Antes de mais nada gostaria de confessar que me surpreendi com o teste comparativo, achava que a CB300 com novo motor e mais potente, visual moderno, agressivo e atraente, dispararia diante da Yamaha Fazer 250 com seu visual ultrapassado e conservador; mas não foi bem assim.


Pilotos foram eu (Marcos Branco) á esquerda e Renato Vecchio á direita; decidimos pegar a estrada partindo de São Paulo Capital para litoral nesta primeira etapa mesmo debaixo de chuva, e depois na pista.
Vamos ao desempenho:


Vou logo relatar que a CB300 com quase 4 cv de potência a mais que a Fazer 250 bateu 153Km/h no painel na descida e abaixado (não chegou no limitador), contra os 150Km/h da Fazer 250 cortando no limitador nas mesmas condições.
A CB300 com seus quase 7Kg á mais e com apenas os 4 cavalos mais potente me levou a realizar testes de arrancada, retomada… pois todos falam do maior torque do motor, etc…. e me surpreendi mais uma vez.


O torque maior e mais potência da CB300 comigo pilotando (Marcos Branco) com 88Kg contra Renato com seus 73Kg não foi suficiente para CB300 andar na frente da Fazer em nenhuma situação, seja arrancada, retomada ou velocidade final. Repetimos várias vezes este teste para não relatar bobagens para vocês, inclusive trocando de moto. Bem, a conclusão é a seguinte, quem for mais leve (+- 15Kg) da pau na outra, seja qual estiver pilotando.


Na estrada as duas são muito boas e equivalentes entre si, com velocidade cruzeiro de 120Km /h chegando a 130Km/h facilmente e no plano não passavam de 140Km /h.


O consumo na estrada, andando com cabo enrolado (com vontade) a Fazer 250 fez 25,50Km/l, contra 24,3Km/l da CB300.
Dados no Dinamômetro:




















Fazer 250






CB300
Potência máxima no motor 22,3cv á 7.146 RPM
Potência máxima na roda 19,5cv á 7.016 RPM
Torque de 2,4Kgm á 6.234 RPM
Velocidade máxima no dinamômetro 150Km/h á +-9.500Rpm
Potência máxima no motor 26,6cv á 7.488 Rpm
Potência máxima na roda 23,0cv á 7.7351 Rpm
Torque de 2,9Kgm á 6.077 Rpm
Velocidade máxima no dinamômetro 165Km/h á +-9.500Rpm
No Trânsito: Na minha opinião a Fazer250 ganha fácil em congestionamento, apesar de mais maleável a CB300.


O que pega na CB300 é a posição do escapamento. Notei quando iria costurar com transito parado (ZIG ZAG) a ponteira de escapamento tocava no pára-choque dos carros, isso aconteceu algumas vezes, que me levou a analisar este item. E cheguei a conclusão que a ponteira fica muito para fora da linha das pedaleiras.
Câmbio:
Para quem metia pau das 5 marchas da Fazer250 e se gloriava com a Twister com suas 6 marchas…. CB300 vem com 5 marchas também.


Pela minha experiência cheguei a uma conclusão neste quesito; a CB300 não precisa da 6° marcha, mas a Fazer 250 precisa. Nos testes a Fazer cortava (limitador) na descida a 150Km/h e se tinha uma 6° marcha acredito que passaria a marca dos 153Km/h alcançado pela CB300 e bateria em velocidade final nesta circunstância. Mas a Fazer tem solução, só colocar pinhão com 1 dente a mais, isso já alongaria a relação e faria mais econômica.
A relação corrente, coroa e pinhão da CB300 faz um barulho que as vezes chega a incomodar; da Fazer 250 é silenciosa.
Já o motor da Fazer é barulhento, faz barulho estranho, já da CB vibra um pouco não chegando á incomodar.


Os dois câmbios são precisos, mas a maciez do cambio da CB300 é sensacional, como características das motos Honda, da Fazer achei pouco dura a alavanca.
Suspensão:
CB300 – É calibrada esportivamente, acompanhando o estilo da moto. Isso se traduz num ótimo desempenho nas curvas, chegando a raspar a bota com facilidade.


Chão estava molhado, quase deu chão mesmo....
O que me chamou atenção foi a parte dianteira da moto, se mostrou muito pregada dando maior segurança para pilotagens mais esportivas em curvas de média velocidade. Senti falta da regulagem da pressão da mola do amortecedor trazeiro.


Fazer250: É muito boa e macia, possui regulagem no amortecedor traseiro, muito útil para os mais pesados, dando possibilidade de endurecer a mola, com isso evitando a suspensão dar batente..
Conforto:


CB300
Nesse quesito deixa um pouco a desejar em viagens, banco poderia ser mais macio e mais largo, pelo menos dianteiro. Na cidade é muito boa. Gostei da posição e altura do guidão. A posição de pilotagem é gostosa onde você veste a moto com perfeição em todas as circunstâncias.


Fazer250
Super confortável, tanto para piloto, como garupa; a pilotagem é mais ereta e o banco macio e largo, evitando o formigamento do bumbum em viagens em distancias médias. Na cidade é muito boa para quem trabalha na rua.
Freios:


CB300 com ABS: Nos testes se mostrou muito eficiente, comecei a 40Km/h numa pista de asfalto com areia, claro que pensei “ou funciona ou chão”, e funcionou perfeito, alicatei somente o freio dianteiro com vontade e o sistema de freio cumpriu seu papel muito bem, nesta circunstância mantive a moto em linha reta, pois se tentasse desviar a trajetória iria para o chão com certeza.


No chão de paralelepípedo molhado também fiz testes e funcionou muito bem. Em velocidades mais elevadas como á 130Km/h também testei e além de uma potência de freada muito grande (isso chamou minha atenção) manteve a moto bem equilibrada, dando chance a fazer desvios de emergência. Para quem não sabe, o sistema de freio com ABS, faz uma vibração quando entra em ação, no efeito de trava e solta..


Fazer250: Freio dianteiro muito borrachudo, sendo ineficiente em altas velocidades, claro que a moto não foi feita para isso, mas testei no limite de tudo, é assim que gosto de testar, com isso posso passar exatamente os limites da moto, no dia dia o freio é bom e suficiente.


Freio Traseiro: no sentido de eficiência, muito bom, mas sendo a tambor, já está ultrapassado, não cabe mais em uma moto de 250cc.
OPS: lembrando que a CB300 sem ABS, o freio é tambor e tenho a mesma opinião.




Painel:
CB300 Fazer 250
CB300: Moderno e atual, é integrante da esportividade da moto. Traz marcador de combustível, velocímetro digital, contagiros analógico, relógio, hodômetro total e parcial, luzes espia para os piscas, farol alto, neutro e ABS.
Fazer250: O painel de instrumentos tem dois mostradores análogos – velocímetro e contagiros – e um display de cristal liquido multifuncional. Bem conservador.
Farol/Iluminação:


CB300: Design moderno e agressivo é muito bom. Utiliza lâmpadas 55/60W que cumprem o papel dando mais segurança nas estradas e locais sem iluminação, na traseira a lanterna também acompanha estilo da moto.


Fazer250: Farol redondo acho ultrapassado, deveria ter uma lâmpada mais potente, achei muito fraco no geral.
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Opiniões: Vai de Gosto
Marcos Branco – Eu fico com a CB300 ABS:


A CB300 com ABS é excelente moto, design moderno e atual, super segura com o sistema ABS de freio, maleável no transito, muito fácil de pilotar, para quem deseja uma moto moderna na categoria, esta é a moto; para primeira moto é perfeita ou usar no dia a dia.
Renato Vecchio – Eu fico com a Fazer250:


Apesar do estilo ultrapassado, a Fazer 250 é a melhor moto custo beneficio do mercado na categoria, demonstrou uma ótima moto na cidade, mesmo nos congestionamentos de São Paulo é muito maleável, também confortável na estrada, eu indicaria para a primeira moto ou para usar no dia a dia.