Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 34
  1. #1

    Folga do pistão x camisa

    Pessoal, uma ajudinha aqui de quem puder e sabe.
    Dando uma olhada na vela da minha moto percebi que havia resquícios de óleo então decidi desmontar o cabeçote e vi que o pistão está com a cabeça molhada de óleo. Dei uma olhada na folga entre pistão x camisa, a folga é de 0,3 mm.
    Aparentemente não é pelos anéis que o óleo entra na câmara já que a camisa tá limpinha e ainda não há sinais de fumaça no escape, porém na válvula de admissão (isso mesmo = admissão) há uma leve camada de óleo. Já estou trocando o retentor de válvula neste momento para ver se resolve mas de qualquer forma gostaria de saber qual a folga máxima recomendada entre pistão e camisa (titan 2003 stander) antes de fazer uma retífica ???

    A folga é parecida com a desse vídeo (que não é meu) porém um pouquinho menos=> folga de quase 0,4mm no conjunto cilindro - pistão - YouTube

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    A folga entre pistão/camisa não se mede no topo do pistão, ali sempre vai ter folga pois são os anéis que fazem a vedação, você deve ver na saia do pistão. Mas mesmo assim, essa não é a maneira correta. Uma maneira bem prática é colocar uma anel novo no cilindro e verificar a folga entre as pontas do anel, aí se estiver fora do limite quer dizer que está com muita folga e precisa retificar.
    Mas se precisa retificar devido a folga ela deve estar batendo saia, dá de escutar de longe um motor batendo saia. Ou se está arranhado, aí tbm tem que retificar

  3. #3
    Novato Avatar de marciocarvalho07
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Idade
    45
    Posts
    46
    o amigo stone esta certo. Tem que conferir a folga na base, no meioe no topo do cilindro. No service manual tem as medidas corretas. Mas acho que o serviço que vc fez vai resolver.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    para simplificar desmonte o cilindro retire um anel do pistão insira na camisa e meça a folga da abertura do anel segue o manual de serviço da titan 125 não sei qual a sua mas na pagina 8 -4 da para vc ter uma noção de como medir

    http://www.manuaisdemotos.com.br/arquivos/125-CILINDRO.pdf


    qualquer coisa pegue o manual correspondente a sua moto nesse site tem alguns
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Mas se colocar um anel usado você saberá se a folga está boa ou não, mas não saberá se é o anel ou o cilindro que está gasto, pra verificar o cilindro teria que ser um anel novo

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    51
    Posts
    49
    Se tiver pedindo retífica compre um kit stander de camisa, pistão, anéis e juntas originais da Honda, não tem coisa melhor

  7. #7
    Citação Postado originalmente por Karioca CGzeiro Ver Post
    Se tiver pedindo retífica compre um kit stander de camisa, pistão, anéis e juntas originais da Honda, não tem coisa melhor
    Vou dar uma conferida nas medidas na base, centro e topo do cilindro e ver a folga de anéis como o Stone falou (que me parece ser a melhor verificação).
    Mas Karioca, se for feito retífica acredito que pistão stander não vai será mais eficiente não é mesmo?
    Já que será feito um "passe" na camisa terei de colocar um pistão de acordo com a nova medida não é mesmo?

  8. #8
    Novato Avatar de marciocarvalho07
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Idade
    45
    Posts
    46
    isso mesmo. Quando é feita a retifica é dada a medida de quando foi tirado. 0.25, 0.5, 0.75 acho que o limite é 1mm. Dai vc compra um pistão assim.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Mas se colocar um anel usado você saberá se a folga está boa ou não, mas não saberá se é o anel ou o cilindro que está gasto, pra verificar o cilindro teria que ser um anel novo
    Com certeza anel novo ai sim se sabe o real problema
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  10. #10
    Citação Postado originalmente por Zanca Ver Post
    Com certeza anel novo ai sim se sabe o real problema
    Sim, entendo!
    Mas há um porém ai, se eu comprar um kit de anéis stander novo e verificar que a folga está além do limite acabarei ficando com um conjunto de anéis sem uso.
    Pensei em comprar um kit de anéis 0,50 e a partir deles fazer a medição sendo que se for necessário uma retífica então poderei fazer uso desse novo kit comprando um pistão 0,50.
    Mas daí a duvida: como fazer a medição com um kit 0,50 para saber se meu conjunto stander (que está na moto) está bom?

  11. #11
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    faz o seguinte...
    manda retificar logo,afinal esse é um serviço barato,simples,rápido e eficaz e acabe com todas as suas dúvidas
    ou então compre um micrometro e um relógio comparador e meça as peças.Mas eu acho que aí vai sair mais caro...

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Ou vc manda abrir a camisa ou faz que nem fiz levei a camisa do motor na loja pedi anel stand medi na hora ai era anel comprei o stand faz o mesmo ou passa numa retifica e eles ja te fala se tem que trocar ou abrir a camisa
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Na retífica sempre irão falar que precisa fazer retífica uahuahuha

    Só leva em alguma oficina e pede pra algum mecânico que entenda dar uma olhada que ele já vai dizer se precisa fazer retífica ou não

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    51
    Posts
    49
    Citação Postado originalmente por FabioBz Ver Post
    Vou dar uma conferida nas medidas na base, centro e topo do cilindro e ver a folga de anéis como o Stone falou (que me parece ser a melhor verificação).
    Mas Karioca, se for feito retífica acredito que pistão stander não vai será mais eficiente não é mesmo?
    Já que será feito um "passe" na camisa terei de colocar um pistão de acordo com a nova medida não é mesmo?
    O que eu quis dizer que eu acho bobeira retificar pistão/camisa de moto pequena, sendo que um jogo COMPLETO original tá custando aí uns 200 paus.
    E vc não entendeu, o kit vem completo, com pistão, camisa, anéis e juntas originais

    Se vc tiver o manual de serviços e uma dúzia de ferramentas certas dá pra trocar até no fundo do quintal.

  15. #15
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Isso é verdade, o Kit HAMP está bem barato ultimamente!

 

 

Tópicos Similares

  1. Retirar o pistão da camisa. Mito o verdade?
    Por msguinha no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 03-06-11, 21:02
  2. Camisa ASW e Trilha hoje!
    Por danilo-japa no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 5
    Último Post: 14-10-06, 08:08
  3. Pistão - preciso saber onde encontro esse pistão
    Por Henrique D. no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 27-06-06, 13:09
  4. Pistão da ybr125 é do mesmo tamanho do pistão da biz 100cc?
    Por Jogador de poeira no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 14-06-06, 11:44
  5. Caí de moto (sem camisa)
    Por alexandrecatani no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 20
    Último Post: 31-12-05, 15:23

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •