Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    Franca - SP
    Posts
    14

    Adaptação de Freio dianteiro para deficientes físicos

    O meu objetivo com este post é divulgar como é feita a adaptação de motos para PNE que necessitam mudar o freio da moto, pois não encontrei nada falando sobre o assunto na internet.
    Eu tenho uma deficiencia no braço direito com perca de alguns movimentos da mão e ombro.
    Depois de 10 anos dirigindo com a CNH normal, fui renovar e no momento que fui fazer o exame médico ele alegou que houve mudanças na legislação e colocou 3 restrições na minha CNH:
    F: carro com direção hidráulica
    G: carro com cambio ou embreagem automatica e
    O: motocicleta com manopla de freio adaptada e é desta que se trata o post
    No meu caso eu tenho que passar o freio da moto para o lado esquerdo, mas eu sempre usei do lado direito, portanto a moto teria que funcionar o freio dos dois lados.
    Seria simples se a moto (XRE300) não tivesse freio a disco, mas segue imagens e explicações de como foi feita esta adaptação

    No lado esquerdo a embreagem ficou acima e o freio abaixo

    Observe que foi usado o reservatório do freio traseiro da Falcon, pelo fato do reservatorio não funcionar de cabeça para baixo (o reservatório do cilindro mestre foi eliminado)

    por outro angulo... o cilindro mestre é da Suzuki Yes pelo fato do reservatorio ser de plástico e ser mais facil a eliminação

    Para jogar o freio para o lado direito foi usado o flexível da Titan ESD, que foi cortado e refeita a ponta novamente.

    Esta foto é do lado direito, que tambem tem o reservatório eliminado (foi utilizado o da Suzuki Yes)

    No lugar do reservatório foi colocada uma válvula para que quando acionado o freio direito o óleo seja empurrado para o pistão e não para o outro manete (esquerdo)
    Quem fez esta "gambiarra" para mim foi um rapaz que pratica Wheeling e é torneiro mecanico.
    O funcionamento ficou da seguinte maneira: O freio esquerdo nada mais é que uma extensão do direito, assim qualquer um dos dois quando acionado o freio funciona perfeitamente.
    Esta técnica é utilizada por quem pratica Wheeling, só que eles colocam o freio traseiro tanto para acionar no pé quanto na mão (esquerda).
    Portanto TEM JEITO SIM!!, contrariando muita gente que disse que seria impossível.... rsrsrs
    Campanha Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo.

  2. #2
    Banned
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Recife
    Idade
    33
    Posts
    708
    muito bom, conteúdo de primeira para o fórum!

    ficou de primeira essa adptação.

  3. #3
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Ficou muito bom a adaptação, parabéns!

    Na oficina que eu trabalhava tinha um rapaz que tinha uma Lander com o freio também no lado esquerdo, mas ele só pegou o burrinho (a parte superior do freio) e colocou no lado esquerdo do guidom, mas na ponta do guidom com o manete apontando pro lado direito, mais fácil de instalar mas aí só fica em um lado

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    nossa que loko muito doido o sistema gostei
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de WAGNER5219
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    recife PE
    Idade
    40
    Posts
    136
    muito bom parabéns

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    brasil
    Posts
    7
    caro amigo ficou muito boa seu freio e tenho + uma sugestao a ser estudada no caso da xre ter freio a disco frente e tras e so usar uma bifurcaçao no freio do pe com uma manguera para o freio da frente assim quando pisar no freio traseiro simultaneamente freiara a dianteira sem a necessidade so manete do lado esquerdo atrapalhando o uso embreagem. minha opiniao

    abraçao

  7. #7
    Iniciante Avatar de Xanps
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Idade
    33
    Posts
    76
    Belo tuto, explica bacana pra quem precisa

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    São Caetano do Sul
    Idade
    63
    Posts
    29
    Parabéns pelo Tuto e pela divulgação. Deve ter mais gente precisando do que se imagina.

 

 

Tópicos Similares

  1. Freio a Disco Dianteiro
    Por allbass no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 01-08-08, 02:07
  2. freio dianteiro da ML pifando
    Por Stone no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 08-06-08, 15:42
  3. Medo do freio dianteiro!
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 18-06-07, 14:14
  4. Freio dianteiro da yes trepidando.
    Por Pésão no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 04-05-07, 11:07
  5. Adaptação de Freio a disco?
    Por mauricio no fórum Área de debate
    Respostas: 32
    Último Post: 17-09-06, 20:32

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •