Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    36
    Posts
    27

    Suzuki Yes - Fumaça preta ao acelerar muito

    Boa Noite galera,


    Mais uma vez eu aqui cheio de dúvidas, leigo em motoca é assim mesmo hehehe.
    Galera peguei uma Suzuki Yes 2007 com 22000km no sábado, unico dono o cara disse que nunca trocou bateria, nem tinha mandado limpar carburador, disse que sempre usou V-Power e todas as revisçoes na concessionária. e tals, toda original bonitona.
    Mais como nem tudo são flores me deparei com 2 "problemas" que me deixaram de cabeça quente hehehe.




    1 - Sentia que a moto estava afogando muito rápido, se eu tentava ligar ela com o afogador, ela nem ligava hehehehehe.


    2 - Quando eu estava andando, a moto estava perfeita, motor zerinho, porém quando parei ela, decidi dar uma acelerada pra certificar o estado do motor, e BUM, quando eu cortava o giro (sei que isso é muito errado), e chegava nos 11 mil, saia uma fumaça preta do escapamento. Mais logo parava, e depois se acelerava de novo, BUM mais um pouco dessa fumaça preta.


    Cheguei a pesquisar aqui no forum e muitos disseram que esses dois sintomas poderiam ser carburador sujo e mistura rica em gasolina,


    Enfim, hoje levei a moto em um mecanico de minha confiança e dei uma geralzona nela, limpei carburador, troquei o óleo, pedi pra ele regular a mistura, ele abriu pra entrar um pouco mais de ar, agora a moto está uma belezura, resposta rápida, não está afogando tão facil.


    Na oficina dei uma acelerada e quase não saiu a fumaça, alias nao saiu nada mais acho que nao me atentei ao RPM.
    Ao chegar em casa fui fazer o mesmo teste, e quando chega nos 11 mil rpm, bum fumaça de novo, mais é só um tufao de fumaça e logo para.


    Vi tb aqui no forum alguns falando que pode ser devido ao escapamento.
    Como nao abasteci e ainda nao rodei muito não sei se isso pode parar.


    VocÊs ja viram isso acontecer?
    Acham que pode ser o motor?
    Se for motor ficaria muito caro?
    Acham que eu preciso rodar mais algum tempo pra ver de novo isso?
    Controlar será que passa?


    Valeu galera,


    Abraços a todos.

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Fumaça preta é sintoma de excesso de combustivel, se tiver achando que tá queimando óleo faça um teste, ve se a boca do escape tá melada de oleo pois isso seria um indicio de queima de oleo.

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    36
    Posts
    27
    Fala Tom, blz?
    Então cara eu tb fiz esse teste, o escapamento não está melado não, eu passo a mão o dedo fica preto mais não oleoso, consigo tirar numa boa o preto.
    Esse esquema de excesso de combustivel é a mistura você diz certo?
    Pra melhorar isso é na regulagem do carburador que eu falei que fiz certo? Então provavelmente nos próximos kms, eu sinta diferença nisso certo?

    Abraços.

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Pode ser regulagem no carburador sim, mas vem cá, vc acelera e para antes de cortar o giro ou acelera e quando ela corta giro sai o tufo de fumaça? Pq se cortar o giro pode acontecer de sair fumaça do escape independente da regulagem do carburador.

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    36
    Posts
    27
    Fala Tom,

    Cara eu acelero e fico segurando acelerada até cortar o giro, e quando corta o giro que sai a fumaça.
    Referente a regulagem de carburador foi o que falei, a moto parecia lenta na saida, se eu acelerava muito rapido ela morria, levei na revisão limpei o carburador e regulei pra entrar mais ar e deixar a mistura mais equilibrada, agora a moto ta esperta, saida rapida e tals.

    Então pelo que voce esta dizendo, que se a fumaça só sai quando corta o giro é normal?

    Abraços.

  6. #6
    Novato Avatar de bruno_andré
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Pindorama -SP
    Idade
    36
    Posts
    43
    É normal sair um pouco de fumaça escura em altos RPMs, devido a mistura. O problema era se ela estivesse soltando fumaça direto e o escapamento estivesse meloso ai seria problema no motor...
    Honda é Honda !!!
    Pena que não é
    YAMAHA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Eu não me preocuparia, até pq vc mesmo já viu que não é óleo sendo queimado. Se tivesse queimando durante o funcionamento normal ai eu ficava cabrero, porém deixa o pessoal mais experiente opinar também.

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    36
    Posts
    27
    Fala Bruno e Tom,

    Poxa valeu pelas respostas, fiquei bem mais tranquilo agora.
    Visto que o escapamento realmente não está melado, ou seja, não está queimando oleo, e tambem percebi que o nivel não está abaixando conforme outros relatos que li.
    Bom como no final de Julho vou ter que fazer a inspeção, tomare que passe, senão vamos mandar na autorizada pra verificar (=/).

    Abraços galera.

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de KOEL
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    sobralia/governador valadares-minas gerais
    Idade
    35
    Posts
    125
    amigo toda vez q vc trocar o oleo da moto e acelerar forte o oleo novo da uma queimada mais isso so nos primeiro dias se isso persistir, e porque a parte de cima do motor ja esta gasta ou seja( batendo) quando vc menos esperar ela vai perder forca e vai parar com vc na pista falo isso por experiencia propria,entao melhor e pedir pra dar uma revisao na parte de cima do motor antes q danifique tambem a parte de baixo . so da uma revisada pra abrir nao vao cobrar mais q 20 reais e ai vc ja fica sabendo se e no motor ou no escape ( pouco provavel) .
    as long as I fall , I don`t hit the groung , as long as I fall I am safe and sound,once I was flying,flying,flying high, I touched the sky .

  10. #10
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Oras, não há nada de errado com a motoca cara, desencana.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Urra...vc quer esgoelar ela a 11 mil rpm, cortar a iginição e que nada de estranho aos seus olhos aconteça ? Eu hein. Bem, ja responderam tudo...mistura rica na minha opinião. E não é problema a moto ligar só com o afogador...ele foi feito pra isso, mas se vc quiser que ela ligue sem isso...eles deixam amistura elvemente rica. E ai pode fumaçar numa situação que nem vc descreveu. Se a moto tiver ruim...ela ja vai fumaçar num tom azulado e não em giro alto somente. Agora outra coisa : vc sobe o giro a 11 mil com ela parada e corta a ignição...vai ter alguns ciclos que não queimaram e estão dentro da camara, ao ligar de novo a iginição vai dar execesso mesmo e soltar fumaça preta. Agora...continua assim que vc vai ver seu motor soltar fumaça azulada logo logo. Faz mais isso não...por favor, seus amigos do pn agradecem.

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Acho que o corte de ignição que ele fala é o corte do limitador do cdi. Em outras palavras: ele acelerou até o talo. Não que ele esteja cortando a ignição, eu entendi isso.
    E se for isso mesmo é normal fumacear preto, afinal os pulsos do cdi são limitados, tipo: um sim - um não, nessa faixa. Acaba dando excesso mesmo.

    - - - Updated - - -

    Confere depois de uns dias rodando normal a coloração da vela. Se tiver avermelhada tipo cor de telha é o certo. Se tiver preta é excesso, se tiver branca é falta (mistura pobre)

  13. #13
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Justamente, não fica urrando a moto não senão logo logo a fumacinha azul começa a sair. Ae sim é um problema.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    36
    Posts
    27
    Fala Galera,


    Valeu por todas as respostas, me tranquilizaram demais.
    Só de saber que não está saindo fumaça azul, e que o escape não esta melado e todas as outras informações que voce me passaram, ja me deixaram muito mais tranquilo.


    Realmente eu fiz isso umas 3 vezes. Uma em casa da primeira vez, segunda vez na oficina e terceira vez em casa denovo e realmente depois disso não fiz mais e também não vou fazer hehehehe!


    Eu não reclamei de ela ligar com o afogador, eu disse que antes de regular a mistura, quando eu acionava o afogador, a moto nem ligava porque a mistura ja estava rica e ainda com o afogador, ai que ficava muito rica a mistura hehehehe mais agora já está normal.


    Mas valeu mesmo galera, nem vou fazer mais isso já fiquei tranquilo com as respostas hehehehehe!


    Abraços a todos.

  15. #15
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Quando está "cortando giro" o CDI corta a ignição para não passar do limite, com isso dá excesso de combustível pois não há centelha para queimar, desse modo qualquer moto dará fumaça preta característica de excesso de combustível...

 

 

Tópicos Similares

  1. filipemaster- suzuki yes preta(master)
    Por filipemaster no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 4
    Último Post: 27-05-12, 00:09
  2. [Vendo] Suzuki Yes 2006 Preta
    Por zebrahead no fórum Classificados
    Respostas: 4
    Último Post: 19-07-11, 14:26
  3. Motor ; fumaça preta e pipocando sozinha
    Por charlespicol no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 18-02-11, 11:25
  4. Respostas: 9
    Último Post: 22-01-11, 19:41
  5. Respostas: 3
    Último Post: 10-10-08, 12:10

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •