo...nem embreagem...pq embreagem vai gastar e um dia vai acabar bem antes das engrenagens de cambio. Mas fico meio assim com as engrenagens em si. Mas como disse, tenho um camarada que trampa comigo, ele tem uma xl 125, 94. Ta com ela desde 98 se não me engano, ja rodou 100 mil km com essa motoquinha, até fez o motorzinho dela no começo desse ano, anéis foram pra roça, perdeu compressão e ja era. Acho que durou bem...e o cambio e a embreagem pelo que me relatou nunca mexeu. Perguntei qual oleo ele usa...e qq um, geralmente o que o mecanico amigo dele de carro vende pra ele baratinho la na oficina do lado da casa dele...sempre usou oleo de carro, nem sabia que tinha oleo pra moto. Depois de um relato desse...e vendo a motoquinha dele acho que o cambio em si não vai fuder facil.
Confucio
[quote=Marcio Dorigon;692183]
Opa Naldo, to pensando. Qto as 10w40 usei semi e totalmente sinteticos. Nada a reclamar. Bem, os motores das 125cc da suzuki são ]
blz marcio ....será q vem uma rd 135 por aí... :G
Cara tem uns que são cabeça dura ||
|
|
|
|
|
Tem mais de mil tópicos com explicações detalhadas sobre lubrificantes de seu adtivos e os caras continuam martelando a mesma tecla,pelo amor de deus usem a opção "BUSCA " pesquisem pelo forum e se puder de uma resposta benéfica para o tópico :-/ :-/ :-/
Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.
Opa Naldo...ta dificil, desanimei um pouco da ideia de restaurar a rdz que ta em vista. Achei um rd 97 ontem, bonita e com freio a disco ja...mas 5.500. E ja ta fuçada no motor... ]... mas naum to querendo desse jeito. Vamos ver, to de olho e vendo o que acontece.
Confucio