Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Tutorial - Lubrificação de cabos passo a passo

    Pra quem tá acostumado vai parecer óbvio esse tutorial, mas fiz ele especialmente pra quem tá começando nesse mundo das 2 rodas e não tem intimidade nenhuma com mecanica básica.

    Tirei várias fotos e vou tentar explicar como lubrificar os cabos de embreagem e acelerador, alem do manete e roldana do acelerador.

    Minha moto é uma Titan125, mas o modo de proceder é praticamente o mesmo em todas as pequenas.

    Material:
    -chaves para soltar o banco e o tanque (no meu caso uma chave de boca 12)
    -alicate
    -chave de fenda pra facilitar soltar a mangueira de combustível
    -chave 10 para o parafuso do manete
    -chave philips pra abrir a roldana do acelerador

    Outros:
    -óleo de motor
    -graxa
    -um pedaço de jornal
    -fica crepe, isolante ou qualquer outra fita adesiva
    -pedaço de arame
    -tubinho simples de desodorante
    -grafite em pó
    -gasolina
    -panos velhos ou estopa

    Tá complicado? Calma que já vão entender.

    Eu costumo usar óleo no cabo de embreagem, pelo seguinte motivo: a ponta do cabo que vai no motor da CG costuma ficar pra cima, o que faz a água entrar e ficar acumulada na parte mais baixa do cabo. (Ontem mesmo eu lavei a moto, e hoje ao retirar o cabo escorreu bastante água de dentro dele).
    O óleo então evita de enferrujar o cabo nesse lugar. Já o grafite não.

    E eu uso o grafite no cabo do acelerador e do freio tambor. Porque se usar óleo, o óleo em excesso vai continuar saíndo em baixo na ponta do cabo. Vai entrar óleo no carburador. E no freio, dependendo da inclinação pode pingar óleo no pneu, o que não é muito seguro, não acham?


    Bom, chega de blábláblá...

    1º Tire as carenagens laterais, o banco e o tanque.

    NOTA: Com excessão de alguns parafusos internos no motor e do espelho retrovisor direito das motos Yamaha, todos os parafusos da moto se afroxam tocando a chave no sentido anti-horário.

    Pra tirar o banco procure por 2 parafusos do lado de dentro do paralamas, um de cada lado.

    Esse sextavado aí.





    Pra tirar o tanque

    Antes de tudo coloque uma sacola plástica em baixo da torneira, porque vai pingar gasolina da mangueira em cima da tinta do motor




    1º Passo:





    2º passo:
    Solte esse parafuso:






    3º passo: se sua moto tiver marcador de combustível.

    Levante a traseira do tanque e identifique o cabo que sai embaixo dele (cabo da bóia)
    Depois percorra o cabo até identificar o plugue.

    No caso da minha, esse:







    Pra soltar o plugue precisa apertar o clip da trava e desplugar, simples!






    Agora sim! Sem as laterais, parafuso, mangueira, torneira fechada e plugue da bóia desconectada, pode se puxar o tanque pra tras e pra cima ao mesmo tempo, que ele vai sair.




    Desmontagem da embreagem







    CONTINUA...

    ---------- Mensagem adicionada às 22:30 ---------- Mensagem anterior foi às 21:45 ----------






    Na ponta do motor é só desenganchar da alavanca e puxar o cabo.



    Ao desmontar os cabos preste atenção em todos os guias e passadores do quadro pra depois montar o cabo no lugar certo pra não ficar trancando, enganchando ou ser esmagado em algum ponto.




    Vamos preparar o cabo pra colocar o óleo.

    Primeiro pegue o tubinho de desodorante, tire a ponta, e arranque o canidinho de dentro.
    Depois faça um furo maior e encaixe o caninho por fora.
    Coloque a gasolina no tubo, depois injete a gasolina no cabo pra limpar a sujeira e óleo velho.







    Amarre um aramezinho na ponta pra poder pendurar o cabo.

    Pegue a fita e o pedaço de jornal e faça um canudinho na ponta de cima do cabo, tipo um funil, como na foto.






    Agora basta pendurar o cabo em algum lugar, pegar uma tampa de óleo e colocar no funilzinho.
    Eu usei um óleo do motor mesmo, 20w40





    Coloque um recipiente em baixo de onde for deixar o cabo pendurado, pra não apanhar da mãe ou da mulher por fazer lambança no chão.

    Por falar em lambança, pra não encher aquela sanfoninha do cabo com óleo eu amarro um paninho em cima dela.




    Uns 15 minutos já é suficiente pro óleo sair embaixo e escorrer o excesso. Lembrando que na embreagem o óleo que sobrar vai se manter dentro do cabo, assim como a água tambem acumula devido a posição que fica na moto (no caso da CG).




    Pra montar o cabo basta seguir o caminho inverso da desmontagem.
    Mas antes de montar o cabo no manete, vamos lubrificar outra parte geralmente esquecida:




    Com a chave 10, solte essa porca em baixo, pra soltar o parafuso e liberar o manete.
    Em seguida limpe bem toda a sujeira acumulada, e passe graxa nas articulações, no parafuso e em todo o caminho que passa o cabo, inclusive no buraco onde é encaixado. Tudo isso faz atrito! Se tiver sem lubrificação gasta, cria folga e fica mais pesado, mesmo que nem se perceba isso.




    Pode abusar na graxa, depois pode tirar o excesso com um paninho. E a luva esconde tambem.




    Depois é só montar o cabo e regular a porca pra altura correta da embreagem.
    Quem não tiver certeza basta olhar o manual da moto que consta.
    Quem não tiver, recomendo baixar. Ajuda bastante!



    CONTINUA...


    ---------- Mensagem adicionada às 23:27 ---------- Mensagem anterior foi às 22:30 ----------

    Agora, o cabo do acelerador.

    No caburador com a mão ou com o alicate, desenrosque a tampa do pistonete. Nesse sentido.
    Depois puxe o pistonete pra fora. (cuidado pra não entortar a agulha!)







    Agora vem a parte chata!
    A mola que tem no pistonete tem de ser beeeeem comprimida na tampa, pra poder empurrar o cabo pra baixo.

    -Primeiro segure o pistonete pra baixo e retire a mola de dentro do pistonete.







    Comprima a mola o máximo que puder de contra a tampa do carburador.
    Puxe o pistonete pra baixo pra esticar bem o cabo, e segure ele esticado assim, pra depois empurrar o pistonete pra cima, até a pontinha do cabo conseguir sair por baixo do pistonete.



    Se tiver um alicate de bico ele pode facilitar pra prender a mola e segurar o cabo ao mesmo tempo.
    Eu como já to acostumado faço na mão mesmo. Mesmo assim é bem ruim de fazer, a mola é muito forte.
    Cuidado pro alicate não estragar o cabo.


    Aqui já consegui passar a ponta do cabo pelo lado de fora pra sair pelo buraco, como mostram as setas:



    Cuidado no manusear a mola pra ela não escapar, ela é bem dura e pode voar longe!




    No guidom com a chave philips solte os 2 parafusos pra desmontar a roldana.





    Depois de tirar a parte de cima gire a parte de baixo e empurre a ponta do cabo pra soltar da roldana do acelerador, como na foto.





    Desenrosque a curva do cabo da peça da roldana.







    Como falei no início, vou lubrificar o cabo de acelerador com grafite.
    Pra isso eu misturo o pó de grafite com a gasolina do frasco de desodorante, pode por bastante pó, e sacudir bem.

    Depois injeta no cabo.
    Com a gasolina, ela vai limpar o cabo e vai levar o pó do grafite no cabo todo muito rápido.

    Depois de evaporar a gasosa, vai sobrar o pó de grafite dentro, que deixa o cabo muito macio.
    Eu injeto a gasolina nessa parte do cabo, que ja tem um tipo de funilzinho.




    Depois do grafite injetado eu espero escorrer bem embaixo, depois injeto mais e deixo o cabo deitado no chão. Assim a gasolina vai evaporar mas não vai escorrer levando o grafite junto, fica mais grafite assim no cabo.

    Na parte da curva do cabo eu passo graxa mesmo, já que tem bastante espaço pro cabo correr pra fora e pra dentro como dá pra ver tambem na foto anterior.



    Pra montar o acelerador monte primeiro a parte de cima, seguindo o inverso da desmontagem.

    Em baixo assim como antes tem de comprimir bem a mola denovo, puxar bem o cabo pra ele encaixar no pistonete, no sentido inverso da desmontagem.


    Pra encaixar o pistonete no carbura preste atenção nesse detalhe: o pistonete tem lado- o carburador tem um pino guia por dentro pro pistonete não girar, ele tem que ficar com aquele corte encaixado no guia do carbura.

    O pino é do lado esquerdo do carburador.
    Se não for assim o pistonete não encaixa.



    Depois de montado talvez seja preciso regular a folga do cabo.
    Isso se faz lá em cima, naquela parte de rosca na curva, onde foi colocado o grafite. Ajuste pra que o acelerador tenha uma mínima folga no começo.

    Não deixe sem folga, ou a sua moto pode ficar com a lenta mais alta, pois o cabo esticado vai determinar isso em vez do parafuso da lenta, como deve ser.
    Última edição por magrao tk; 04-12-11 às 10:49.

  2. #2
    Novato Avatar de fvsrj
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    41
    Posts
    14
    Belo post meu camarada!!!!

    Muito bem explicado e funcional para os novatos assim como eu.....

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Arthur®
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Minas Gerais
    Idade
    36
    Posts
    434
    Magrao...sem palavras...
    trabalho de altíssimo nível..tutorial de profissional...até os mais tapados igual eu conseguem fazer vendo um tutorial assim
    Assim q ficar pronto, eu vo dar um jeito de salvar isso ou num documento do word,powerpoint ou pdf, de alguma forma vai ser salvo pq vale muito a pena

    Eu agradeço muito a iniciativa e a vontade de fazer esse tutorial, ja q foi eu quem mais pediu xD
    Muito obrigado e parabens pelo excelente tutorial
    Aguardo vc terminar ele.
    Abraços!

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Que bom que gostaram! Espero que não tenha ficado muito confuso. Se tiverem dúvida sobre algo podem perguntar.


    Conclusões finais.


    Outros detalhes:

    -Use um paninho pra protejer a capa externa do cabo contra a gasolina. Ela resseca esse plástico a longo prazo, deixando todo quebradiço. Além de ficar feio isso premite que a água penetre mais fácil pra dentro do cabo.
    Depois de lubrificados os cabos pode passar um paninho com detergente por fora, antes de instalar devolta na moto.

    -Com os cabos desmontados aproveite pra inspecionar as pontas deles, a fim de ver se não estão começando a arrebentar.



    Se tiver soltando alguns fiapos de arame nessas partes já aproveite pra colocar um cabo novo, pois ele vai durar pouco tempo, dependendo da quantia de arame já quebrado. É melhor prevenir do que ficar sem embreagem ou acelerador no meio do caminho.


    -Pra lubrificar o cabo do freio o procedimento é praticamente o mesmo da embreagem. Com a diferenca que se tira pela parte de baixo, no espelho da roda. (no caso das CG)





    Acho que é isso. Se esqueci de algo basta comentar.

    Lembrando que esse tutorial é pras CGs carburadas, em geral.
    No caso do acelerador, algumas coisas nas outras são um pouco diferentes, pelo fato de umas usarem carburador á vácuo, carburador eletronico, injeção, cabos de retorno, carburador ecco, autolube nas 2t... enfim...

    Inclusive se alguem tiver disposto a dar uma contribuída explicando procedimento nesses outros tipos de motos, o tópico é aberto a colaborações

  5. #5
    Motociclista Avatar de cmairon
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Ipatinga - MG
    Idade
    43
    Posts
    843
    Excelente tutorial magrão, parabéns mais uma vez parceiro, outro trabalho seu nota 10.
    ..:: Não tenho tudo o que amo... Mas amo tudo o que tenho!


    http://www.pequenasnotaveis.com.br/p...00-98-a-38768/

  6. #6
    Motociclista Avatar de WeaponX
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.130
    Se é ninja irmão!!

    Distribuir conhecimento para os novatos ou para quem quer aprender mecanica é só para quem pode e quer também!!
    Última edição por WeaponX; 04-12-11 às 17:56.
    ER-6N

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de ALXINFO
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Carius-CE
    Idade
    41
    Posts
    250
    Parabéns Magrão tutorial show de bola! muito explicado!!!

  8. #8
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Ótimo tutorial Magrão, Parabéns, tudo explicadíssimo!!

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    32
    Posts
    81
    -

    Parabens pelo tutorial, esclarece bem pra quem é novato como eeu. ;]
    beela iniciativa

  10. #10
    Iniciante Avatar de kiligan
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    46
    Posts
    65
    Opa, já está na minha lista...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    eu faço o mesmo na minha porem coloco óleo de freio no lugar do óleo fica bem mais mole principalmente o cabo de embreagem
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  12. #12
    Motociclista Avatar de Esquadrão Marte
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Uchoa/sp
    Idade
    41
    Posts
    1.800
    No meu caso uso vaselina industrial em pasta para passar nos cabos, Tem alguma contra Indicação?
    - Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Twisteiro Ver Post
    No meu caso uso vaselina industrial em pasta para passar nos cabos, Tem alguma contra Indicação?
    Antigamente no meu serviço meu chefe encomendava uma vaselina que era pra uso industrial tambem. A gente usava nos mecanismos e engrenagens plásticas dos videocassetes (faz tempo isso ein!)

    Acho que pro cabo deve ser uma boa tambem, eles tem aquela capa plástica entre o cabo e o conduíte, deve ficar bem macio, mas nunca usei.
    A que agente usava era como uma pasta tambem. Como tu faz pra por nos cabos? Tem algum esquema, tipo derreter ela?

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    anapolis
    Posts
    5
    Cara,parabens!!que belo tutorial,muuuito bem explicado,fotos nitidas...com esse ate minha irma de 12 anos consegue fazer essa lubrificação.muito bom msm!

  15. #15
    Novato Avatar de marcelo.leko
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Idade
    40
    Posts
    20
    magrão ficou show,parabens mesmo,nem tds tem disposição para explicar algo,muitas vezes julgado simples...eu adorei,só falta achar um pra esticar a corrente sem deixar a roda bebada rrsrsrs.abraço!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. [Tutorial] Passo-a-passo para colocar XENON nas pequenas
    Por nuautocustoms no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 143
    Último Post: 27-01-17, 23:11
  2. Tutorial passo a passo
    Por carlitocs125 no fórum Preparação
    Respostas: 6
    Último Post: 04-06-11, 00:23
  3. Respostas: 7
    Último Post: 09-08-10, 21:33
  4. Movido: Passo a passo da pintura de capacete feita pela LUNA aerografia
    Por FabricioFabuloso no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 09-08-10, 09:22

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •