Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 40
  1. #1
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    37
    Posts
    3.630

    A lenda do capacete vencido

    O povo sempre cita a lenda de que o capacete tem validade de 3 anos(e sempre qdo agente compra ele ja foi produzido a alguns meses), afinal o capacete tem validade?
    Eu vejo inumeras pessoas andando com capacetes com cara de 10 anos de uso eles podem levar multa?
    O que eh verdade ou mito?

  2. #2
    Banned
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Idade
    41
    Posts
    84
    Tem validade sim.E pode ser multado.

  3. #3
    Banned
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Recife
    Idade
    34
    Posts
    708
    engraçado um colega meu abordou hj dizendo que meu capacete tava vencido pq ele foi fabricado em 2008.

    capacete não tem validade, vc pode levar uma multa caso ele não tenho selo do inmetro.
    a validade do capacete é se vc cair com ele por mais que não tenha danificado "muito" é necessário trocar, pq na próxima queda ele pode não suportar o impacto.

    ____________________________________ adicionando ________________________________________
    Parecer nº 039/2006




    REQUERENTE: Presidente do Conselho Estadual de Trânsito
    ASSUNTO: Validade do capacete de segurança para motocicletas e similares.

    Determina o Presidente do Cetran, parecer sobre o prazo de validade dos capacetes de segurança utilizados para a condução de motocicletas e similares, considerando que agentes de trânsito estariam autuando condutores dos referidos
    veículos por infração capitulada no art. 244, I do Código de Trânsito Brasileiro quando da verificação da suposta validade vencida dos mesmos.


    Após consulta realizada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia - Divisão de Certificação de Produtos do Estado do Rio de Janeiro, Organismo este de Certificação de Produtos credenciado pelo INMETRO para a certificação de capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, obtivemos a resposta do referido órgão que a norma NBR 7471/2001 - Capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, que rege os ensaios para a avaliação da conformidade e a Portaria 086, de 24/04/02, do Inmetro que regulamenta a certificação destes produtos, não faz qualquer previsão quanto a especificação da validade do produto. De acordo com o referido órgão, é necessário constar a
    data de fabricação do capacete, porém os fabricantes colocam além da data de fabricação, uma data de validade nos rótulos, dentro dos capacetes, sendo que não há exigências específicas nos procedimentos de certificação a este respeito (data de validade).


    No mesmo sentido, a Taurus Capacetes Ltda., uma das maiores fábricas de capacetes para motocicletas do Brasil, nos responde que não há na legislação brasileira, a Resolução n° 20 do Código de Trânsito Brasileiro, nem na definição técnica da norma NBR 7471/2001 do Inmetro qualquer menção sobre o prazo de validade dos capacetes motociclísticos pelo simples motivo de não tratar-se de um produto perecível.
    Conforme salienta ainda a referida Empresa, as datas colocadas nas etiquetas dos mesmos existem devido a uma sugestão ao usuário de que o produto deveria ser substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento que é retirado da caixa e efetivamente utilizado continuamente durante o período indicado por pelo menos 12 horas diárias.O principal motivo da substituição do capacete após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda, não está relacionado à perda de suas características protetivas, e sim à
    diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do capacete. O achatamento faz com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, girando em todos os sentidos e prejudicando, assim, a sua segurança.


    No caso dos capacetes importados, em função da formulação diferenciada das espumas, estas se transformam em pequenos pedaços, como flocos, causando o mesmo efeito comentado no parágrafo anterior após cinco anos de uso. A informação consta também na etiqueta do produto. Portanto, capacetes que são utilizados esporadicamente podem durar períodos mais longos desde que:


    a) não tenham sofrido
    quedas;
    b) sejam utilizadas peças
    originais;
    c) o ajuste interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na
    cabeça;
    d) sejam fabricados por empresas idôneas e possuam o respectivo
    selo de
    certificação do Inmetro."


    Sendo assim, conforme o exposto, conclui-se que o agente de trânsito quando em atividades de fiscalização de trânsito, não dispõe dos meios necessários para afirmar que determinado capacete está com sua validade vencida, apenas podendo ser verificado tal requisito em laboratórios apropriados para tal fim.



    ANDRÉ GOMES
    BRAGA
    CONSELHEIRO CETRAN
    Última edição por brunocfreitas; 13-10-11 às 19:14.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Darkknight
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Gabriel Monteiro-SP.
    Idade
    32
    Posts
    441
    acho q da B.O se nao tiver o selo do inmetro mesmo.....

  5. #5
    Motociclista Avatar de Esquadrão Marte
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Uchoa/sp
    Idade
    42
    Posts
    1.800
    Por aqui na minha cidade é valido andar com aqueles capacetes que parece Boné, sem viseira. Já não fabrica mais deles, é Raro achar novo para Comprar... Pela lei é proibido, Mas na cidade a policia é de Boa deixa usar...
    - Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.

  6. #6
    Olha o meu tem 1 ano ainda mas ja me pararam eu usando viseira fume e deu em nada mas vai saber o que eles realmente tava procurando né !

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Dumbex
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Piracicaba - SP
    Idade
    34
    Posts
    2.567
    Boa, se for assim, vou ter que trocar já meu ls2.

    To fudido kkkkkk usei ele tão pouco

    =)
    "Motocicleta é tão segura que nem precisa de cinto de segurança!"
    Dumbex - Piracicaba /SP


  8. #8
    Motociclista Avatar de rodrigo2011
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Araguaina - Tocantins
    Idade
    34
    Posts
    905
    o meu tem 2 anos so q ja caiu tanto esta todo ralado q tem cara de 20 anos atras troco tbm nao e um bieffe e foi caro d ++ pra trocar atoa kkkkkkkkk

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    O meu tá todo ralado, arranhado, desbotado, tem uns 4 anos, mas o selo do inmetro tá intacto

  10. #10
    Motociclista Avatar de Esquadrão Marte
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Uchoa/sp
    Idade
    42
    Posts
    1.800
    Eu tenho um Yohe que comprei zero em uma liquidação por que já estava vencido... Mas zero é zero ..... O que muda é a data da Etiqueta nada mais..
    - Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Citação Postado originalmente por motoveia Ver Post
    Tem validade sim.E pode ser multado.
    Tá de palhaçada né???

    Capacete tem validade sim, de uma queda.

    Capacete é um bem durável, ele não tem prazo de validade, portanto, você, de nenhuma forma pode ser multado por ele estar vencido.

    Você pode ter problemas por selo do inmetro, falta de adesivos refletivos, mas validade, NÃO.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  12. #12
    Motociclista Avatar de rodrigo2011
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Araguaina - Tocantins
    Idade
    34
    Posts
    905
    se capacete durasse so uma queda tava lascado minha ex com uma semana q tinha comprado o capacete jogou do outro lado da rua kkkkkkkk deu vontade de mata-la mas a maria da penha e foda kkkk

  13. #13
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    O meu tá todo ralado, arranhado, desbotado, tem uns 4 anos, mas o selo do inmetro tá intacto
    o meu tbm..
    e a espuma q veda a viseira pra não ficar assuviando num tah prestando mais =S

    Como o tempo e o vento...

  14. #14
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Isso é relativo.

    Obviamente que se um capacete, em uma situação hipotética, for fabricado e ficar dependurado um bocado de anos, esse material vai envelhecer igual. Não digo os 3 anos, mas com o passar do tempo, por exemplo, há o ressecamento de plásticos, etc.

    Porém 3 anos de uso intenso, é perceptível que o capacete não é mais o mesmo. Principalmente se deixar cair (sempre cai).

    Claro, se usar o capacete eventualmente (para viagens, por exemplo, e tr outro pra ralar mais seguido) é obvio que o capacete vai passar esses 3 anos de boa.

    Porém, ao menos aqui na área que eu ando, essa lei não pegou.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Isso é relativo.

    Obviamente que se um capacete, em uma situação hipotética, for fabricado e ficar dependurado um bocado de anos, esse material vai envelhecer igual. Não digo os 3 anos, mas com o passar do tempo, por exemplo, há o ressecamento de plásticos, etc.

    Porém 3 anos de uso intenso, é perceptível que o capacete não é mais o mesmo. Principalmente se deixar cair (sempre cai).

    Claro, se usar o capacete eventualmente (para viagens, por exemplo, e tr outro pra ralar mais seguido) é obvio que o capacete vai passar esses 3 anos de boa.

    Porém, ao menos aqui na área que eu ando, essa lei não pegou.
    Que lei, QUE LEI?????????

    Não tem lei nenhuma, capacete não tem validade.

    Outro detalhe, sobre a sua citação do "SEMPRE CAI". Eu tenho capacetes que com mais de dois anos, NUNCA cairam no chão, nunca mesmo e usando todo dia, a diferença é que com um capacete de 50 conto, você quer mais é que se fod@, mas com um capacete de 600 conto, pelo menos eu, costumo ter mais cuidado.

    Meu MHR os unicos ralados que ele ganhou, foi quando eu caí com ele e meu HJC, foi roubado depois de mais de dois anos de uso DIÁRIO sem um arranhão e sem sofre uma única queda, seja sozinho ou "comigo dentro". hahahaha

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

 

 

Tópicos Similares

  1. Transamazônica: Desafio vencido!
    Por nelsonbad32 no fórum Região Sudeste
    Respostas: 12
    Último Post: 20-10-11, 17:25
  2. Transamazônica: Desafio vencido!
    Por nelsonbad32 no fórum Região Sudeste
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-11, 10:22
  3. Transamazônica: Desafio vencido!
    Por nelsonbad32 no fórum Região Sudeste
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-11, 10:17
  4. RD 135 uma LENDA ....
    Por Tiburcio no fórum Videos
    Respostas: 5
    Último Post: 21-03-11, 18:02
  5. duvida: Capacete vencido dá multa?
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 18-02-08, 22:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •