Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 27
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Regulando válvulas da Fazer.

    Fala galera, blz? Bom, eu ia viajar pra Uba mas como o tempo tá feio, consultei a previsão pra l´=a e é frio e chuva, então resolvi regular as válvulas da motoca. A ultima vez que regulei foi aos 30 mil na revisão e a moto agora tá com quase 40. Fiz um tutorialzinho pra se alguém aqui quiser fazer, aprender.
    O que vc vai precisar, uma fazer 250, rsrs, e algumas ferramentas.
    No caso, a minha é 2009, a porca da tampa de válvula dela é 24 de boca, eu já comprei duas tampas novas que da vez anterior fui abrir com chave normal 24 e espanou as duas, portanto tem que ser chave de boca aquelas sextavada 24, porque a porca é de aluminio e espana facil. Vai precisa de um calibre de laminas e umas chaves gerais aí tipo 10, alien, etc...

    Primeiro, com uma moeda de um real coberta por um pano abra essa tampinha de plástico maior.

    Depois, com uma chave de fenda grande, essa outra.

    Daí, dentro dessa tampa grande vai ter uma porca, coloque aí uma chave L não lembro o tamanho q usei acho que era 15/16, gire o motor no sentido antihorário. Só que antes tem que abrir as duas tampas de válvula:

    Tive que tirar o radiador se não pegava na chave.
    Daí vai girando o motor e olhando as válvulas, vai se mexer a de escape (que fica do lado da curva do escapamento), depois se mexe a de admissão, daí entra no chamado PMS, quando o cilindro começa a subir, é aí que regula as válvulas, aí olha no lugar onde vc tirou a tampa pequena (esquevi d tirar foto) e vai ter uma marquinha que tem que alinhar com a marca na carcaça do motor em cima, aí verifique se os balancins estão soltos (com folga).
    Balancim eh isso aqui:

    Daí é só meter o calibre de lâmina lembrando que a folga da valvula de admissão fica entre 0,10 e 0,15 a minha ajustei pra 0,10 folgado e 0,15 apertado então deve ter ficado aí com uns 0,12

    Daí aperte bem a porca 10 do balancim, não precisa apertar ate arrebentar mas aperte firme pra não soltar.
    Fiz o mesmo na válvula de admissão mas nela a folga é menor pq ela é mais fria na minha deixei 0,05 livre e 0,10 apertado a folga deve ter ficado tipo 0,8.
    Tampas fechadas.

    Um detalhe que eles não olham na revisão desde a revisão dos 15 mil essa borrachinha tava estorada pedi pra trocar na revisão não trocaram eu passei uma volta de fita isolante nela.

    Apertando aba lateral.

    Colocando o tanque. Fique esperto com essa mangueira ela é *** pra sair e quando ergue o tanque força o con ector que eh de plastivco pra baixo estude bem a situação antes de erguer com td que se ela quebrar fudei. É chata pra tirar e chata pra por. Tem uma travinha.

    Pronta pra mais aventuras.

    É isso, espero que tenham gostado desse mini-tutorial. Tem coisas que eu ainda não arrisco fazer como troca óleo de bengala tem que ter elevador sacador pr´rprio e o scambau eu não me arrisco mas coisas simples como troca de óleo limpeza de filtro de ar regulagem de valvula, lubrificar corrente e cabos, eu mesmo faço.
    Moto é tudibão!

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Filtro de ar dela é viscoso também? daqueles que lava?.......se é....como é que se faz o procedimento?

  3. #3
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972
    Cabra, o filtro é de espuma e trabalha seco.

    Pra lavar é como uma esponja e deixa secar bem. Joga um pouco de oleo e devolve no lugar.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262
    Isso, eh de espuma. O filtro tem que abrir a caixa do filtro de ar eh aquela tampa lateral e dentro tá o filtro que eh de espuma com uma armação de plástico nele por dentro pra da firmeza tira ele, tira a espuma coloca numa bacia com diesel ou querosene e lava bem, deixe secar totalmente, e depois pegue oleo90 (de transmissão) e e molhe todo ele, espreme pra tirar o excesso, e põe de novo o,lugar. Seu filtro tá limpo.
    Última edição por César; 28-04-12 às 15:57.
    Moto é tudibão!

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Minha moto tem 1 ano e 1 mês......e está com 4.055km.....^^

    Primeira revisão (1.000) eu sei que não tiraram o filtro porque fiquei 100% do tempo colado vendo o serviço e além do mais manual de procedimentos não inclui olhada no filtro de ar nessa revisão.....

    Segunda revisão (3.000)...apesar de muuuito bem feita eu não tenho certeza se olharam o filtro ou não porque apesar de estar também na oficina não fiquei 100% do tempo presente.....

    Maio agora pretendo dar aquele banho nela, aquela lubrificação caprichada ai vou olhar o filtro de ar também.......março ela ganhou um banho e uma lubrificação caprichada...incluíndo troca de óleo do motor...mas esqueci de olhar o filtro de ar........

    Enche tipo um pote daqueles de margarina com querosene puro...ai mergulho o filtro e fico apertando pra limpar......deixo secar bem e depois dou uma molhadinha com óleo 90 aperto bem pra sair o excesso e espero secar um pouco também....assim o procedimento?

    Depois do querosene precisa passar na água pra tirar o excesso de querosene?
    Última edição por cabra de brasilia; 28-04-12 às 16:54.

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262
    Nao, só espreme e deixa secar no sol. Depois põe óleo 90. Andei agora na pista, a moto parece ate que tá andando mais. Ficou melhor do que quando saiu da consecionaria.
    Moto é tudibão!

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Sou mecânico e não tenho caixas de ferramentas!!!!!!!!!!!!

    Opa carma lá!

    Não tinha!

    Hoje fui na loja de ferramentas e começei a montar meu kit pra manutenção doméstica........

    Caixa de ferramentas de plástico, combinada 24", L 17 pra girar o motor da Factor e na Fazer 250 é 15", combinada 19" pra regular corrente de transmissão, juntei umas ferramentas espalhadas aqui em casa.......enfim começando a montar uma caixinha bacana....

    Foto:

    http://i.imgur.com/h8ef9.jpg


    PS: celular com frasxi só o oro tá loco......
    Última edição por cabra de brasilia; 21-05-12 às 20:25.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    A Cesar parabéns bem explicado o tutu


    Citação Postado originalmente por cabra de brasilia Ver Post
    Sou mecânico e não tenho caixas de ferramentas!!!!!!!!!!!!

    Opa carma lá!

    Não tinha!

    Hoje fui na loja de ferramentas e começei a montar meu kit pra manutenção doméstica........

    Caixa de ferramentas de plástico, combinada 24", L 17 pra girar o motor da Factor e na Fazer 250 é 15", combinada 19" pra regular corrente de transmissão, juntei umas ferramentas espalhadas aqui em casa.......enfim começando a montar uma caixinha bacana....

    Foto:

    http://i.imgur.com/h8ef9.jpg


    PS: celular com frasxi só o oro tá loco......
    É isso ai boa aquisição para o começo,
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    São Paulo...ABC
    Posts
    51
    bom o mini tuto ai hein,tem muita gente que pensa que regular valvulas é coisa de outro mundo.Fica ai pra quem não sabe..
    tem gente que vc fala que vai ter que regular valvulas,a pessoa pensa que vai fazer o motor inteiro ...rsrsrs
    tem essa tabela da valflex com a medida da folga de algumas motos porém essa tabela está um pouco desatualisada,então motos novas não tem + acho ki ajuda um poko já e tem outras coisas tbm como aperto de parafuso,oleo de motor e oleo de bengala.
    http://www.valflex.com.br/arquivos/mao02.pdf

    Citação Postado originalmente por César Ver Post
    É isso, espero que tenham gostado desse mini-tutorial. Tem coisas que eu ainda não arrisco fazer como troca óleo de bengala tem que ter elevador sacador pr´rprio e o scambau eu não me arrisco mas coisas simples como troca de óleo limpeza de filtro de ar regulagem de valvula, lubrificar corrente e cabos, eu mesmo faço.
    o cesar não precisa de sacador pra trocar o oleo de bengala não pow..é maior facil bem mais facil que regular valvulas..rsrs
    o retentor sim é mais complicado sem chaves especificas...
    a não ser que o da fazer é diferente das outras motos..

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de cleverson80
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Itabirito - MG
    Idade
    44
    Posts
    181
    Aproveitando o tópico, quanto estão cobrando por ai para revisão(20.000 Km) da fazer, aqui o mecânico pediu R$400,00
    Achei o valor salgado.

    Regular válvulas já vi que não é bicho de 7 cabeças, o ruim é tirar o tanque, quando tirei para instalar a fiação do GPS tomei uma bela surra...

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Fazer 2011...com 6.000 km.....cobraram 136 reais pra uma "regulagem geral"....regular o que? fora as válvulas.....mais 60 reais pra troca de óleo mais filtro!!!!!

    Fazer em casa mermo.......Factor vai ser moleza.......Fazer vai ser chato só tirar o tanque mermo......

    Agora nas Fazer mais antigas a chave de rodar o motor é L14.....parece que nas mais novas é 15...parece....queria ter certeza se é isso mermo......pra não comprar chave errada

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de cleverson80
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Itabirito - MG
    Idade
    44
    Posts
    181
    A minha é modelo 2010, ainda tenho que ver oque vou fazer, mas estou pensando seriamente em tirar um fim de semana e fazer uma revisão, acho que a maior dificuldade será desmontar a balança para lubrificar, e trocar o óleo das bengalas.

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Cabra, nunca vi nenhum parafuso 15 em nenhuma moto, muito difícil. Ou é 14 ou 17 ou 19. Geralmente é 14.
    Uma boa é comprar um cabo de força e depois ir comprando só os soquetes conforme vai precisando, acho que sai mais em conta...

  14. #14
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Faz tempo que estou querendo fazer um mega-tutorial de uma revisão completa na moto, mas me falta tempo. Desmontar tudo, tirar fotos, depois elaborar o tutorial, esquematizar... vai um tempão pra fazer isso, mas pretendo fazer

  15. #15
    Motociclista Avatar de taliban
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    885
    Stone, tu que conhece de ferramentas, chegou pra miim la na loja um kit da marca mayle, eu ja usei algumas ferramentas deles e gostei tu sabe se no geral são boas?
    segue o link do kit, pra mim vai custar bem menos né...
    Jogo De Ferramentas 110 Peças - Mayle - R$ 410,00 no MercadoLivre
    abração
    "Mas não basta pra ser livre ser forte aguerrido e bravo povo que não tem virtude acaba por ser escravo...
    ... Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!"

 

 

Tópicos Similares

  1. Regulando valvulas
    Por Zanca no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 22
    Último Post: 11-06-11, 23:11
  2. comando de válvulas e médias q pode fazer (dúvida)
    Por Breda no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 16-11-10, 12:54
  3. regulando válvulas
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 12-06-10, 20:27
  4. Regulando valvulas!
    Por Ademir26 no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 11-12-08, 19:31
  5. Regulando o carburador !!!
    Por francescotorres no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 27-12-05, 16:23

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •