Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 41
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    130

    Truques pra abastecer

    Não sei se é verdade, mas peguei um email que ta circulando por ai:

    "Repassando:

    O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.


    *1º.Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.* A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao méio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.


    *2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.


    *3º.Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.


    *4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de conbustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo. "
    YES 08/09 - PROTORK V-PRO - LEVORIN 100-90 18 - VELA NGK IRIDIUM - PASTILHA YBR - SEM RETENTOR FILTRO DE AR - OLEO 90 NA RELACAO RULEZ - OLEO LUBRAX TOP TURBO 15W40

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Truques pra abastecer

    Essas dicas são velhas, mas sempre bom relembrar ou colocar para o pessoal que não viu ainda.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    130

    Re:Truques pra abastecer

    Eu nunca tinha visto
    YES 08/09 - PROTORK V-PRO - LEVORIN 100-90 18 - VELA NGK IRIDIUM - PASTILHA YBR - SEM RETENTOR FILTRO DE AR - OLEO 90 NA RELACAO RULEZ - OLEO LUBRAX TOP TURBO 15W40

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Fiote
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Juiz de Fora / Ubá
    Idade
    39
    Posts
    295

    Re:Truques pra abastecer

    Dicas boas... maaaaaasss...

    Nunca irei pedir para o frentista maneirar na mão...
    Ou deixar de abastecer a noite...
    Ou dar meia volta quando ver o caminhão..
    etc etc...

    Prefiro pagar 1 real a mais e não ter esse tipo de preocupação!

    Valeu
    Sem assinatura!

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Truques pra abastecer

    Claro que se vc tiver fora do seu lugar de costume, vc tem que abastecer. Mas a dica do abastecer somente de manhã é real, pra quem puder se programar...não é algo a curto prazo, mas a longo prazo. Frentista maneirar...tem frentista gente boa que em moto ja abastece mais de boa mesmo. Mas tem uns cavalos que só faltam arrancar tanque da moto, duro é pedir isso pra um desse tipo.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Truques pra abastecer

    Acho que esse negócio de frentista tinha que ser igual nos EUA/CANADÁ, você abastece seu veículo, pelo menos você teria o cuidado necessário, mas o GRANDE problema que ia excluir muita gente do mercado de trabalho.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Fiote
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Juiz de Fora / Ubá
    Idade
    39
    Posts
    295

    Re:Truques pra abastecer

    Citação Postado originalmente por Marcio Dorigon Ver Post
    Mas tem uns cavalos que só faltam arrancar tanque da moto, duro é pedir isso pra um desse tipo.
    É verdade!!!!
    Sem assinatura!

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de SARAIVA
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    jarinu-sp
    Idade
    32
    Posts
    2.455

    Re:Truques pra abastecer

    meu nunca tinha ouvido fala nissu muito legal pra mim é novidade mesmo rsrs.

    sempre abasteço no posto a 2 ruas da minha casa é sempre o mesmo pessoal então converso com todo mundo e eles sempre abastece com calma nunca corendo na pressão maxima mesmo sem eu pedir , e por incrivel que parece é mega raro eu ter de abastecer sem ser de manha geralmente eu antes de sair pro serviço vejo que presisa por um gás ai vou e abasteço demanhazinha .


    e sei la num gosto de abastece quando ta o caminhão la jorando gasolina dentro do tanque tenho cisma de um acidente ou qualquer coisa que possa acontecer .


    dei sorte então kkk

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Fog
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Xanxerê SC
    Idade
    42
    Posts
    364

    Re:Truques pra abastecer

    O primeiro truque não é verdade. A temperatura alguns metros abaixo da superfície se mantem numa média durante todo o ano, variando poucos graus entre inverno e verão, entre o dia e noite não há diferença alguma.
    O cuidado existe na temperatura do caminhão que vai abastecer o depósito e não no contrário.
    O resto eu acredito que faça diferença mas não considerável.
    Se eu demorar pra responder alguma mensagem é pq estou viajando.
    Conheça a verdinha http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=24223.0
    Estou comprando uma Suzuki GSR 150i

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de lordbrill
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    2.198

    Re:Truques pra abastecer

    A dica da dilatação térmica aprendi no colégio há alguns anos atras. :OK:
    Agora a dica da pistola eu nao sabia.

    Muito boas as dicas ^^

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de Alemão XT600
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Marau-RS/São Miguel Do Oeste-SC
    Posts
    406

    Re:Truques pra abastecer

    SOU FRENTISTA DE POSTO DE COMBUSTIVEL...
    1º sobre o primeiro truque segundo pessoas dizem que sim...
    isso é verdade sobre o densidade ser maior e acaba indo
    menos gasolina quanto mais alto a temperatura.

    2º sobre a velocidade da gasolina entrando no tanque
    faz a evaporação ate um pouco evapora concordo
    ate pq vc percebe o vapoz saindo do tanque ao abastecer
    mas é insignificante... não estou sabendo que á
    possibilidade de ela voltar pro tanque...
    até pq hj em dia a fiscalização ta em cima
    e é nescessario fazer a aferição das bombas
    todos os dias pra ver se não esta largando nenos
    combustivel do que é ser!

    3º :NOOK: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
    Quanto mais combustível tenha no depósito,
    menos ar há dentro do mesmo. O combustível se
    evapora mais rapidamente do que você pensa. Os
    grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos
    flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível,
    com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

    A evaporação so ocorre quando entra em contato com o ar...
    faça um teste, encha Dois litrão de refri... deixa um fechado
    e outro aberto por uma semana depois vc vê em qual falta
    combustivel...

    4º Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido... :OK: :OK:
    isso mesmoOOOO... ainda mais se o posto for antigo
    a tempo ja sem passar por uma reforma...
    tanques enferrujados cheio de depositos no fundo...
    de preferencia sempre abastecer em posto *NOVO*
    ou que passou por reformas recentes...
    pois ja estão dentro da lei... com tanques ecologicos de fribra...



    Muito legal da parte do nosso Amigão (MVOS)
    com certeza ele contribuiu muito...
    espero ter ajudado tambem...
    Grande abraço!!
    Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    130

    Re:Truques pra abastecer

    Vlw, estamos aqui para somar
    Abraço
    YES 08/09 - PROTORK V-PRO - LEVORIN 100-90 18 - VELA NGK IRIDIUM - PASTILHA YBR - SEM RETENTOR FILTRO DE AR - OLEO 90 NA RELACAO RULEZ - OLEO LUBRAX TOP TURBO 15W40

  13. #13
    Motociclista Avatar de Rogerio Diniz
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Ijui/RS
    Idade
    35
    Posts
    615

    Re:Truques pra abastecer

    ahh na moto nem me strsso com isso, ma no carro é uma coisa pra se pensar!
    acesse www.equipenograuijui.zip.net
    [img width=480 height=99]http://img864.imageshack.us/img864/7973/semttulobadw.jpg[/img]

    informações sobre peças MSN:[email protected]

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    João Pessoa
    Posts
    143

    Re:Truques pra abastecer

    puts muito legal vou procurar lembrar dessas dicas quando tiver que parar no posto :OK: :OK:
    [img width=480 height=120]http://img717.imageshack.us/img717/6397/assinaturao.gif[/img]
    [glow=yellow,2,300]"No Peito de Todo Motociclista, Bate Um Coração Aventureiro, Que o Leva Pelos Caminhos da Emoção!!!"[/glow]

    Financiamento: Faltam so 34 \o/ - 0 [glow=yellow,2,300]██████████████░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░ ░░░[/

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Truques pra abastecer

    A única dica que eu sempre segui á risca foi a última, do caminhão abastecendo. Lógico que vai mecher com a sujeira do fundo. Vou em outro e evito de pegar gasolina suja. Apesar que deve ter algum filtro nas bombas, mas enfim... prefiro não arriscar.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •