Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de jOSÉ
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Idade
    61
    Posts
    405

    Calibrar pneus com nitrogênio aumenta 25% o tempo de vida útil.

    Para galera que roda no asfalto quente, com a chegada do verão, vai uma dica, calibrar os pneus com nitrogênio, aumenta o tempo de vida útil, como é um gás estável ele sofre menos influência com o aumento da temperatura do asfalto, não aumenta tanto a pressão do pneu quando aquecido.

    Para se ter uma idéia, o nitrogênio líquido tem uma temperatura de -196ºC. Quando colocado no pneu na forma de gás ele mantém a propriedade em se manter sempre mais frio que o meio ambiente, assim o pneu no asfalto quente trabalha a uma temperatura mais baixa que o ar comprimido.

    Dá para sentir no tato, uma vez estava com três pneus do carro calibrado com N2 e um com ar comprimido, após rodar no asfalto quente foi colocar a mão na banda de rodagem que dava para perceber a diferença de temperatura.
    O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Vai formar uma crosta de gelo no pneu!
    E o custo disso? Vale realmente a pena?

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Não sabia dessa... nunca ouvi falar.

  4. #4
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    o dificil e encontrar posto com ele...
    aqui em alphaville eu sei que tinha um...
    o dose é que como é longe, o pneu já chega aquecido, e ai não dá pra calibrar direito...
    uma pergunta: dá pra misturar os dois, ou tem de esvaziar o pneu e encher com nitrogênio??
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Uma pergunta: o aumento de temperatura dos pneus em carros de fórmula 1 aumenta a aderência. Manter os pneus sempre frios pode prejudicar a aderência e equilibrio de uma moto? Nunca tinha ouvido falar nisso antes...

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Uma pergunta: o aumento de temperatura dos pneus em carros de fórmula 1 aumenta a aderência. Manter os pneus sempre frios pode prejudicar a aderência e equilibrio de uma moto? Nunca tinha ouvido falar nisso antes...
    O nitrogênio não vai trazer segurança nenhuma a mais.

    A única coisa que ele melhora, é a questão do pneu mudar muito de pressão com o calor, mas o ideal é o pneu trabalhar em uma temperatura X e não abaixo dela. Até por isso, que roda em autodromos, diz que costuma coloca duas ou até três libras a menos na calibragem, pois em pista o pneu tende a aquecer mais e o ar se expandir mais, também.

    A vantagem do nitrogênio é que ele é mais estável que o ar comprimido, portanto, ele não varia TANTO com a temperatura do ambiente.

    Sinceramente, para quem anda na rua, isso não vai ter muita diferença, talvez possa atpe vir a ser perigoso, pois se o cara não esquentar suficientemente o pneu, ele pode passar sérios apuros em uma necessidade de grip. Agora, para quem roda muito forte ou então em autodromos, aí ele até pode ser mais vantajoso, pois em pistas o pneu além de aquecer muito mais rapidamente, ele ficará em altas temperaturas durante muito tempo, garantindo o grip.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  7. #7
    Banned
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Recife
    Idade
    34
    Posts
    708
    Citação Postado originalmente por romanex Ver Post
    o dificil e encontrar posto com ele...
    aqui em alphaville eu sei que tinha um...
    o dose é que como é longe, o pneu já chega aquecido, e ai não dá pra calibrar direito...
    uma pergunta: dá pra misturar os dois, ou tem de esvaziar o pneu e encher com nitrogênio??
    pode misturar os dois sem problemas, mas se quiser esvaziar o pneu antes de por ainda melhor que quanto mas estiver fazendo efeito melhor.
    uma dica pra calibrar os pneus é logo pela manha, mesmo que o posto fique um pouco longe ainda sim ele não vai aquecer o suficiente pra interferir na pressão.
    o que não pode fazer é calibrar apos ter rodado bastante principalmente em dias de sol forte, ai sim a temperatura vai interferir bastante.

    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Uma pergunta: o aumento de temperatura dos pneus em carros de fórmula 1 aumenta a aderência. Manter os pneus sempre frios pode prejudicar a aderência e equilibrio de uma moto? Nunca tinha ouvido falar nisso antes...
    mas strada, eles aquecem o pneu na formula só pra no começo da corrida tem uma temperatura ideal de aquecimento, depois disso o próprio atrito da corrida faz esse papel ai que o nitrogênio atua deixando o pneu numa temperatura mas estável, se não fosse isso os pneus simplesmente cozinhariam e durariam poucas voltas.




    difícil é achar algum posto que ofereça o nitrogênio, faz bastante tempo que eu não vejo isso, alguns postos da bandeira BR, ofereceram isso a alguns anos atras mas a moda não pego, eu acho que a maior parte pq era pago.

  8. #8
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379
    Aqui na cidade tem posto com Nitrogênio, é 1,00R$ por Pneu pra calibrar.

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Iniciante Avatar de evertonteixeira
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Viamão-RS
    Idade
    43
    Posts
    55
    Eu usava nitrogenio nos pneus do carro quando morava em Curitiba. A BS Colway além de vender pneus tinha uns centros automotivos por lá. Acho que se pagava mais ou menos o que o Yuri falou, R$1,00 por pneu. Outra vantagem do NO2 que ninguém citou aqui, é que o pneu segurar a calibragem por muito mais tempo também. Eu confiria a calibragem a cada mês ou 45 dias e variava muito pouco.
    Twister Preta 2004 - Totalmente Original (2011)
    Ex-Ybr E 2001 (2009-2011)

  10. #10
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    aqui onde moro tinha um posto que dizia calibrar com nitrogenio e cobrava
    depois descobriram que não era nitrogenio Phorra nenhuma...

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Santo tome - Corrientes
    Posts
    1.897
    Porem o NO2 nao e um gas mas pesado ? No caso vc nao aumentaria o consumo de combustivel inviabilizando a economia no fim das contas ?
    Menbro Made in AR :
    Suzuki AX-100 japonesa 94 ( la Nave)
    Juki Mondial 50cc 2001
    2t > 4T

  12. #12
    Iniciante Avatar de evertonteixeira
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Viamão-RS
    Idade
    43
    Posts
    55
    Eu acho que por isso que não vingou. A economia que existiria é anulada pelo custo do Gás. Acho que o peso do gás em si não influencia. Mas isso é no achometro.
    Twister Preta 2004 - Totalmente Original (2011)
    Ex-Ybr E 2001 (2009-2011)

  13. #13
    Motociclista Avatar de Esquadrão Marte
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Uchoa/sp
    Idade
    42
    Posts
    1.800
    Tem uma oficina de moto aqui em São José ... que quando vc compra um pneu tipo de hornet etc vc ganha o balanceamento e a calibragem do pneu com Nitro...
    Última edição por Esquadrão Marte; 09-12-11 às 15:43.
    - Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de diegocarvalho
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Vitória, ES
    Idade
    35
    Posts
    182
    Ao meu ver não compensa muito calibrar o pneu com NO2, é só verificar a calibragem semanalmente no posto de gasosa(gratuitamente).
    Abração à todos!!!

  15. #15
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    32
    Posts
    81
    -

    As vezes nem é tão relevante assim calibrar os pneus com nitrogenio. dependendo do uso do pneu vai gastar do mesmo jeito.

 

 

Tópicos Similares

  1. Vida útil do rolamento
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 31-12-11, 12:36
  2. Vida util pneu dianteiro
    Por stK! no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 01-08-08, 21:48
  3. Vida útil xenon
    Por stK! no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 11-05-08, 13:44
  4. Vida útil da embreagem da FAN
    Por FHNT no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 05-10-07, 14:35
  5. Guidão tem vida útil?
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 27-02-07, 13:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •