Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 16 a 21 de 21
  1. #16
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    o fio do pisca bem provável esta em curto com o chassi ou com outro, o correto seria vc revisar começando do painel ate a lanterna traseira esse chicote
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  2. #17
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    37
    Posts
    10.379
    Citação Postado originalmente por guilhermeDF Ver Post
    pode ser o retificador vc ja olhou ele??? geralmente quando começa a queimar assim é que ele ta bixado...
    Retificador e bobinado é novo!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Zanca Ver Post
    o fio do pisca bem provável esta em curto com o chassi ou com outro, o correto seria vc revisar começando do painel ate a lanterna traseira esse chicote
    paciencia que nao tenho kkkkkkkkkk vo jogar um chicote novo

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Putz, sacanagem ein! Pode ser que o fio da luz espia dos piscas no painel tá descascado e dando contato em alguma parte do display que não pode receber corrente alta. Tipo, tu ligou o pisca, a chave mandou corrente pra lampada e ao mesmo tempo passou pro display através desse fio. Sei lá, é um palpite.
    vo lançar um chicote novo e vamos ver se queima outro painel kkkkkkkkkkkkk

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  3. #18
    Olá pessoal!

    Painel APAGA o display e a iluminação do display com o MOTOR LIGADO 70% das vezes que uso.

    Inicialmente peço desculpas pelo longo texto e justifico que estou tentando ser claro e ajudar todos os leitores (os q entendem de elétrica, os “cientistas” e os leigos).
    Minha Tornado tem apresentado problema no painel fazem 2 meses e nesse tempo fui verificando possíveis sintomas e causas, que são semelhantes a muitos casos relatados aqui e em outros fóruns, porém quero acrescentar informações importantes, pois já filtrei e encontrei o local do defeito.
    Lembrando que não quero afirmar que todos os defeitos em outras Tornados tem a mesma causa ou sintoma e que muitas dicas fornecidas por outros colegas tem fundamento e podem resolver boa parte das situações.

    Possuo a Tornado à alguns anos e sou técnico em eletrônica e assim fica mais fácil descartar e diagnosticar algumas possibilidades.

    Testes com causas que descartei:
    *Vibração, pois o painel torna a ligar qdo desligo o motor com a moto em movimento;
    *Giro do guidão, pois fazendo os movimentos com motor OFF o painel permanece ON;
    *Chicote, fio quebrado ou desencapado, não (motor OFF, painel ON; Motor ON, painel OFF), mas não cheguei a desmontar e nem pretendo;
    *Bateria, pois tenho o hábito de acompanhar a carga dela semanalmente e em diversas condições (após dias parada; em repouso após uso intenso; em carga com motor ON, etc..), inclusive uso um carregador regulado externo qdo percebo que a partida fica meio “cansada” qdo rodo pouco com muitas partidas;

    Sintomas que chamaram minha atenção:
    *Motor em marcha lenta, média ou alta rotação: Não encontrei relação com isso, pois as vezes o painel apaga logo q dou a partida e em outros momentos já vi o painel acender sozinho qdo estou rodando, em rotações variadas;
    *Luz de freio/setas: As vezes o painel torna a acender com o motor ligado qdo aciono esses itens;
    *Fusíveis, tinham um pouco de oxidação e sujeira. Fiz limpeza, troca, medições e nada mudou;
    *Regulador-Retificador, fiz teste mais detalhado ontem e verifiquei que está tendo comportamento normal de carga que chega até 14Vdc em vazio, mas ATENÇÃO: quero testar melhor este componente em específico mesmo já tendo certeza que não é ele o causador do problema no painel;

    Observações:
    Passei a suspeitar que o problema fosse relacionado à tensão (voltagem) do sistema elétrico da moto que sabemos que varia conforme o uso.
    Em repouso, a tensão que alimenta o painel é a mesma da bateria, que em boas condições deve ficar perto de 12,5V.
    Em funcionamento do motor, o ideal era q a tensão ficasse em 13,6V que é a tensão de carga ideal para baterias 12V nominal, mas sabemos que os sistemas de carga automotivo adotam 14V como padrão até pra compensar perdas de carga e variações de consumo de todo o sistema.
    Também é de nosso conhecimento que a Honda, assim como qqr outro fabricante faz o alternador/regulador dimensionados apenas para o consumo original da moto e nada mais do q isso, obviamente por uma questão de custo de produção. Portanto vai a dica: se vc pensa em instalar um farol de 100W ou iluminação extra na sua moto, tenha certeza q cedo ou tarde algo de errado vai acontecer, como fio derretido, queima de componentes e se não acontecer, por exclusiva sorte, é porque o sistema está trabalhando forçado, com baixa tensão e a iluminação não está oferecendo a potência nominal.

    Teste definitivo conforme minhas suspeitas:
    A idéia era então simular no sistema elétrico da moto uma tensão variável CONTROLADA que representasse os vários níveis desde o repouso da bateria, carga e variação do consumo do uso de setas e freio e até a condição de regulador/retificador com defeito (acima de 14V).
    Muito simples! Com a moto desligada, desconectar a bateria, ligar uma fonte de tensão DC e instrumentos de medição para acompanhar o comportamento do painel a cada variação de tensão.
    Após isso, ajustei a tensão para 12V e liguei a ignição (chave), sem dar partida, pois não havia necessidade de ligar o motor para esse teste.
    Painel ligou normalmente, como tem que ser. Fui aumentando lenta e gradualmente a tensão e observando o momento que o painel fosse apagar.
    O meu apagou com exatos 13,750V e repeti o teste várias vezes pra ter certeza.
    Inclusive fiz o teste pra verificar até qual tensão mínima ele se mantinha ligado e operante e no meu caso foi abaixo de 8V.

    Conclusão:
    O defeito é interno no painel, provavelmente falha de algum C.I. regulador de tensão ou proteção do circuito na placa.
    Por isso, no meu caso e de outros colegas, relatos de o painel acender qdo o freio é acionado, pois a tensão do sistema no momento do acionamento baixa um pouco devido ao consumo.

    AGORA vem o pedido:
    *Algum abençoado tem o esquema elétrico, diagrama ou alguma informação relevante sobre a eletrônica do painel?
    Com um esquema elétrico seria muito fácil e rápido reparar este problema sem ter que descobrir sozinho, perdendo várias horas e correndo o risco de danificar o que está funcionando.
    *Sabendo que muitos participantes do fórum tiveram problemas com seus painéis, também seria de bom grado a doação de painéis usado, sucateados para servir de laboratório para esse e outros defeitos, possibilitando no futuro ajudar outros colegas a distância, indicando qual componente substituir nesse caso.


    Sabemos que quem vive de consertos de painéis e velocímetros tem essas informações e infelizmente não passarão adiante. Por isso temos que compartilhar o máximo possível pra não ficarmos na mão de picaretas enrustidos de profissionais.

    Solução paliativa imaginada:
    Aplicar um componente limitador de tensão (regulador ou diodo zener) na entrada de alimentação do painel caso eu não encontre o componente defeituoso internamente. Mas quero evitar isso por ter que interromper o chicote e por deixar um componente a mais sujeito a umidade e podendo causar defeitos futuros.

    Desde já agradeço e aguardo contribuições.

  4. #19
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    32
    Posts
    1

    Mesmo problema

    Citação Postado originalmente por Yuri_RN Ver Post
    Bem galera um amigo meu trocou o bobinado da Tornado dele e também o Retificador..

    de uma hora pra outra o Painel parou.. me ligou e fui la buscar.. abri aqui em casa e ja fiz
    de tudo e nada de voltar a funcionar.. os comandos Neutro,Pisca,Luz alta e Side Stand ta
    funcionando.. menos os numero e nem ilumina..

    bem alguém ai ja fez serviço nesses painel de Tornado?

    caso ninguém desenrole eu queria saber se alguem tem uma placa dessas de Painel de tornado
    jogado por ai de bobeira.. as vezes tem um painel apenas com Display quebrado.. ja da pra montar
    nesse que eu to aqui..

    Quem tiver por ai um Painel de bobeira quero so a placa mesmo.. e se alguem souber a dica manda
    ai que faço aqui..

    ja verifiquei todo chicote da moto e fusíveis também..
    Pessoal,

    Tive o mesmo problema, após a troca do regulador retificador e novo bobinamento do estator, notei que o painel não estava marcando corretamente as funções Trip e cronômetro. Apos alguns dias o painel apagou. Diferentemente de alguns por alguns instantes a seta parou de funcionar, mas depois de mexer no cabo voltou.

  5. #20
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Idade
    33
    Posts
    1
    Adonis Yuri
    Boa noite suave?
    Estou com mesmo problema seu.. vc conseguiu resolver o da sua Como?

  6. #21
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789
    Citação Postado originalmente por Tornadox Ver Post
    ....

    Conclusão:
    O defeito é interno no painel, provavelmente falha de algum C.I. regulador de tensão ou proteção do circuito na placa.
    Por isso, no meu caso e de outros colegas, relatos de o painel acender qdo o freio é acionado, pois a tensão do sistema no momento do acionamento baixa um pouco devido ao consumo.

    AGORA vem o pedido:
    *Algum abençoado tem o esquema elétrico, diagrama ou alguma informação relevante sobre a eletrônica do painel?
    Com um esquema elétrico seria muito fácil e rápido reparar este problema sem ter que descobrir sozinho, perdendo várias horas e correndo o risco de danificar o que está funcionando.
    *Sabendo que muitos participantes do fórum tiveram problemas com seus painéis, também seria de bom grado a doação de painéis usado, sucateados para servir de laboratório para esse e outros defeitos, possibilitando no futuro ajudar outros colegas a distância, indicando qual componente substituir nesse caso.


    Sabemos que quem vive de consertos de painéis e velocímetros tem essas informações e infelizmente não passarão adiante. Por isso temos que compartilhar o máximo possível pra não ficarmos na mão de picaretas enrustidos de profissionais.

    Solução paliativa imaginada:
    Aplicar um componente limitador de tensão (regulador ou diodo zener) na entrada de alimentação do painel caso eu não encontre o componente defeituoso internamente. Mas quero evitar isso por ter que interromper o chicote e por deixar um componente a mais sujeito a umidade e podendo causar defeitos futuros.

    Desde já agradeço e aguardo contribuições.
    Tem como você verificar se há algum resistor na entrada da placa? Se tiver, talvez seja esse resistor que tenha aberto o bico. Procede minha sugestão ou não tem nada a ver com o peixe?
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

 

 

Tópicos Similares

  1. Painel de Tornado
    Por julionic no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 30-12-11, 17:58
  2. painel da tornado na twister!
    Por cartersandiego no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 21-07-10, 11:32
  3. painel da tornado na cg
    Por desbieladu no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 17-07-09, 09:15
  4. painel da tornado
    Por caparanhos no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 29-03-06, 17:45

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •