Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Novato Avatar de max rydle
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    belo horizonte mg
    Posts
    19

    ligar o motor da suzuki yes com segurança

    Quantos de vocês ao ligarem o motor da yes com ela engrenada não tomou um susto ou quase caiu ou deixou a moto cair? comigo várias vezes até ja aconteceu do fusível principal de 15A se queimar.
    Pensando nestes imprevistos e por ser técnico em eletrônica e gostar muito de mecânica fiz análise do esquema elétrico e consegui a solução do problema, resolvendo-o de forma simples e que já esta a 2 meses funcionando na minha moto Yes 2005.
    Se mantiveram o padrão de fábrica nos modelos posteriores a cablagem e código de cores dos fios da parte elétrica, vou tentar passar para vocês de forma simples a solução encontrada. Se for complicado para quem é leigo no assunto, estou à disposição para ajudá-los.
    Caminho a seguir:
    Debaixo do tanque de combustível e acima do cabeçote do motor tem alguns conectores sendo que dois deles são do sensor de marchas, um com varias vias(ligações) e outro simples com apenas uma via e com o fio da cor azul, este fio vai ate o sensor de marchas que faz o chaveamento a terra para que a lâmpada de neutro acenda.
    Descasquem o fio azul qualquer lado do conector (mantê-lo sempre conectado), amarre um fio de uns 70cm e passe a outra ponta por debaixo do tanque até próximo ao relé de partida que se encontra debaixo do assento.este rele tem dois terminais tipo parafuso que vai ao motor de partida e mais dois fios que são a alimentação(energização)da bobina do relé,um destes tem cor cinza com uma listra vermelha (terra/negativo da bobina), cortem-no a uns 3cm do rele e liguem-no ao fio adicionado e pronto o problema está solucionado.
    Explicação técnica: o fio do relé que foi cortado, era o aterramento da bobina do mesmo que agora será comandada pelo sensor de marchas que ao ser chaveada (comutada),quando (cambio em neutro) passa a aterrar a lâmpada indicadora de neutro que também aterrará o rele de partida, somente nesta condição, ao se dar a partida(start) o motor da sua yes funcionara .

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Dica legal, mas a Yes não tem sensor de segurança no manete de embreagem pra essas situações ou o sensor dá algum problema com o tempo?
    E foi bom ter feito os testes, porque uma coisa que poderia acontecer com essa modificação é o interruptor da lampada de neutro dar problema pela corrente a mais que vai chavear, apesar que essa corrente do relé deve ser baixa como da lampada.

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Bandit
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    2.643
    infelizmente isso e uma coisa tao simples, e as montadoras, nao incluem nas pequenas, normalmente se ve nas 250 e acima...

    Clique na Imagem abaixo e configura as fotos da Falcona


  4. #4
    Novato Avatar de max rydle
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    belo horizonte mg
    Posts
    19
    caro magrao eu ainda nao vi nenhuma 125cc com este tipo de proteção e com relação a corrente de consumo da bobina do rele e de 55ma e se queres proteger a chave do sensor de marchas e so fazer como eu trocar a lampada de filamento de 2w e consumo de 166ma por led de 20ma.resumindo 55ma+20=75ma contra condições normais de 166ma.a chave do sensor vai trabalhar com folga de 91ma.até mais

  5. #5
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    se me lembro bem vem nas mais novas, enfim, comigo isso nunca foi problema mas pra quem tem mania de estacionar engatada é uma boa fazer
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de _rocha
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Joinville - SC
    Idade
    35
    Posts
    166
    a minha yes é 2011 e essa ja possui o sensor de segurança,
    mas ela da um tranco mas é pouco nem chega a ser problema isso
    Minha pequena "Abelha": http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...amarela-41237/

    Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    São José do Rio Preto - SP
    Idade
    44
    Posts
    155
    A minha ex XTZ 125 2005 já tinha essa proteção, pelo manete de embreagem, se estive engrenada não dava partida sem puxar a manete
    Ex XTZ 125
    EX CBX 250 Twister
    Atual CBR 450 SR 1989

    bicicletero es lo carajo !!!

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    3
    Vou tentar na intruder 125, vou ver se é o mesmo esquema.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Jordano
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Imbé
    Idade
    38
    Posts
    1.220
    eu nunca tomei esses sustos, sempre deixo a moto engatada quando paro, mesmo pq o descanso lateral da Yes passa muito pouco do ângulo de 90°, então ela pode cair fácil se algum mala se escorar na traseira da moto, deixo ela engatada pra ela não ir pra frente e não sair do pezinho, mas nunca tomei esses sustos de embreagem, desde que aprendi a dirigir, tanto carro quanto moto, sempre ligo com a embreagem no fundo, e por segurança sempre coloco em neutro antes de ligar, mesmo assim uso a embreagem.
    Jordano Santos
    www.smolarck.blogspot.com (computação gráfica)

  10. #10
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Nunca tive problemas nesse sentido, mas a dica é boa.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de Darkknight
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Gabriel Monteiro-SP.
    Idade
    32
    Posts
    441
    a minha é 2011 e ta com problema nesse sensor da embreagem, sera q tem como desativar ele, pq o meu ta de rosca, uma hr pega e outra nao e ai a moto nao da partida....
    começou sabado com isso... é tensooooo

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

 

 

Tópicos Similares

  1. Suzuki Problema ao ligar Motor Frio
    Por hedertone no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 02-03-14, 22:24
  2. Suzuki EN 125 YES com semi-carenagem no motor!!
    Por Furious VIPER no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 25
    Último Post: 16-07-10, 18:51
  3. Respostas: 27
    Último Post: 25-09-08, 18:45
  4. reparem no motor e no quadro...Suzuki estilosa...
    Por vinacowboy no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 20
    Último Post: 09-06-07, 01:55
  5. Não esta querendo ligar
    Por Wanderson no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 23-09-05, 16:44

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •