Opa, Tudo joinha?!

Galera, li aqui no fórum, depoimento de pessoas relatando que quando davam partida na Twister acabava "resetando" o painel.
Falaram que trocaram a bateria, e isso resolveu. Queria saber se resolveu mesmo ou foi só paliativo, pois estou com o mesmo problema na minha Twister, a qual também não "pega". Já dei uma passada rápida, rápida mesmo, numa oficina e o mecânico testou com um aparelho, e disse que a moto tá carregando a bateria, mas como estava sem tempo($), não deixei para mais exames.
Bom, é certo que a bateria está fraca, mas estou em dúvida se a bateria é a causa ou a consequência de um outro problema relacionado a elétrica da moto.
Notei que quando tirei a bateria da moto, uma Heliar, na hora de colocar o cabo no lugar, ao encostar o cabo positivo no borne, saiu um faísca bem fraquinha.
Tirei um fusível de cada vez, e quando tirei o que alimenta o relógio (na caixa de fusível é o que diz Clock) parou a faísca. Isso é normal? Acontece em todas? Ou realmente estou com problemas na elétrica?

De qualquer maneira vou ter que comprar uma bateria nova, pois nessa Heliar tive que abri pequenos orifícios com uma injeção para colocar solução de bateria nela, para poder rodar mais uns dias até comprar outra. E aqui vem outra questão: - Li aqui no fórum, que um pessoal colocou bateria de nobreak na moto. Queria saber mais depoimentos de quem fez. Tipo: marca, amperagem, tempo até outra troca, e a experiência.


Obrigado pela atenção.


Um baita Abraço.