Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
Bom... então o jeito é ir isolando as partes e revisando coisa por coisa, antes de mexer e remexer no carburador.

Primeiro o filtro de ar: Tira tudo fora pra conferir e já limpar. Lava toda a caixa de ar e a mangueira que liga a caixa na entrada do carburador. Ve bem se não tá ressecada com rachaduras, ou dura a ponto de ficar mal encaixada e com frestas.
Depois de tudo limpo e revisado passa uma camada de graxa dentro da caixa, da mangueira, e do lado de dentro da tampa.
A espuma lava ela com diesel ou água e detergente, seca bem depois usa um óleo grosso pra molhar, e espreme pra tirar o excesso, deixa ela úmida de óleo. Caso ela já tiver se deteriorando, rasgada ou até mesmo encardida já põe uma nova, é baratinho.

Segundo o coletor de admissão: confere todas as partes de borracha e vedação. Aqui a regra essencial: não pode ter absolutamente nenhuma entrada de ar entre a saída do carburador e o motor! Qualquer borracha que tiver ressecada ou com sinais de gasta tem de ser trocada.

Terceiro o sistema de ignição: Pelo que tu disse já trocou bobina e vela... mas só pra conferir, a faísca tem que ser azul e saltar da ponta do cabo da bobina pra carcaça da moto a uma distancia de no mínimo 1cm. Cachimbo já foi trocado tambem né?

Por último seria a alimentação. Já confere se na torneira sai uma vazão boa de gasolina. Depois no carburador confere se a agulha da bóia não tá gasta, e se a bóia tá na altura certa, (se alguem souber aí de cabeça essa medida, se não com o manual de serviço deve conseguir.)

Sobrou o carburador com seus ajustes. Se depois de tudo isso revisado ela funcionar melhor com algum ajuste no extremo, tipo parafuso do ar todo aberto ou agulha no máximo, pode ser gicle com numeração errada.

Só depois de tudo isso revisado é que convem mexer no carburador, pois todas essas coisas fazem o carburador funcionar errado. E se tu não corrigir primeiro vai só reajustar o carburador pra funcionar mais de acordo com a deficiencia, entende?

Aqui tem um link que descreve bem detalhado e fácil cada peça que atua em cada etapa da aceleração pra poder começar a fazer os testes. Dá uma lida aí, analisa a situação da falha que tu vai descobrir mais fácil qual peça mexer pra poder acertar. Regulando carburador - Uma espécie em extinção | Motonline
mexi mais um pouco na moto hoje, teste de centelha ok (dando centelha azuladinha +- a 1 cm de distancia do motor), filtro eu troquei assim que peguei a moto (tinha um rombo no meio, comprei um zero e untei em óleo), e abri hoje pra conferir, nada ressecado ou dando entrada de ar falsa, tá limpo e os dutos tao ok também (limpei quando troquei o filtro). não sei como conferir a altura da boia, mas os reparos da carburador são novos(agulha de ar, válvula da boia etc...). Estou desconfiando que é o bendito do giclê que esta errado (aonde leio o valor dele?), coloquei a agulha do pistonete um degrau para baixo, a moto melhorou quando quente e acelerador aberto(ela ta engolindo fogo quando acelera tudo em ponto morto, mais acho que é normal), mas de media pra baixo ela voltou a embolar e voltou a dar tiros pelo escape.

Tinha esquecido de comentar, ela tava fazendo só 25km/l (maior parte do trecho em br, com morros pelo caminho)

Que falta que faz um mecânico de confiança viu (to cansado de trocador de peça, trocar por trocar...eu mesmo faço).


abraços a todos!