Rodolfo.

Um protetor de coluna, você pode usar até sem a jaqueta, pois ele tem tiras nos ombros e uma cinta abdominal.

Não confie em protetores de EVA que vem em todas as jaquetas que tem por aí. Compre um rígido avulso que é a melhor coisa.

Exemplo de protetor:

Eu tô usando um desses RS1-PROTETOR DE COLUNA APEX PROTEC 1 .

Um bom produto para proteção inicial.

Eu removi os protetores de EVA das minhas duas jaquetas e utilizo apenas esse APEX.

Mas o seguinte, tamanho não dá para opinar, o melhor é provar e ver o tamanho que fica melhor. As vezes você até tem referências do comprimento deles nos sites, pode ser que ajude, mas o ideal é sempre provar. O maior problema é o comprimento dele, pois os ajustes na cintura e ombros você ajusta de acordo com o seu biotipo, mas o comprimento dele, se não for o carreto vai mais atrapalhar do que ajudar.

---------- Mensagem adicionada às 21:34 ---------- Mensagem anterior foi às 21:31 ----------

Citação Postado originalmente por FRANGOPUNK Ver Post
tem jaquetas que tem o protetor de coluna, não acho necessario comprar um protetor de coluna e tambem uma jaqueta que ja vem com proteções.
Apenas aproveitando.

Só use aqueles protetores de EVA originais das jaquetas se você não puder comprar um outro que REALMENTE seja um protetor de coluna (RÍGIDO), pois aquilo lá é melhor do que nada, mas não adianta de muita coisa em caso de um acidente mais forte.

O ideal é um protetor isolado da jaqueta e rígido.