Basicamente Tuning serve para alterar/modificar partes em especial de uma moto ou carro (estilo, cor, acessórios...) ou resumidamente (da forma que eu prefiro) deixar a moto ou carro com a cara do dono!
É um tópico um pouco longo, pois exitem muitas partes que podem ser modificadas:
Então vamos lá:


1- Manoplas: eu utilizo os originais ainda, mas existem os esportivos de metal, em gel, ergonomicos, com diversas cores e alguns até com o peso de guidão junto!
Valor aproximado: entre 20 e 70 reais



2-Piscas: Existem as capinhas os fumes (capa escura), cristal (capa transparente), e laranja (comum);
além dos modelos diferentes tipo: mini, redondos, ponta de flecha(que eu uso) e os de led (mais caros)
CUIDADO na escolha dele pois muito pequeno pode diminuir a visibilidade dos motoristas a sua volta!
Valor aproximado: entre 12 e 45 reais



3-Lampada farol:Normalmente 35/35w mas pode ser utilizado as com maior potencia com ajuda de um relé, porem custam mais caro, e podem danificar a parte eletrica(não indico)
Indico as super branca da Philips que é a ideal !
Elas deixam um visual legal por serem brancas e ajudam a ter mais visibilidade!
Valor aproximado: entre 9 a 65 reais



4-Retrovisores: Vários tipos: mini, cromado, com pisca embutido, redondo...
Mudam um poco aquele visual de moto 'orelhuda' e deixam um visual bem exportivo (dependendo do modelo)
CUIDADO na escolha pois muito pequenos podem ser bonitos, mas dificultam na visibilidade! aconselho um tamanho médio! Não pense só na estética.
Valor aproximado: de 15 a 80 reais

5-Pneus traseiros:Quanto maior mais aderência e estabilidade, porem mais pesados, diminuindo assim a pôtencia da moto! eu utilizo um 100/90
valor aproximado: 150 a 350 reais



6-Pintura: eu acho um pouco radical, pois é meio definitivo (opto pelo adesivo), e mais caro! mas deixam um visual bom dependendo do trabalho!
Normalmente o pessoal pinta motor, rodas, bacalhau, cubo, escapamento...
mas a apache ja veio boa parte ja preto, nos poupando do trabalho!
Valor aproximado: dependendo de o que quer pintar não tem como citar o valor!

(desculpe eu não achar nem uma foto legal


7-Adesivos:Nomes, marcas, detalhes, desenhos... é a forma mais barata e facil de modificar o quanto quiser a moto, e pode ser colocado em alguns lugares no lugar da pintura, eles protegem e deixam um visual bom!
valor aproximado: de 10 a 40 reais



8-Alongador de suspensão: Deixa a moto com mais presença, pelo aumento de tamanho claro! assim deixando a traseira mais alta, porem modificando a estabilidade, por exemplo numa frenagem irá sentir mais a frente a moto!
Valor aproximado: 20 a 35 reais



9-Peso de guidão: eles podem ser trocados pelos esportivos ou aqueles que vem em conjunto com o manete, pois são muito importantes ajudam na estabilidade da motoca em alta velocidade, alem de proteger em quedas!
Valor aproximado; 20 a 250 reais



10- Frisos na roda: refletivos, comuns, cromados, com marca....
todos deixam um visual legal e dão aquele contraste, principalmente os refletivos e ainda são parte significante na segurança!
Valor aproximado: 15 a 38 reais



11-Escapamentos esportivos: Visual legal e som melhor ainda, melhorando o desempenho e causando danos ao longo do tempo a o motor!
Valor aproximado: 150 a 1200 reais





12- Para-lama esportivo(ou eliminador de para-lama): Visual legal imitando as motos de grande cilindrada, ideal para quem não gosta do suporte de placa original da rabeta!
Valor aproximado 150 a 200 reais



13- Tela no bacalhau: Não aparece muito é basicamente um detalhe e pode ser colocado com silicone (como eu fiz) ou durepox!
valor aproximado: 10 a 15 reais

(coloquei a imagem em boa resolução para poder ver as telinhas)


14-Adesivo do bocal ou do tanque: Modelos resinados são os mais indicados os de papel não duram muito!
protegem bastante e deixam um visual legal.
valor de 5 a 30 reais

e se preferir fazer a mão mesmo (veja o video que fiz do meu jeito)
modificando o bocal da moto (apache rtr) - YouTube modificando o bocal da moto (apache rtr)


16-Slider: Exelente para proteger de quedas o motor e a carenagem este é um item bonito que ajuda muito na segurança, o problema é o valor lagado de 250 a 300 reais
eu prefiro usar o velho e antigo amigo mata-cachorro (no meu ver protege mais) no valor de 50 a 80 reais



17-Pedaleira do garupa: muda um pouco o visual pois são de alumínio (cromado) não pouco menores que as originais o problema é o valor salgado: 160 reais!
o bom deles é que são mais leves ^^


18-Vela e ibooster: é um conjunto de coisas que ajudam um pouco na potencia e economia!
A vela seria a irridiun feita pela NKG, tipo uma versão de competição
O ibooster nada mais é que um cabo de vela colorido que ajuda no desempenho (este estou testando), deixa um visual legal na parte do motor! (se for utilizar procure o F3)
Os outros modelos são o f1 e f2 mas são mais caros e são para motos de mais cilindrada!
Vela valor aproximado: 50 a 65 reais
Ibooster: 34 a 75 reais


19-filtro de ar: não sei muito sobre ele mas ele muda o som da moto e ajuda em altas velocidades, porem deixa a moto um pouco mais ruim em baixas!
É uma modificação legal por ser barata valor medio: 10 a 25 reais (as mais comuns)



20-Pinos do ventil: essa sim é legal! escolher as tampinhas mais legais! pois tem de tudo e é super barato!
posso apostar com qualquer um que teve bicicleta que comprou um par para colocar na magrela!
O maior problema é que os muito bonitos chamam muita a atenção e são facilmente roubados!
por isso eu opto pelos mais discretos!(veja na foto)
Valor aproximado: de 0,50 a 2,50 reais cada!

(a preta na minha desculpe a sujeira e a prata é a kansas do meu pai)


21-Parafuso de placa: é tão legal quanto o pino do ventil, só que mais dificil de se roubado é mais um decalque que faz a diferença, mas é mais caro valor entre 10 e 15 reais (os com LED são nais caros)
eu costumo disser que agente só ve que os outros tem, quando agente tem!(pois não chama muito a atenção)



22- LED'S: podem ser colocados em qualquer lugar(praticamnte) eles ficam muito bonitos a noite e não custam caro e ainda não gastam muita bateria! (são muuuuito economicos)
Tem os de placa que a galera coloca um parafuso de placa que vem com o led embutido!
e na maioria das vezes é colocado para iluminar o motor e as rodas:
Valor de cada led 5 a 10 reais!
Eu tenho na minha iluminando o motor e 2 juntos dos piscas!



Basicamente era isso pessoal, para quem quer dar uma mudada no visual! algumas coisas são um pouco caras, mas vale a pena a final ela merece, carrega nós para lá e pra cá o tempo inteiro!
espero que tenham gostado, qualquer duvida só falar, se eu souber responder eu responderei!