Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Retificador da YES esquentando - Estator alterado?

    Há poucos dias comentei em um tópico que aqui onde eu moro não tem YES praticamente.
    Eis que passo na frente da oficina de um amigo meu, e tá lá uma YES sem tanque, banco e carenagens.

    Não peguei muitos detalhes porque tava com pressa. Mas a princípio é isso:
    O regulador esquenta, não sai carga dele pra bateria, e ligando a bateria carregada no circuito tudo funciona.

    O que dá pra entender é que o regulador tá em curto: entra carga do estator e a corrente morre ali dentro. Por isso esquenta e não sai nada.
    Se fosse curto externo seria depois dele pra esquentar assim, ou seja: da bateria em diante, porem... tudo nela funciona normal.

    Só que eles botaram um regulador novo e aconteceu a mesma coisa.
    Falei que ia dar uma olhada no esquema elétrico, pra ver se dava uma mão pra ele.

    Tava vendo aqui, que o estator (corrente alternada) não tem ligação nenhuma com o sistema de energia e iginição da moto.
    Simplismente entra energia do estator CA no regulador e simplismente sai retificada CC em um conector, pra bateria e depois ela alimenta tudo na moto.

    A princíipio uma coisa simples, mas que tá bem estranha, pois com a bateria com carga tudo funciona. To começando a desconfiar que o outro reguldor novo pode ter vindo com defeito, será?

    Lembrei de comentar aqui pra voces pra ver o que me dizem, pois sei que tem experts em YES aqui. Vai que alguem já pegou ou ouviu algum caso parecido.

    Como eu disse não peguei muitos detalhes, mas depois de amanhã vou lá dar uma mão pra ele.
    Mas o que entendi foi isso: regulador esquenta, não sai carga pra bateria, e se a bateria tiver carga funciona tudo normal. Ah, ele disse que abriu o estator pra ver se encontrava algo anormal, tambem não achou.

    E agora? Alguem tem idéia?

    ---------- Mensagem adicionada às 20:20 ---------- Mensagem anterior foi às 20:14 ----------

    Alguem sabe que tensão tem de ter nos 3 fios amarelos que saem do estator pro regulador?
    Última edição por magrao tk; 03-11-11 às 06:44.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Cara, Yes por aqui é mosca branca hehehe.
    Pode ser até aterramento do retificador. Tente achar os valores de tensão das bobinas. Caso não achar desconecte todo o sistema, deixe apenas o retificador ligado no estator pra ver o que dá.

    Manuais dela:
    4shared - My 4shared - shared folder - free file sharing and storage

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    O cara fez isso Stone, desconectou aquele plugue branco de 2 fios, é a saída regulada pra moto. Deixou só o conector preto, que é a entrada do estator.


    Das 2 uma: ou o regulador novo veio com defeito, ou o estator tá mandando sobrecarga a ponto de pifar o regulador e pifou o novo tambem. To desconfiando disso.

    A dúvida é:

    Quantos volts gera o estator da YES?

    Alguem com YES aí sabe, ou tem como medir?

    Ajuda ae

  4. #4
    Motociclista Avatar de WeaponX
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.130
    Creio que o da Yes produza entre 12 e 14 volts sendo que qualquer coisa acima de 14 já é sobrecarga!
    ER-6N

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por WeaponX Ver Post
    Creio que o da Yes produza entre 12 e 14 volts sendo que qualquer coisa acima de 14 já é sobrecarga!
    Eu acho que deve ser mais por causa do giro, em baixas rpm já tem de ter uma tensão boa pra poder estabilizar nos 12v, e com isso em alta vai gerar muito mais.
    Geralmente os reguladores aguentam tensões mais altas na entrada, mas mesmo assim, tá faltando do que desconfiar.

  6. #6
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972
    Dos 3 fios devem sair 30kV SNME entre o fio e terra.

    E pra bateria deve sair 14v a 8mil RPM, acima disso o retificador está com problema.

    Quando deu pau no meu retificador eu medi ali desta forma.
    O estator da Yes é bem parrudo, mas tem gente que só manja de CG e quando o cara quer colocar Xenom vai direto no estator refazer.
    Verifica se não foi esse o caso dessa motoca.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Dos 3 fios devem sair 30kV SNME entre o fio e terra.

    E pra bateria deve sair 14v a 8mil RPM, acima disso o retificador está com problema.

    Quando deu pau no meu retificador eu medi ali desta forma.
    O estator da Yes é bem parrudo, mas tem gente que só manja de CG e quando o cara quer colocar Xenom vai direto no estator refazer.
    Verifica se não foi esse o caso dessa motoca.
    O cara aqui até desmontou o estator, mas não sei como e o que mediu. Não cheguei a perguntar como ele fez.
    Ele se admirou tambem, disse que é parrudo mesmo. Aqui nem tem YES, aí é esse o caso, só mexem com Honda e Yamaha.
    De tardinha se der um tempo vou passar lá pra ver como está e passar essas dicas. Valeu! o/

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Portão - RS
    Idade
    40
    Posts
    295
    Cara... tive uma Intruder e dos fios do estator saiam em torno de 70V CA.
    Dá uma olhada se entre as 3 bobinas do estator (são 3 aí? na Intruder eram 3) sai +- a mesma coisa.
    Na minha quando deu problema, um mandava tensão bem abaixo, estava em curto..isso com o plugue do estator desconectado do Retificador. Como estava em curto, após conectar no retificador, a moto chegava a dar uma pesada violenta no motor.

    Pode medir também a resistência das bobinas do estator (no manual de serviços da Intruder dizia a resistência - que eu não lembro agora).
    Se não tiver no manual, mede se estão todas iguais ou parecidas pelo menos.

    Abraço!
    Intruder 125 Bobber/Chopper - e dá trabalho.....

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Allisongia
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Recife-Pe
    Idade
    35
    Posts
    377
    O retificador fica quente mesmo po..
    fica morninho enquanto ta trabalhando...

    Caso esquentar demais pode ta em curto detro dele..
    pelo fato dele ser blindado fica dificil de reutilizar..

    Se tiver xenon, tem que ter um reatorzinho pra poder ajudar o velho amigo retificador.
    assim ele nao aguenta tanta pressão, principalmente se teve o estator enrrolado de novo..

    Mas, se caso nao for nenhuma dessas diz ai.. quero saber o que aconteceu..

    ja evito de ficar nessa tbm..
    "O que me incomoda não são os Gritos dos Maus, e sim, o Silêncio dos Bons"
    foto da magrela pra acompanharem
    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...as-P%C3%A1g-16

  10. #10
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Vamos lá:

    O normal é o retificador esquentar muito, muito mesmo. O da minha moto é o original dela, quase 6 anos e esquenta demais. Sem problemas. É feito para isso. Quer trocar? Compre na Servitec, basta entrar no site.
    Não tem mistério.
    Até uns 14,5Volts CC é aceitável, acima disso fica perigoso.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Traxx 50cc com pane eletrica
    Por reyboy_fan no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 07-12-10, 04:00
  2. Pane elétrica na partida da minha twister
    Por MarciON no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 16-01-09, 12:47
  3. Roda traseira da TW esquentando
    Por gudex no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 22-04-08, 18:29
  4. Esquentando o motor
    Por AMBN no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 10-11-06, 14:52
  5. Esquentando a moto
    Por alexandrev8 no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 05-07-06, 21:27

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •