Fazer o que me disseram é que o filtro original dura 10.000 km.....os paralelos tem de trocar com 5.000.
Fazer o que me disseram é que o filtro original dura 10.000 km.....os paralelos tem de trocar com 5.000.
Balela! ambos podem durar de 10 km ou 10.000 km, depende por onde vc anda, tipo vc pode usar um original e andar muito em estrada de terra, ele vai saturar rapidamente, como usar um "paralelo" só dentro da cidade e ele durar 10.000.
diego pode ir sem medo no "paralelo" ( entre aspas mesmo, pq o mesmo distribuidor que vende o original, tem sua marca com as mesma qualidades e com preços mas atrativos ). procure pro filtros da marca "FRAM" eu uso na minha moto por ser bem conceituada no mercado.
mas so pra complementar, não cai na conversa de filtros esportivos e nem de filtros de espuma ( laváveis ), vc pode por seu em risco. so pra explicar normalmente esses esportivos que promete melhor performance, faz na verdade é permitir uma maior passagem de ar e junto muito mas sujeira. e esses em espuma lavável segue o mesmo ritmo, ale de mas sujeira passando, cada vez que vc vai lavando vai criando mas brechas na espuma ou seja ela deteriorando, so tirar por exemplo a esponja de lavar pratos.
o único filtro esportivo que eu recomendaria é o original K&N o que vem com um silicone especial pra reter sujeira, e so acredito pq é uma marca seria.
comprei um filtro de ar de espuma lavavel pra minha tornado nao tenho do que reclamar lavo ele ele seca taco desengripante(WD) e ponho na moto e pronto lavo ele de 2 em 2 meses ou se tiver muito sujo sempre to de olho....
---------- Mensagem adicionada às 20:51 ---------- Mensagem anterior foi às 20:48 ----------
e toda vez que tiro ele pra lavar ranco fora tbm a caixa do filtro pois fica muito suja tbm pra mim acho que vale a pena... alem de durar muito(to com ele a mais de 1 ano) ele é barato paguei 12 reais nele....