Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 34
  1. #1
    Iniciante Avatar de Mechanic
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    72

    Post Tutorial Seleção de pastilha em Motores DOHC (Duplo Comando)

    Seleção de pastilha de valvulas de motores DOHC tais como:CB 600 Hornet, CB 500,CB 300,XRE 300,CBX 250 TWISTER,TORNADO 250 ,CRF 250 e demais motores DOHC (Duplo Comando)

    Na Honda existe 69 tipos de medidas de pastilha disponivel para ser substituida

    Motor de exemplo CBX 250 TWISTER

    Tabela De pastilhas

    numeros terminados em
    0=0
    2=5
    5=0
    8=75



    Procedimentos para seleção de pastilhas


    Ex: Valvula de Escape

    1º Primeiro Passo

    Faça a medição de todas as valvulas para indentifica qual das valvulas estão inrregular
    utilizer as medidas de laminas que e especificada pelo manual de serviço Honda

    Exemplo: Apos fazermos a medição encontramos a medida em algumas das valvulas que nao esta correto como pedir o manual de serviço
    Exemplo: Valvula com a folga incorreta: 0,22

    2º Segundo Passo
    Verificamos a espesura da pastilha nela existir uma numeração que e terminada os numeros como diz na tabela
    caso nao encontre os numero da pastilha devido o desgaste dela, utilize um miocrometro para sabe a espessura exata da pastilha.
    Exemplo: 180


    3º Passo
    Folga especificada no manual de serviço da valvula de escape

    Exemplo: 0,15

    Calculos

    Sempre teremos que acrescenta os numeros que terminados são substituidos pela tabela de pastilhas. Para fazermos os calculos utilizamos 4 digitos.

    Soma
    0,220+1,800 = 2,020


    Subtração

    Pegamos o resultado da soma e subtraimos pela folga especifica pelo manual de serviço
    2,020 - 0,150 = 1,870
    Elimine sempre o ultimo
    Sendo que o resultado nao foi exato como o da tabela assim como terminou em 7 eliminando o zero o resultado sera o numero mais proximo que e o 8 sendo assim o resultado para essa pastilha e 188.

    Observação:Quando o resultado for exato como os numeros que são das tabelas so elimina o ultimo numero.

    Caso termine em 8 elimine e substitua o 75 e vice versa.



    Creditos By Mechanic
    Última edição por Mechanic; 14-04-12 às 15:22.




  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Kraca veio isso é mais complicado que eu imaginava kkkk, mas gostei já faz tempo que quero abrir o meu para regular vou fazer isso
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  3. #3
    Iniciante Avatar de Mechanic
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    72
    ee meu amigo realmente e complicado mais fica muito bom as vezes muitos tem duvidas sobre isso e isso e realmente a solução. E importante sabe diferencia o barulho entre o tensionador da corrente e valvula para nao perde tempo.




  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Zanca Ver Post
    Kraca veio isso é mais complicado que eu imaginava kkkk, mas gostei já faz tempo que quero abrir o meu para regular vou fazer isso
    É meio puxado mesmo rsrsrsrs!!

    Tava com a intenção de fazer esse tópico,mais me dava uma preguiça danada KKKKKKK

    Mas o colega vez um ótimo texto, parabens mano,mas claro que isso só alcool rsrsrsrsrs.

    Vc quer ver a coisa ficar feia é quando é em um 4 cilindro de 16 valvulas,é tanto numero que o caboco fica doido KKKKKK.

    Mas acrescentando,na ausencia de novas pastilhas de substituição,pode-se tambem lixar as pastilhas com uma lixa d'agua 180,até chegar na folga exata das valvulas.

    que no caso da cb300,TW,XRE300 e tornado é de:

    Valvulas de admição folga de: 0,15mm

    Valvulas de escape folga de:0,12mm

    Abraço a todos do PN.....


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  5. #5
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    é cara realmente é um trem complicado de se fazer mas depois que acostuma é de boa...

    eu quando vou pastilhar simplismente tiro a folga ai vejo de quantos mm ela esta ai tiro a pastilha meço ela e somo com a folga e mais um pokim
    ai vou esmerilando até chegar no ponto....


    uma boa dica pra quem quer muitas pastilhas é pegar uma broca se nao me engano de 7mm aço especial e cortar a base lisa dela no torno com as medidas de pastilhas que quiser.... quando coloquei o comando preparado na tornado tive que fazer isso...ficou muito bom...

  6. #6
    Iniciante Avatar de Mechanic
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    72
    legal galera existir tambem a boquetagem que da certo eu ja fiz pastilha com a ponta de uma valvula esmerilei ate chega a medida certa
    esse e o metodo usado pelos Labios de suinos ksks (Suinagem,Boquetagem)...




  7. #7
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    é velho pelo menos o meu serviço garanto que nao fica boketa nao
    eu penso assim se o cara nao tem um kit de umas 100 pastilhas como é disponibilizado para mecânicos honda
    quem faz esse serviço em casa mesmo como é meu caso acho que fica até melhor que deixar na mao de muito mecânico por ai
    pq o dono sempre faz com mais capricho(pelo menos eu) e pode ter certeza que é tudo feito dentro do padrão.....com as folgas certinhas e tudo mais

    só citei a alternativa de cortar a broca pois tem gente que nao sabe nem de onde tirar pastilhas para poder fazer p servoço(meu caso) e foi uma forma que eu encontrei de nao ficar na mao... e como vc ensinou ta mais do que certo tirar as medidas calculos e tudo mais mas tem um porem na pratica isso nao é muito aplicado..........
    tao simples tirar a medida da folga com calibre depois medir a pastilha somar acrescentar um pouco pra ter margem de erro e começar a fazer o serviço..... tao simples.....

  8. #8
    Iniciante Avatar de Mechanic
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    72
    sim guilherme entendi o seu caso. mais eu mesmo faço com caculos e sem calculos esse topico foi para quem esta iniciando saber como fazer ter pelomenos uma noção de co mo seja..




  9. #9
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    ai mechanic eu adimiro vc ter postado isso pq é dificil de ver esse tipo de tutorial aki....
    quando a minha moto precisar ou for fazer pra alguem eu vou ver se tiro fotos pq dai da pra ter uma base melhor vc nao acha???

    li em outro topico que tu tem oficina aki em brasilia... ela fica aonde?? manda por mp !!!

  10. #10
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    num quero mais ser mecânico não..

    Como o tempo e o vento...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    como faço para ter acesso a pastilha, lembro que na oficina que trabalhava o mecânico tinha um ferramenta que abaixava a válvula e tirava a pastilha e na moto tira o comando
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  12. #12
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    zanca veja nesse link se é essa a ferramente que vc fala
    http://www.homepagedovoyage.com.br/h...ulas-pastilhas

  13. #13
    Iniciante Avatar de Mechanic
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    43
    Posts
    72
    Basta retira os mancal e puxar os espaçador com um alicate de bico com cuidado ou a ferramenta que o Guilherme mostro e ideal. Cuidado para a corrente nao cair para dentro se nao vai ter que abri a tampa de embreagem....




  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Mechanic Ver Post
    Basta retira os mancal e puxar os espaçador com um alicate de bico com cuidado ou a ferramenta que o Guilherme mostro e ideal. Cuidado para a corrente nao cair para dentro se nao vai ter que abri a tampa de embreagem....
    No caso da corrente não preciza abrir a tampa,pois tem um guia lá embaixo que a impede de sair do pinhão!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  15. #15
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Isso aí!
    O bom é ter uma daquelas anteninhas com um imã na ponta, eu sempre uso uma dessas pra tirar os copinhos das válvulas.
    Outra coisa importante é não trocar os copinhos pois eles também tem medida. Se medir a folga, fazer os cálculos e talz e na hora de trocar as pastilhas trocar os copinhos as medidas de folga podem não bater...

    Como o Guilherme e o Lima falaram, as vez precisa mandar cortar uma broca, dar umas lixadas nas pastilhas, na oficina até tenho um caninho que entra certinho uma pastilha e tem um pino pra empurrar ela, aí fica mole pra lixar a pastilha!
    Não é sempre que se tem as pastilhas necessárias na mão, muitas vezes nem na concessionária tem, e não dá de esperar semanas só pra regular uma válvula, aí tem que improvisar mesmo!

    Outra coisa, acho um roubo R$25 mangos numa pastilha dessas....

 

 

Tópicos Similares

  1. Tutorial Troca de Disco e Pastilha de Freio
    Por felipe250 no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 0
    Último Post: 24-04-11, 00:55
  2. Seleção argentina
    Por fred_black no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 16
    Último Post: 01-06-06, 00:07

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •