Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 61
  1. #1
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828

    Moto suja se lava em casa

    Ê, domingão de sol, perfeito pra um rolê de motoca e… ela está toda suja. Muitos motociclistas nunca tiveram a curiosidade de lavar sua moto, simplesmente levam a uma oficina, ou lava-rápido e ficam felizes da vida. Cuidado! Existe uma mania nacional de lavar moto com água pressurizada, pulverização de querosene ou água quente. Esqueça tudo isso, arregace as mangas e vamos ao trabalho. Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro, por isso o que serve nos carros não funciona para as motos. Aquele festival de jato de água não faz mal ao carro porque ele tem carroceria cobrindo o motor, freios, cabos etc. Na moto, mesmo feita para suportar as intempéries, devemos proteger suas partes, digamos, íntimas. Todo mundo já viu o festival de cabos e fios que passam de um lado para outro. Quando a moto recebe um jato de água pressurizado, a umidade penetra nos chicotes elétricos e pode provocar o maior curto circuito. Por tudo isso, sei que vou entristecer muita gente, mas motos, a exemplo dos adolescentes, NÃO gostam de tomar banho!
    Da mesma forma, muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados o-rings), que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem.
    O pior de tudo, mas pior mesmo, que dá vontade de matar o desgraçado que lavou a moto, é o maldito querosene no disco de freio. O querosene é um solvente que leva óleo na sua composição. Caso alguém ainda não saiba, o óleo é um excelente redutor de atrito e os freios vivem de atrito. Eles são que nem sogras: adoram atrito! Se a gente melecar o disco de freio com querosene, na primeira frenagem a meleca vai impregnar as pastilhas e você terá nas mãos uma moto sem capacidade de frear nem pensamento. Sabe o que vai acontecer? Você terá de desmontar a roda, retirar as pastilhas e lixá-las até sair todo o querosene. Ou então ficar uma semana rezando para ninguém entrar na sua frente. Sei que muito féladamãe pulveriza querosene com aqueles compressores amarelinhos que não vou citar a marca. Fuja destes caras, porque eles devem ter convênio com o ortopedista da cidade.
    Bão, procure um local abrigado do sol e prepare seu kit-banho-na-motoca, composto de: óculos de proteção (sim, você não quer ser um motociclista zarolho), luvas cirúrgicas (não tem coisa que detona mais a mão do que lavar motos), pincel macio, uma vasilha, a lata de querosene (êpa, como assim? Sim, você pode usar querosene em ALGUMAS partes da moto) ou os produtinhos desengraxantes novos que lançaram no mercado e que não vou dizer a marca, um balde, panos, esponja e a mangueira.
    Aquele papo de que jogar água fria no motor quente trinca o bloco é balela, senão todas as motos de enduro e rally teriam partido ao meio cada vez que o piloto atravessasse um rio. Mas espere o motor esfriar antes de jogar água só para não ficar aquele vapor fedorento na sua cara.
    Comece pincelando querosene nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais renitentes, como a parte debaixo do motor, nas áreas onde respingam óleo de corrente (sem molhar a corrente com querosene), por baixo dos pára-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sem pressão, só para retirar o querosene.
    Derreta um pouco de sabão de côco no balde com água até fazer espuma. Megulhe a esponja (não use aquela de dupla face porque risca os cromados) na água e ensaboa a bichinha toda (a moto, a moto!!!), até ela ficar toda coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxágüe com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. Nas motos com escapamento saindo por cima, tome o cuidado de cobrir a saída para evitar a entrada de água. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido (azul, amarelo, vermelho). Tire todo o sabão.
    Antes de enxugar com um pano macio (as fraldas de pano, ou camisetas velhas são excelentes), balance bastante a moto pra frente e pra trás para tirar o excesso de água que fica acumulado em pequenas “conchas”. Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo sequinho, volte a ligar o motor por uns 2 minutos só pra secar tudo direitinho.
    Depois vem as frescuras básicas: polimento e cera, mas só a cada dois meses, para não “gastar” as partes pintadas e cromadas. Nas peças cromadas use limpa prata, com cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque pode-se usar cera automotiva. Mas um aviso: eu não recomendo o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo mais escorregadio do que uma tilápia ensaboada. Com a moto toda lisinha, se tiver de frear forte, você não terá como se segurar e corre sério risco de bater com os miúdos no tanque e fazer ovos estalados. Nas motos esportivas é pior ainda, porque nas frenagens o peso do corpo é transferido para as pernas vira a maior escorregação em cima da moto.


    Mais dicas: Nunca, jamais, never, passe produtos químicos nos pneus, o famoso “pneu pretinho”, porque pneu já é preto e a química resseca a borracha.
    Não lave a moto em cima de plantas, tadinhas, elas morrem de asfixia com o querosene.
    Após a lavagem (ou lavação), lubrifique a corrente com graxa branca e também lubrifique o cabo de embreagem com óleo fino.
    Cuidado nas primeiras frenagens porque o sistema de freios estará molhado e frio.
    Lave a moto em intervalos maiores de 15 dias, melhor ainda a cada 30 dias.
    Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas.
    Os mais frescos podem retirar o tanque e banco, mas não jogue água nestas partes, limpe apenas com pano úmido.

    Fonte: Motonline | Referência em Motos

  2. #2
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Excelentes dicas cara, mas eu lavo a moto toda semana e encero, nunca tive problemas com nada, mesma coisa com os pneus, sempre passei o "Limpa pneus" para deixar ele pretinho e brilhoso. Fica perfeito, agora cada um lava de um jeito.

  3. #3
    Novato Avatar de Bruce Azkan
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Campinas/SP - Boa Esperança/MG
    Idade
    34
    Posts
    1
    Hohooo!
    Aí eu vi vantagem! As dicas sã ode primeira! Muito bom mesmo.
    Realmente, eu já fiz ovos estalados com essa brincadeira de encerar o banco.
    A minha pequena levou uma chuva das tensas semana passada e ainda tá bem porquinha.
    Vou aproveitar as dicas pra deixá-la como se tivesse ido no salão >_<

    Valeu aí Bruno, muito bom e bem-humorado o tópico.

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Guilherme Rabelo
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    poços de caldas
    Idade
    41
    Posts
    3.491
    tem uns 5 meses que nao lavo minha moto.....kkkkkkkkkkkkk

    quando eu lavar ela vai ate andar mais.................vai estar mais leve

  5. #5
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Citação Postado originalmente por Guilherme Rabelo Ver Post
    tem uns 5 meses que nao lavo minha moto.....kkkkkkkkkkkkk

    quando eu lavar ela vai ate andar mais.................vai estar mais leve
    kpskpsakpasoksa
    Ow loco Guilherme tá assim já?

  6. #6
    Novato Avatar de LuanSales
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Salvador-Ba
    Idade
    26
    Posts
    2
    Cara eu tenho um lava-jato e fiquei satisfeito com suas dicas! valeu. ;D

  7. #7
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    32
    Posts
    81
    -

    A minha estava fazendo umas manutenções e eu tb ainda nem lavei ela, e costumo lavar de semana em semana tb

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de newbah
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    São Paulo - Z/N - Fazer 250
    Idade
    43
    Posts
    153
    Achei as dicas validas, mas o famoso "Pretinho para Pneu" realmente diminui a vida util do pneu ? tb concordo que não se deve lavar a moto de 1 em 1 semana - lavar a moto a cada 15 - 20 dias seria o ideal porem se sua motoca tomar chuva e ficar muito suja tudo bem.

    Eu nunca tive moto então surgiu algumas duvidas com por exemplo:

    Se não deve encerar o tanque o que posso fazer para deixar limpo e conservado ?
    Posso lubrificar a corrente com b12 e Oleo ASE 90 como li em outros post ?
    Não devo usar bucha de cozinha "escot brith" - qual devo usar ?
    Estopa ou Algogão qual é melhor ? - Camisa velha não risca a moto ?
    Para secar - pode deixar no sol ? - ou é melhor passar um pano seco ?
    O LIMPA prata deve ser utilizado em boa quantidade ou apenas um pouco.

    Tenho mais algumas duvidas como onde fica alguns lugares mas ae seria exigir d+ algumas fotos risos... bem por inquanto isso kkkk
    Por Favor o que eu devo mudar na minha MOTOCA ? clica aqui

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de George
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    149
    cara sao boas as dicas mais ....n da pra v minha moto suja e nao lavar! uahuahuaa
    não gosto de levar em lava jato prefiro eu mesmo lavar pois ficado meu gosto alem de ser melhor para a maquina!
    o pneu sempre passo o pretinho pois moto lavada sem pretinho eh que nem comer e não beber agua!!!
    uahuahauhauhauaa... pneu brilhando da o charme!
    porem... belo topico cada um com se gosto

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de newbah
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    São Paulo - Z/N - Fazer 250
    Idade
    43
    Posts
    153
    Citação Postado originalmente por newbah Ver Post
    Achei as dicas validas, mas o famoso "Pretinho para Pneu" realmente diminui a vida util do pneu ? tb concordo que não se deve lavar a moto de 1 em 1 semana - lavar a moto a cada 15 - 20 dias seria o ideal porem se sua motoca tomar chuva e ficar muito suja tudo bem.

    Eu nunca tive moto então surgiu algumas duvidas com por exemplo:

    Se não deve encerar o tanque o que posso fazer para deixar limpo e conservado ?
    Posso lubrificar a corrente com b12 e Oleo ASE 90 como li em outros post ?
    Não devo usar bucha de cozinha "escot brith" - qual devo usar ?
    Estopa ou Algogão qual é melhor ? - Camisa velha não risca a moto ?
    Para secar - pode deixar no sol ? - ou é melhor passar um pano seco ?
    O LIMPA prata deve ser utilizado em boa quantidade ou apenas um pouco.

    Tenho mais algumas duvidas como onde fica alguns lugares mas ae seria exigir d+ algumas fotos risos... bem por inquanto isso kkkk
    Alguma Alma caridosa poderia me ajudar comj essas duvidas ??? euheuheu
    Quanto mais dicas melhor !!!
    Por Favor o que eu devo mudar na minha MOTOCA ? clica aqui

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  11. #11
    Motociclista Avatar de norisk
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    xanxerê-SC
    Posts
    509
    Citação Postado originalmente por newbah Ver Post
    Alguma Alma caridosa poderia me ajudar comj essas duvidas ??? euheuheu
    Quanto mais dicas melhor !!!
    sobre encerar o tanque não vejo problema algum em encerar o mesmo

    sobre lubrificação na corrente pode sim usar o b12 ou oleo 90

    sobre a esponja escot brith pode ser usada mas depende do local.pode ser usada a parte mais abrasiva mas com cuidado para não danificar a pintura

    quanto a estopa ou algodão.prefiro uma flanelinha ou um pano macio

    depende do tecido danifica a pintura sim!

    sobre secar a moto eu deixo na sombra e seco com um pano limpo que não solte pelinhos

    sobre limpa prata nunca ouvi falar nisso

    mas eu utilizo o limpa cromo da marca motoGP

    qualquer divida estamos a disposição para ajudar os nossos irmãos de pn

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»
    Minha fanzinha *-* ~>
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/fotos-das-motocas-8/norisk-cg-125-fan-42901/

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de newbah
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    São Paulo - Z/N - Fazer 250
    Idade
    43
    Posts
    153
    OPA valew - quando vc usa o limpa cromo vc capricha - ou só um poco ?
    Teria foto dos panos e bucha a ser utilizadas - eu sou muito prego aff ahahahahhaha !!! pode parecer piada tudo isso mas se for para eu cuidar d afernandinha com tudo que eu puder - assim será !
    Por Favor o que eu devo mudar na minha MOTOCA ? clica aqui

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  13. #13
    Motociclista Avatar de norisk
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    xanxerê-SC
    Posts
    509
    Citação Postado originalmente por newbah Ver Post
    OPA valew - quando vc usa o limpa cromo vc capricha - ou só um poco ?
    Teria foto dos panos e bucha a ser utilizadas - eu sou muito prego aff ahahahahhaha !!! pode parecer piada tudo isso mas se for para eu cuidar d afernandinha com tudo que eu puder - assim será !
    uso uso uma quantidade suficiente para formar uma camada ensima da area aonde vou apilcar
    os panos tão la fora e a vontade de busca ta em falta viu
    mas eu uso pano de algodão macio em mercados se encontra
    é bem parecido com o material dos casacos de moletom
    sobre as buchas eu utilizo politriz para polir e o tecido citado acima
    mas se voce tiver uma camiseta velha de preferencia sem estampa e bordado para não correr o risco de danificar a pintura ta valendo!

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»
    Minha fanzinha *-* ~>
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/fotos-das-motocas-8/norisk-cg-125-fan-42901/

  14. #14
    Novato Avatar de OminiacK
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    S. Cristóvão - SE
    Idade
    32
    Posts
    22
    Cara, as dicas são ótimas!

    Tudo que ele indicou é muito coerente. Para quem quer fazer o certo, aos poucos vai se acostumando... já é mania mesmo lavar a moto como se fosse um carro, mas tem que ter cuidado.
    ¨Biz 100 2013¨ | em breve 9dads...

  15. #15
    Muito legais suas dicas. Quando tinha moto costumava lavar apenas uma vez por mês, mas percebi que de vez em quando tinha de levar num lava-motos mesmo porque por mais cuidado que eu tinha, nunca ficava como eu queria. Com o tempo, por causa do trabalho, não tinha tanto tempo e ficaram mais espaçados os banhos nela. Aí a sujeira impregnou :-)
    Autora do blog de jogos da Barbie

 

 

Tópicos Similares

  1. Lavagem em lava-rapido: Alerta!
    Por tasmotos no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 03-12-08, 09:20
  2. Porque você lava sua moto ?
    Por tasmotos no fórum Área de debate
    Respostas: 87
    Último Post: 05-11-08, 08:27
  3. Entrando com a moto na casa...
    Por OptimusLeo no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 10
    Último Post: 25-06-08, 20:31
  4. HIPER ÚTIL!! Lavando sua MOTO (cuidado quem lava toda hora!)
    Por guimotta no fórum Área de debate
    Respostas: 37
    Último Post: 15-12-05, 05:47
  5. Quem lava a louça?
    Por Lu Carvalho no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 5
    Último Post: 10-10-05, 15:09

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •