quanto à viseira fumê ou iridium
pelo que um patrulheiro da PRF me informou, a viseira tem que ser do material fumê ou ter aplicação do material iridium de fábrica, e essas são identivicadas por uma inscrição em relevo na parte de dentro da curva da viseira perto dos encaixes que diz "permitido para uso diurno" pode ser tanto em inglês quanto outra língua, mas isso mostra e o iridium é de fábrica.
o que não pode é colocar película nas viseiras, o que acontecia muito, antes de se popularizarem as viseiras coloridas nos capacetes de baixo valor.
quanto à validade é como já foi dito
desde que esteja em boas condições não existe um prazo de validade, mesmo porque os materiais usado demoram centenas de anos pra se decomporem, desde o ABS do casco até a espuma do revestimento interior.
aqui no maremoto deste ano (encontro de motos realizado em Tramandaí-RS) apareceu um tio de harley 68 com o capacete que comprou na época, um capacete de metal revestido em espuma e couro, ele disse que comprou no mesmo dia que recebeu a moto.
Por falar em outros capacetes, já ouviu falar dos Vallen? Sei que são produzidos aqui, e que minha esposa adorou o modelo Essence... mas não ví um relato deles ainda.
Comprei uma fumê da Tekk, pois é a mesma coisa da que vai no meu LS2. Tem os escritos lá na curva do lado direito em inglês, só que eu acho que o sentido é um pouco diferente da sua frase.
"Not warranted shatterproof
If tinted for daytime use only"
Eu entendi como, eles não garantem que ela é inquebrável, e se ela não for a padrão (cristal, não pintada) usar somente durante o dia.
Comprei ela para minimizar os efeitos do sol na cara, indo da zona norte em direção a zona sul pela manhã... achei mais barato que comprar um bom óculos de sol... atendeu muito bem. O problema, é quando chego no túnel... é abrir a viseira, ou pilotar as cegas.
pra um cara que usa o capacete umas 12 horas por dia, as espumas cada dia ficam mais finas, em pouco tempo o capacete ja roda na cabeça, e tem cara q insisti ainda em usar.
[QUOTE=kiligan;750023]Por falar em outros capacetes, já ouviu falar dos Vallen? Sei que são produzidos aqui, e que minha esposa adorou o modelo Essence... mas não ví um relato deles ainda.
Parece ser um destes modelos medianos que estão infestando as lojas, mas sem poder ver pessoalmente é difícil a regra do capacete é simples sempre compre o melhor que puder mas por um valor parecido é o Syko um capacete mediano de uma empresa americana mas que vale o custa ,em situações normais é suficiente
![]()
ER-6N
Pode ser multado sim, na prática é dificil, principalmente se o capecete estiver em boas condições com viseira limpinha e sem riscos a policia não encrenca não... mas se por acaso quizerem eles podem multar sim.
[QUOTE=WeaponX;750089]X.
Se você, prestar atenção, esse casco aí é o mesmo dos antigos MHR e agora No Risk.
Esse casco é fabricado na china e é vendido para um monte de fabricantes no mundo, que só colocam o seu logo e o vendem, como era o caso da MHR, LS2 e agora a No Risk.
É um bom capacete, eu tinha um MHR igual a esse da foto, só que vermelho e era muito bom o custo x benefício.
Errado, não pode multar não, se o capacete estiver em boas condições, com selo do Inmetro ou fabricção anterior a 2008, selo refletivo e tudo direitinho, não pode ser multado não.
Não existe validade para capacetes, se alguém for multado com essa justificativa, pode recorrer que é causa ganha, capacetes são bens duráveis.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta
Verdade mas ele é interessante porque não é proibitivo em questão de preço, e uma boa alternativa para o pessoal que não pode gastar muito para equipar-se
ER-6N
[QUOTE=Kbça 2T;750126]Errado.
Como já falei, procure em algum lugar do CTB alguma menção em relação à validade de capacete, você não encontrará, portanto, não existe tal regra e automaticamente não existe multa para tal.
Repito, capacete não tem validade, e não entra nessa de não estar usando equipo obrigatorio em condições. Não tem essa de que ninguém faz então virou lenda, não fazem pq não existe tal proibição ou algo que o valha no CTB.
Não é que na prática não multam, não multam pq não podem multar. Vão te multar pelo capacete estar todo ferrado ou sem selo refletivo ou sem selo do Inmetro (para fabricados após fevereiro de 2008), por ter problemas de segurança como viseira quebrada ou ruim, cinta jugular com problemas, casco rachado, etc, porém VALIDADE NÃO.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta