Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 54

Tópico: ML 200cc

  1. #16
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    posso tentar isso tb , mais pelo que vi o conector deles sao diferentes vou ter q adaptar? vlw

  2. #17
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Tw_Style Ver Post
    posso tentar isso tb , mais pelo que vi o conector deles sao diferentes vou ter q adaptar? vlw
    Sim, provavelmente vai ter de adaptar. Os conectores dá pra usar aqueles chatos tipo de terminal de buzina. É só ligar na pinagem ceta: entrada, terra, luz e bateria. Posso ver se acho o esquema da pinagem desse regulador pra ti e a fiação da moto que tem de usar, se te interessar.

  3. #18
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Sim, provavelmente vai ter de adaptar. Os conectores dá pra usar aqueles chatos tipo de terminal de buzina. É só ligar na pinagem ceta: entrada, terra, luz e bateria. Posso ver se acho o esquema da pinagem desse regulador pra ti e a fiação da moto que tem de usar, se te interessar.
    opa , se vc puder me arrumar o esquema vai ajudar muito ! vlww

  4. #19
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Meu Jesus amado! Por isso que os mecanicos fazem cara feia quando tu falou da ML pra eles. Que elétrica complicada fizeram! kkkkkkk

    Peguei o esquema pra ver a ligação do regulador original e ver como poderia adaptar esse de Titan. Não é muito simples, mas vamo ve. Talvez com a ajuda do Stone, vou dar a idéia aqui, e o que eu entendi da coisa. Mas espere ver se ele diz algo, pois poso ter interpretado errado alguma coisa.

    Baixei o esquema elétrico da ML e comparei com o da Titan, assim como fiz com a RX e deu certinho. Mas da RX é muito mais simples.
    Vamos lá.


    Retificador ML125: Fiação do original.

    [R] Vermelho - bateria

    [P] Rosa - estator

    [W/Y] Branco e amarelo - estator

    [G] Verde - terra.

    [B] Azul - bateria pós-chave: (pisca, freio, buzina, neutro e medidor de comb., sinaleira e painel)

    [G/B] Verde e azul - terra ou resistor 2 ohms a terra (comutado pela chave do farol)



    No esquema original vem 2 fios lá do estator direto pro regulador: um ROSA, e um BRANCO COM AMARELO.
    DETALHE: Esses 2 fios são uma bobina isolada, não tem contato com o terra da moto.

    O regulador retifica a corrente desses fios, cria um terra, carrega a bateria e tambem regula a tensão pra todos os componentes da moto pelo fio AZUL, que quando liga a chave de ignição se conecta com a bateria (fio VERMELHO).

    Então o fio AZUL é a saída do regulador pra todos os instrumentos que usam a tensão da bateria.


    O farol pelo que entendi é isolado de tudo isso: Sai um fio AMARELO do estator e vai direto pra chave de luzes do farol. Não achei ligação nenhuma do farol com o regulador.
    DETALHE: é outra bobina, essa sim ligada ao terra da moto.



    Aí que vem a complicação:

    No regulador da Titan ele pega a corrente de 2 enrolamentos do estator, mas todos os 2 são aterrados.
    Na ML como deu pra ver um enrolamento é aterrado, mas o outro não.



    Pra adaptar esse regulador tem então de fazer umas mudanças na fiação:

    1º - Desativar o regulador original deixando todos os fios desconectados. Uns serão usados, outros é só isolar.
    2º - Aterrar a bobina que ia pro regulador: pra isso tem que ligar o fio BRANCO COM AMARELO na carcaça da moto.
    3ª - O fio AMARELO permanece ligado no circuito do farol. Mas tem de puxar um fio dele pra ser ligado ao regulador. Use um fio de preferencia amarelo tambem pra não se enganar.

    Agora, o regulador da Titan:
    Aqui é a foto do que eu adaptei na RX.




    A pinagem dele é assim:


    Pra ligar a fiação da ML vai ser o seguinte:

    Pino 1 - fio AZUL
    Pino 2 - fio AMARELO (o fio novo que foi ligado ao fio amarelo)
    Pino 3 - fio ROSA
    Pino 4 - fio VERDE


    Como posso ter esquecido de algum detalhe ou errado alguma coisa, aguarde a opinião dos mecanicos do PN. O Stone conhece bem as ML. Mas acho que tá tudo certo.

  5. #20
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por fabianoaspro Ver Post
    Denovo mais uma informação errada. Bateria "12v" é padrão pra qualquer moto então tanto a honda como a TVS como qualquer modelo da Honda inclusive a ML TEM QUE ter o mesmo padrão de recarga - o que significa que não podem passar de 14,4V no máximo.
    Ôhhhh jovem,voltagem medida na carga da bateria é uma coisa, medida no soquete da lampada do farol é outra.

    Na bateria o padrão varia entre 14,5 e 15,5volts mas no soquete da lampada o padrão é 13,5, qual é, não viagei para o centro de treinamento da honda em recife pra fazer feio aqui né.Obs:essas medidas são validas para modelos que o sistema de farol e carga da pateria são independentes,ou seja,onde o farol não depende da bateria e sim do motor.

    ---------- Mensagem adicionada às 11:17 ---------- Mensagem anterior foi às 11:12 ----------

    Valeu magrão, vc como sempre simplificando a vida dos users do forum, com esplicações simples mais objetivas e faceis de inteder, até mesmo para os menos entendido no assunto.

    Merece ser moderador rsssssss.

    abraço...

  6. #21
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    muito obrigado pelo esquema Magrão , entao eu vo la da uma olhada pra ver se acho esses fios , de qual ano eh esse retificador de titan ? na minha o mecanico la testou um retificador de strada e nada continuou mandando masi carga pro sistema vlw

  7. #22
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Tw_Style Ver Post
    muito obrigado pelo esquema Magrão , entao eu vo la da uma olhada pra ver se acho esses fios , de qual ano eh esse retificador de titan ? na minha o mecanico la testou um retificador de strada e nada continuou mandando masi carga pro sistema vlw
    Se não me engano,é o da fan125 2009!!!!.

    Como o magrão avia dito que os mecânicos fazem cara feia com a sua ML,não foi só porque o esquema eletrico dela é complicado, e sim por incrivel que pareça em pleno o século XXI, a maioria dos mecânicos são leigos quando o assunto é parte eletrica, mesmo com toda a inclusão digital que tem hoje no brasil os caras ainda estão na década de 70 fazendo diagnóticos eletricos com 2 fios e uma lampada isso é no minimo ridiculo auhsauhsauhs.

  8. #23
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Magrao, tinha me esquecido desse detalhe da elétrica da ML OHC ser diferente do comum...

    Acredito que o jeito que você postou sobre a ligação do retificado dê ceto.
    Outra coisa, o que pode estar queimando as lâmpadas é o resistor (aquele debaixo do tanque) com defeitos, pois ele regula a tensão que vai para o farol.
    Ou se está carregando a bateria corretamente você pode só usar a parte reguladora de um regulador/retificador de titan paa estabilizar a tensão do farol, usando só o fio amarelo e o verde

  9. #24
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    muito obrigado a todos por estarem me ajudando , vou colocar umas fotos dos fios que encontrei :

    Esses aqui são os que vem do estator no total tem 7 fios, 5 no plugue e 2 soltos


    aqui eles mais perto e suas cores


    Esse é o retificador que esta nela


    Esse e o plugue do retificador com 6 fios


    Esse é o plugue que conecta no retificador que vem do estator com 6 fios tambem

  10. #25
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Bom, então acho que vai fechar o esquema. Tá ali os 3 fios que falei: o rosa, o amarelo e o branco com amarelo. Pelo jeito a fiação dela tá boa, sem gambiarra nem fios diferentes. Mas seria bom tu ter aí um multímetro caso queira segir a continuidade de algum fio.

  11. #26
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Bom, então acho que vai fechar o esquema. Tá ali os 3 fios que falei: o rosa, o amarelo e o branco com amarelo. Pelo jeito a fiação dela tá boa, sem gambiarra nem fios diferentes. Mas seria bom tu ter aí um multímetro caso queira segir a continuidade de algum fio.
    blz , vlw vo ver o que consigo faze obrigado

  12. #27
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    E aí, mecheu em alguma coisa?

  13. #28
    Novato Avatar de Tw_Style
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Araraquara - SP
    Idade
    33
    Posts
    23
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    E aí, mecheu em alguma coisa?
    então Stone comprei o multimetro hoje . só que to em duvida em qual dos pinos q devo medir q no caso são 6 , pra saber se o estator esta ok


  14. #29
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Tw_Style Ver Post
    então Stone comprei o multimetro hoje . só que to em duvida em qual dos pinos q devo medir q no caso são 6 , pra saber se o estator esta ok
    Faz assim: Pra medir o estator coloca o teu multímetro no valor 200, (ou o valor próximo a esse que marque na escala), e na área marcada como AC, ACV ou V~ é importante que seja assim pro multímetro ler certo.

    A saída pro farol mede encostando uma ponteira do aparelho no fio amarelo, e a ponta na carcaça da moto (tanto faz a posição das pontas vermelha e preta nessa medição) e ve quanto dá em marcha lenta e acelerando tudo.

    A saída pro regulador mede nos fios rosa e branco com amarelo (uma ponta em cada um, nesse não se mede com a carcaça.)
    Depois posta os valores que deu aqui pra gente. Eu não sei quanto dá normalmnte o estator da ML, mas dá pra ter uma base, e o Stone deve saber.

  15. #30
    Motociclista Avatar de Jordano
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Imbé
    Idade
    38
    Posts
    1.220
    outra possível solução seria colocar um limitador de voltagem, como um relé ou algo que tenha a mesma função e ligar a iluminação da moto direto na bateria e não na bobina, mas não sei se tem como fazer isso em moto tão antiga, sei que meu primo de Butiá-RS fez isso na CG125 dele, que ja não era mais 125cc era com kit 200cc de strada tb
    posso ta falando bobagem, não conheço quase nada de mecânica nem elétrica automotiva, mas só to descrevendo o que ele me mostrou
    Jordano Santos
    www.smolarck.blogspot.com (computação gráfica)

 

 

Tópicos Similares

  1. Zanella 200cc
    Por Eugênio no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 8
    Último Post: 25-03-23, 05:40
  2. 150 Sport 200cc
    Por chitola no fórum Área de debate
    Respostas: 37
    Último Post: 21-11-10, 22:07
  3. Carburador de 200cc na Ybr?
    Por Edu_jr no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 28-07-07, 11:42
  4. 200cc e o km/h???
    Por Eduardo José. no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 29-11-05, 07:19
  5. cilindrada 200cc
    Por Eduardo José. no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 26-11-05, 18:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •