Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692

    Folga da Corrente Irregular!

    E ai pessoal, fui fazer uma manutenção básica hoje: troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, aperto/lubrificação da corrente. Tudo correu bem ate chegar na lubrificação/aperto da corrente.

    Primeiro vi que tinham roubado um dos parafusos que serve para afastar a roda traseira, o do lado direito, que serve para alinhar a roda. Digo que roubaram por que no meu ver não tem como ele ter se soltado sozinho, ate por que ele tem uma contra porca. Então acho MUITO dificil, ter folfgado a contra porca e o parafuso ter desrrosqueado e caído... Mas enfim, não vou poder fazer nada hoje, vou ter de esperar ate a segunda para comprar um novo e repor. A minha primeira duvida é:
    -Esse parafuso serve apenas para alinhar a roda, e posso andar sem problemas? Ou ele também da algum apoio para a roda não ficar correndo?

    Continuando, depois da surpresa desse parafuso, fui verificar a folga da corrente. Percebi que a medida em que rodo a roda, a corrente fica mais folgada ou apertada.Ou seja, ela começa com uma folga boa, e depois vai ficando mais apertada, depois volta para a folga normal.
    -O que pode estar gerando isso? relação indo embora? Algum dos componentes podem estar empenados?

    Acredito que não seja desgaste da mesma, ate por que as pontas da coroa não estão afiadas, pode ser roda desalinhada? A transmissão foi trocada com 10mil, hoje ela esta caminhando para 16mil, Ou seja esta com 6mil. Todo o conjunto de transmissão é da marca vaz.

    Vlw

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Um pouco desse estica-afroxa da corrente é normal, se for demais é o kit que tem problemas, não tem o que fazer, só trocando. Mas se ainda tá bom pode rodar, pra esticar a corrente nesse caso gira até chegar no ponto que ela fica mais esticada, e regula por ali a tensão da folga conforme recomendada no manual. Depois gira pra ver se o ponto de maior folga não ficou folgado em excesso a ponto de cair (o que eu creio que não), mas se tiver então troque a relação.

    No caso da porca, até podem ter roubado, não duvido de mais nada nesse mundo, rsrs. Mas acredito mais que foi esquecimento de apertar na regulagem anterior. Aí ficou frouxa, com a vibração da moto foi desenroscando até cair. Pode usar ela assim até conseguir uma nova sem problema. O importante é ter o eixo da roda bem apertado, aí aperta a que sobrou pra não perder tambem. Essas porcas são só pra fazer o ajuste.
    Última edição por magrao tk; 26-05-12 às 16:50.

  3. #3
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Um pouco desse estica-afroxa da corrente é normal, se for demais é o kit que tem problemas, não tem o que fazer, só trocando. Mas se ainda tá bom pode rodar, pra esticar a corrente nesse caso gira até chegar no ponto que ela fica mais esticada, e regula por ali a tensão da folga conforme recomendada no manual. Depois gira pra ver se o ponto de maior folga não ficou folgado em excesso a ponto de cair (o que eu creio que não), mas se tiver então troque a relação.

    No caso da porca, até podem ter roubado, não duvido de mais nada nesse mundo, rsrs. Mas acredito mais que foi esquecimento de apertar na regulagem anterior. Aí ficou frouxa, com a vibração da moto foi desenroscando até cair. Pode usar ela assim até conseguir uma nova sem problema. O importante é ter o eixo da roda bem apertado, aí aperta a que sobrou pra não perder tambem. Essas porcas são só pra fazer o ajuste.

    Valeu magrão, a diferença nos pontos de folga e aperto no meu ver são consideráveis, ainda não sou mecânico e nem tenho muito experiencia, mas pelo que você falou acho que vou ter de trocar. Para ter certeza vou levar no mecânico essa semana.

    Rapaz, para mim alguém levou mesmo viu? Posso ate ter esquecido de apertar a contra porca na ultima vez que regulei a corrente, mas aquele parafuso desrrosquear todo tanto da contra porca quanto do suporte dele, acho meio sinistro kkkkkkkkkk

    O que pode gerar esse tipo de problema na transmissão? Kit de material fraco?

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    A corrente é normal acontecer isso. Você anda com ela sempre lubrificada ou meio seca?
    As vezes só trocando a corrente resolve (se a coroa e pinhão ainda estiverem bons)

  5. #5
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Sempre lubrificada, raramente deixo algum tempo sem lubrificar. Ainda mais agora que estou usando oleo 90, que não fica muito tempo na corrente.

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    O parafuso solta sim...eu ja perdi os dois em uma viagem longa pro interior, por causa da vibração. A folga se não tiver grande da pra ir levando...mas isso se não for problema no kit...é na hora de esticar a corrente, alinha a roda errada e ja era. Eu ja fiz isso kkkk Perdi rapidinho uma relação...então nem me meto mais a isso.

  7. #7
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Rapaz, deve ter sido isso então, alinhamento errado da roda. Aquelas marcações para alinhar, em um dos lados do quadro é mal marcado, nem da pra ver direito. Então estava fazendo no olhometro mesmo. Esta ai uma coisa que tenho que aprender a fazer direito, alinhar a roda... Vou levar no mecanico para ele dar um diagnostico mais preciso sobre a condição do kit, e aproveito e peço a ele para me ensinar como alinhar a roda direito...

    E aproveitando o tópico, gostaria que recomendassem marcas de kit de transmissão, se tiver que trocar, ja vou pegando logo as dicas da galera.Tem um camarada que recomendou a coroa e pinhão da vaz mesmo, mas ele disse que prefere usar as correntes da marca DID, e de preferencia com retentor.

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    Bem...eu praticamente só usei da riffel e da vaz e não tenho do que reclamar. E eles são mais caros...apesar que acho barato ainda. Corrente com retentor...ja pensei em usar tb, mas nunca fui pra frente com a ideia nas minhas 125cc pq todo mecanico e motociclistas experientes me falaram que não vale a pena em 125cc.

  9. #9
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Bem...eu praticamente só usei da riffel e da vaz e não tenho do que reclamar. E eles são mais caros...apesar que acho barato ainda. Corrente com retentor...ja pensei em usar tb, mas nunca fui pra frente com a ideia nas minhas 125cc pq todo mecanico e motociclistas experientes me falaram que não vale a pena em 125cc.

    Rapaz, não vou nem entrar (apesar de querer kkk) no mérito da corrente com ou sem retentor, já tem alguns tópicos a respeito, vou dar uma lida com calma depois.Mas rapidamente pelo que li, dizem que a vantagem é que não precisa apertar com a mesma frequência que uma comum e a durabilidade, e a grande desvantagem além do valor seria que a moto perde potencia... mas enfim. Estou pensando seriamente em arriscar com retentor.

    E sobre as marcas já vi gente falando muito bem e mal da marca KMC. DID é quase unanimidade na escolha da corrente, quase todos falam bem. Vaz (a que uso atualmente) é parecido com a KMC, e riffel não vi comentarem tanta coisa (foi a marca que veio na intruder de fabrica, durou 10 mil).

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    De sempre preferência para correntes com retentor e sem emenda, é o melhor conjunto possível, não importa se é uma Srad ou uma CG.

    Sobre o desgaste, é normal o conjunto gastar de forma irregular, pois ele não sofre forças de forma uniforme.

    Manter a lubrificação e o ajuste da folga, já ajuda a manter a vida do conjunto.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

 

 

Tópicos Similares

  1. Com qual frequência vc ajusta a folga da corrente ??
    Por superkyo no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 05-02-16, 09:18
  2. Corrente estralando e folga no pinhão da titan 150
    Por Deeck no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 28-04-10, 20:46
  3. Folga da Corrente da Yes...
    Por Bandit no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 23-02-10, 21:17
  4. Ajuste na folga da corrente em diferentes "tocadas"!!
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 07-02-08, 12:25
  5. Folga na corrente!
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 24-09-07, 14:20

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •