O blau, eu não estou falando em um grande aquecimento de imediato ao ponto de pifar a curto prazo, eu falo em um pequeno aquecimento(ºC), no conjunto por um longo período de utilização da moto.
Quanto aos feios um amigo meu foi dar uma de piloto em um autódromo com uma suzuki 750, lá pelas tantas ele ficou sem freio na dianteira e traseira(moto original), é que agora sem a adição de amianto(meio-ambiente) nas pastilhas elas vitrificaram pelo calor gerado e perderam o atrito, não escafodeu-se em uma curva por pouco.
Quanto ao, motor quando ele é projetado, as aletas tem um gradiente térmico de dissipação da temperatura. As tintas de fábrica são específicas em espessura e termocondução. Eu tenho uma moto com o motor todo em preto, porém o pigmento já é colocado no molde de fundição.
Faço um desafio para quem acha que não dá nada. Pega uma tinta spray e pinta o radiador do carro(refrigerado a água) e bota para rodar(mas fica de olho no termostato). Será que agora dá para traçar um correlação.
O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.
Ô José, mas andar em autódromo é outro esquema. Andar com pastilhas de freio originais não dá, tem que trocar.
Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ
Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.
isso é verdade meu pai tinha 1 F-1000 98 4.9l a gasolina, e ela era preta com akeles adesivos na caçamba rosa "Lightning" e pintou o radiador de preto, e ele percebeu q depois disso a temperatura normal de trabalho subiu 1 poco, tipo ficava certo na risca do meio, depois de pitar ficava sempre passando da risca pouquinha coisa, mas ja dava pra perceberq passava ... entao poda ter relacao sim com o q vc fala, para tirar a duvida era bom se fizessem o teste com termometro de oleo, tipo antes de pintar e depois de pintar pra ter a certeza!!
Meninos brincam de tuning , homens aceleram seus V8s...
Recentemente reformamos um maverick, pintamos motor e o radiador, antes retiramos a tinta antiga que meu pai pintou no começo dos anos 80, e desde essa época nenhum problema, não uso ele em autódromo mas sempre dou uma cutucada boa e até agora nenhum problema também.
Ja tem uns 10 anos que reformamos uma kombi 1600 que usamos diariamente, pintamos o cilindro de preto. Se da algum problema eu não sei, só sei que ta durando. :G
Maverick![]()
"ANDO DEVAGAR PRA NÃO VER CHORANDO, QUEM ME ESPERA SORRINDO."
http://anonimotos.blogspot.com -visitaew o nosso blog pow! (blog em Desenvolvimento ainda)
#AnoniMotos Avaré - SP
Não creio que uma camada de tinta aplicada com pistola ou ate mesmo spray, seja grossa o suficiente para interferir nessa troca de calor não!
"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota"
aff tem kd topico....... :0_0: .....nd a declarar!!!! :G
Nam compare um motor refrigerado a água com um a ar.
Num refrigerado a água pode até envolver ele (O MOTOR) numa manta térmica.
Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ
Eu discordo blau, quem é que tira a temperatura dá água..................... é o ar então quem resfria o motor refrigerado a água é o ar. Porque liga a ventoinha quando está no trânsito parado, para o ar passar nos favos do radiador e retirar a temperatura da água que resfria o motor.
O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.
Tava falando do mavekão do colega aí embaixo, não da pintura do radiador.
Agente tava falando inicialmente sobre pintar cubos e motor refrigerado a ar de uma 125cc ou de pintura de radiadores onde uma gotinha já tampa uma boa parte da passagem de ar??
Como eu disse:
Apaga o tópico, uma pintura nas partes do assunto original não vai fazer a menor diferença.
Vai fazer muito mais diferença um óleo melhor ou mistura mais rica.
No caso dos freios então... Pode dar 5 demãos de tinta acrilica.
1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
4ª: Biz 110i 2017
5ª: Fan 160 ESDi 2019
6ª: Fuçando o OLX...