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Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Usuário de motoneta
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    Nov 2011
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    Primeiras impressões: Yamaha XT 660Z Ténéré

    Motocicleta custa a partir de R$ 30.500 e vai bem na terra e no asfalto.
    Marca japonesa disponibiliza apenas a cor azul e sem freios ABS.


    A Yamaha acaba de lançar no Brasil a nova Yamaha XT 660Z Ténéré , que teve sua apresentação oficial ao público brasileiro na edição passada do Salão Duas Rodas, em outubro. Este modelo era muito esperado pelos consumidores e completa a chamada “família Ténéré”, já composta por XTZ 250 Ténéré e a XT 1200Z Super Ténéré. Foram três anos de ansiedade dos consumidores, desde o lançamento mundial da moto, em 2008, até a chegada ao país.

    Yamaha XT 660Z pode rodar por terra e asfalto (Foto: Raul Zito/ G1)
    Com visual que remete às motos de rali e nome sugestivo — ténéré significa deserto no dialeto do povo africano touaregue —, a motocicleta chega com preço base de R$ 30.500 para brigar no segmento das trail de média cilindrada, que está aquecido no país. As concorrentes diretas são as monocilíndricas BMW G 650 GS e a Yamaha XT 660R , moto com a qual a Ténéré compartilha o mesmo motor. A Honda XL 700V Transalp entra na briga por suas características de uso misto similares à Ténéré, mas apresenta motor de dois cilindros e valor mais alto.
    A lista segue com Suzuki DL 650 V-Strom e Kawasaki Versys, ambas também com motores de 2 cilindros, mas com aptidões mais voltadas ao asfalto que a Yamaha. Já a BMW F 800 GS está em outro patamar de conjunto e preço, custando R$ 42.900. Os deslizes da Ténéré frente às rivais, além de ser a última a chegar ao mercado brasileiro, são a opção de apenas uma cor (azul) e a falta dos freios ABS, que já está disponível no exterior para a moto e todas rivais possuem no Brasil, com exceção da V-Strom e da XT 660R.

    Comportamento
    O G1 avaliou a Ténéré 660 por um roteiro de 400 km, que passou por cidade, autoestradas, estradas sinuosas e trechos de asfalto com média de consumo de 19,6 km/l. Esse número multiplicado pelo tanque de 23 litros resulta em autonomia desejável para os que procuram por longas viagens. Devido À elevada altura do assento de 896 mm, quem possuir menos de 1,75 m de altura pode sofrer um pouco para conduzir a motocicleta e ter de ficar na ponta dos pés em alguns momentos.

    Yamaha XT 660Z Ténéré (Foto: Raul Zito/ G1)
    Contudo, ao entrar em movimento, a motocicleta é fácil de ser domada e apresenta ergonomia confortável, mas sem deixar de ser bruta. Seu motor de 1 cilindro, 660 cm³, 4 válvulas e refrigeração líquida gera, de acordo com a fabricante, 48 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 5,95 mkgf a 5.500 rpm. Na prática, o monocilíndrico é impetuoso, sobretudo até os 6.000 rpm.
    A motocicleta garante ótimas arrancadas, o que proporciona bom desempenho na cidade, estradas sinuosas e deslocamentos de terra. Em autoestradas, à medida que a velocidade aumenta, a Ténéré perde um pouco de seu vigor, mas se mantém eficaz. Acima dos 100 km/h é notada a presença de sua alta bolha dianteira e das carenagens laterais, que protegem o motociclista das intempéries do clima. Contudo, o para-brisa gera turbulência a quem possui mais de 1,80 m, pois transfere o fluxo de vento à parte superior do capacete. Em altas velocidades também surge outra característica do motor que é a grande vibração e ruído típica dos motores de 1 cilindro.
    Em trechos urbanos a Ténéré mostrou boa desenvoltura para enfrentar o trânsito pesado. O posicionamento esguio do motociclista sobre a motocicleta garante o controle da situação, auxiliado por um bom ângulo de esterço. Contudo, no “para e anda” da cidade o motor tende a esquentar em demasia.

    Lanterna traseira da Ténéré (Foto: Raul Zito/ G1)
    Desafiando a terra
    Apesar de poder assustar por seu peso de 186 kg a seco e imponência, a Ténéré mostrou maneabilidade e dinâmica interessantes, inclusive, na terra. Se em curvas de alta velocidade e trocas de direção no asfalto, o conjunto apresentou firmeza, fora dele, a sensação foi a mesma. Neste momento sua altura elevada a favorece e ajuda a superar os obstáculos com precisão.

    Visual da Ténéré remete às motos de rali (Foto: Raul Zito/ G1)
    Ao utilizar a posição em pé sobre a moto, ideal para trechos off-road, a Yamaha garante muita diversão aos adeptos do mototurismo e permite alcançar locais inóspitos. As suspensões garantem conforto e esportividade ao mesmo tempo.

    Painel mistura elemento digitais e
    analógicos (Foto: Raul Zito/ G1)
    Na dianteira, a Ténéré possui um garfo de telescópico com 210 mm de curso, enquanto na parte traseira o amortecimento fica a cargo de um monoamortecedor de 200 mm. Ambos possuem regulagens. Os pneus de uso misto também ajudam bastante, pois garantem boa aderência mesmo na lama.
    Para os que desejam encarar a terra, a Yamaha disponibiliza uma série de acessórios, como os que estão presentes na moto avaliada. Protetor de mão (R$ 571,37), placa protetora de motor (R$ 601,61), protetor de farol (R$ 267,6) e cavalete central (R$ 608,45) são indicados pela marca para os usuários mais radicais. Outros acessórios interessantes são as malas, que podem ser fixadas lateralmente e na traseira. A mala superior, como a da moto avaliada, custa R$ 1.640, 46 e o kit de malas laterais saem por R$ 2.983,79.
    Revivendo o passado
    Ao trazer o nome Ténéré de volta ao mercado a Yamaha tenta obter novamente também o sucesso obtido com os modelos nas décadas de 1980 e 1990. Contudo, o momento do país é outro e agora há muitos concorrentes a altura. A Yamaha pecou pelo atraso de trazer a XT 660Z ao Brasil e ainda sem o ABS.

    Yamaha revive o passado com a nova Ténéré (Foto: Raul Zito/ G1)
    Mesmo que os freios funcionem bem graças ao dois discos de 298 mm, na dianteira, e o disco de 298 mm, na traseira, no momento de emergência o ABS é indispensável. Se por um lado a Ténéré "derrapa", por outro traz o trunfo de obter um produto moderno e eficiente sem perder as tradições que estão no imaginário dos motociclistas.

    ---------- Mensagem adicionada às 10:03 ---------- Mensagem anterior foi às 10:01 ----------

    Gente é isso mesmo 1 Cilindro?

  2. #2
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    sim ela tem o motor mono-cilíndrico, o mesmo da Mt-03 e da Xt660R.

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de corsani
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    olha videozinho dela em ação

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de marcelofreitas
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    quero uma!
    ........amigão meu tem 2 DT 200R e eu querendo uma.........

    ......uma tézona tbm naum cai mau! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  5. #5
    Motociclista Avatar de WeaponX
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    Ainda vou dar uma volta em uma para ver ao vivo se ela merece o nome Ténéré no tanque kkkkkk

    Pelo vídeo ela parece tão ignorante quanto as antigas!!
    ER-6N

  6. #6
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
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    Eu achei bacana, mas não compraria agora.

    Tem muito lançamento chegando. Eu esperaria a poeira baixar.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  7. #7
    Motociclista Avatar de fredericoelias
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    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Eu achei bacana, mas não compraria agora.

    Tem muito lançamento chegando. Eu esperaria a poeira baixar.
    a poeira e o precinho camarada

    Homem, heterosexual, cristão e comedor de carne.
    Na luta pela defesa das minorias modernas.
    Veja o tópico da minha Fazer 2008 aqui Atualizado!

  8. #8
    Motociclista Avatar de SheBarros
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    Humm me convence não!

    Bonita, mas limitada em tudo...
    Só tem uma cor (gosto desse azul, o problema é só a falta de opções)
    Achei a lanterna com pouca visibilidade - imagina a noite embaixo de chuva!!
    660cc sem ABS?? Cabuloso hein...
    E o preço putz!!

    Ficaria tranquilamente com a GS650 que é hiper completa por um pouco menos $$
    Prefiro a "irmã" XT660
    "Só deixarei o par de rodas quando conseguir meu par de asas."


  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
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    SheBarros , a lanterna dela garanto que é melhor que a de lampada da 660 R , mas a falta de ABS é comum a Yamaha e Suzuki , a Versys e a Transalp tem ... e o da Transalp é combinado ...

    se vc for baixinha a G 650 garanto que é melhor , e ela tem 2 bonus , ser mais completa , e seguro barato pois as BMW ninguém rouba ... mas pós venda da BMW é terrivel ...

    por gosto iria na Teneré sim , mas daria um test drive na Versys e na BMW tbm ...

    valeu ...





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de corsani
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    se não me engano na europa tem modelo com abs opcional.

 

 

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