Postado originalmente por
Christian
Vou contar um pouco o que aconteceu comigo.
A pouco tempo atrás tinha a XTZ 125 (35KM/L, cidade) que troquei numa Fazer 2006.
Peguei a Fazer justamente por ter IE, e eu conhecia a antiga dona que era mulher e cuidava bem da moto, e também por conhecer o motor 250cc da Yamaha quando tive a Lander (32KM/L, cidade).
A média eu faço assim: encho o tanque, zero o odômetro e rodo até chegar na reserva, ai divido a quantidade de KM's que rodei pela quantia de litros que foi.
A Fazer na primeira média que fiz deu 20KM/L (cidade).
Fiquei de cara e mandei dar uma geral no sistema de alimentação e coloquei uma vela Iridium.
Feito isso as médias não passavam de 22KM/L na cidade.
Consegui 26KM/L em uma viagem que fiz, mesmo assim achei muito alto o consumo.
Quando eu tinha a Lander cheguei a fazer 35KM/L pegando estrada, mas o normal era 31/32KM/L.
Bem, nesse meio tempo vendi um carro e peguei uma TW 2007 no negócio.
A moto era de um mecânico meio doido aqui da cidade e eu sabia que ele usava a moto sempre no limite e vivia disputando com RD135 na rodovia.
Mas a TW pelo pouco que andei conseguia fazer média de 25KM/L na cidade, ou seja, uma moto carburada com melhor média do que uma com IE.
Hoje já vendi essas duas motos, a Fazer vendi por causa do consumo e a TW vendi para comprar outro carro, e tenho agora uma Fan 125 que faz 32KM/L.
O que eu quero dizer com tudo isso?
Na verdade, essa ou aquela moto vai gastar mais ou menos dependendo das condições de uso, dependendo do modo que foi amaciada, e milhares de outros fatores.
Eu fui comprar uma moto com IE achando que iria economizar no combustível, mas acabei economizando mais com a moto carburada.
Não tem muita lógica.