Postado originalmente por
barudi
Olha, não tem nada a ver QUALIDADE da moto, com a Injeção Eletrônica que a Yamaha ainda não adotou....e é por motivos óbvios...vamos lá...
A YBR Factor é uma moto tanto para o trabalho como para o dia a dia, feita para TER MANUTENÇÃO BARATA! Então a Yamaha produz ela quase sem alteração mecânica desde 2002 justamente para BARATEAR toda a parte mecânica da moto....OK? Assim encontramos peças com mais facilidade e baixo custo! (receita que a honda faz nas motos a mto tempo, e a vw faz com carros a bastante tempo tbm).
Tendo em vista que a injeção eletrônica fará ela aumentar de preço e aumentar o custo de manutenção da moto..e tbm dificultar a manutenção por falta deprofissionais especializados.....ela manteve a Factor com um carburador eletrônico, que é robusto e de fácil manutenção caso haja algum defeito....como este citado neste post...(que é um defeito minimo!)...seja facil e barata a manutenção.
Isso sem falar que a injeção se for colocada sem muitos testes, acontece como aconteceu com a Bros....com várias queimando a bomba de combustível, pois a moto não tem RESERVA, e as primeiras a posição da bomba não permitia rodar muito de tanque quase vazio, forçava e quebrava....aí te pergunto...É FÁCIL ACHAR UMA BOMBA DE COMBUSTÍVEL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA EM QUALQUER LUGAR?
Por isso ainda hoje tanto a honda, quanto a yamaha em motos de " entrada" 125cc, continuam carburadas...para baratear os custos e facilitar a manutenção....
E o carburador terá vida longa ainda, pois é destinado a esse nicho de mercado, do povo que não tem muito $$$ pra manutenção da mesma...
Tanto é fato o que eu te digo, que no exterior, desde 2008 a YBR ja tem Injeção eletrônica!
Veja no site:
Yamaha YBR125 - Wikipedia, the free encyclopedia
Mas dizer que a moto Não tem QUALIDADE pq usa o carburador? está muito enganado, aposto que em uso extremo, ele é melhor em resistência e manutenção do que a Injeção...
Quero ver uma injetada aguentar isso aqui direto:
Atravessando Rio Bananal de moto - YouTube
E em muitas vezes, a adoção da injeção não melhora significamente o desempenho ou consumo da moto....veja que a CG 150 carburada, anda mais que a atual mix, e era mais economica!
O que a Honda está fazendo agora, é colocando a injeção no mercado para com o passar dos anos, ir barateando o custo de manutenção, mas inicialmente o povo que é Hondeiros mesmo como os motoboys, olham com desconfiança e cara feia pra CG injetada justamente por causa da manutenção.....Já ouvi coisas do tipo: " Eu não compro não, se estragar de madrugada durante uma corrida...quem vai arrumar? No carburador eu mesmo mexo!"
Sem falar que a Yamaha sempre prima pela qualidade, esse é um dos motivos de eu voltar a ter uma....
Espero ter sanado sua dúvida!
Abraços
Barudi_007