Quando ensinei minha esposa preferi usar uma Fan 125 para fazê-lo. Escolhi uma rua asfaltada e deserta, peguei várias garrafas de Yamalube (da minha Crypton) vazias e sem tampa (se passar por cima, amassa e não derruba a moto) e levei a gata pra lá.
Coloquei na cabeça dela que ela não sabia de nada e estava começando a aprender. Isso foi importante, pois ela não quis mostrar o que sabia em hora alguma.
Antes de tudo, pedi que ela montasse. Aí eu deitei a moto no chão e pedi que ela levantasse. Tranquilo. Depois, com ela na moto, fiz movimentos de um lado para outro, para saber se ela tinha força nas pernas. Ok também.
Com a moto original, fui para o "campo". Fui correndo atrás dela enquanto ela fazia um oito, para aprender a curvar para os dois lados. Sempre em 1ª marcha. Segurava a moto pelo apoio do garupa, sem prejudicar o equilíbrio.
Depois fiz das garrafas cones e fui diminuindo a distância entre eles, até ficar bem próximos. Ela tirou tudo de letra.
Aí treinei frenagem e partida no plano, frenagem e partida na descina e na subida.
Enfim, foi isso que eu fiz e recomendo.

Responder com Citação