Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 25
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de pmanika
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Curitiba
    Idade
    37
    Posts
    111

    Tutorial: Reformar banco da moto

    Olá Pessoal do PN, vim contribuir com minha mais nova aventura para consertar minha moto


    Como já comentei em outro tópico, meu banco original foi “mordido” por um cachorro, e na época optei por comprar um banco paralelo, já que o original custava quase 300 reais paguei 80 reais num banco paralelo, e como toda peça paralela ele acabou estragando rachou o courvim e quando chovia entrava agua que se acumulava nas espumas e quando estava aparentemente seco eu ia usar a moto sem capa de chuva e me molhava todo, pois vertia agua do banco.

    Estado do banco original “mordido” pelo cachorro

    Nesse momento procurei por outro banco paralelo nas lojas de Curitiba, mas nenhuma tinha a pronta entrega, então decidi pesquisar e com a ajuda da minha namorada optamos por reformar o bom e velho banco original da minha Y
    Segue o roteiro para quem desejar fazer o mesmo (ou simplesmente reencapar o seu)

    Primeiramente, precisaremos dos seguintes materiais


    - Banco original (que será reformado e servirá de base)
    - Espuma (eu comprei densidade 43, mas aí vai do gosto do freguês e também se deseja revestir a espuma original)
    - Cola de sapateiro (para colar as espumas e fazer o remendo)
    - Tesoura, estilete (para cortar os materiais)
    - Courvim (existem várias texturas, cores e acabamentos)
    - Grampeador manual (para fixar o courvim)
    - e o pulo do gato... Manta acrílica (para corrigir as imperfeições da espuma e deixar o courvim lisinho

    o gasto de material e ferramentas foi de 50 reais sem contar o banco já que utilizei o original da moto


    Vamos lá!

    Primeiramente, cortei a parte da espuma que estava estragada com o estilete:


    Feito isso preenchi o buraco com camadas de espuma e cola:

    Para a espuma ficar da forma correta usei papelão e prensei com elásticos para a espuma permanecer no lugar enquanto secava, a ideia já que mechi no banco pensei em alterar o desenho dele, deixar o banco do carona mais alto, como o das motos de maior cilindrada então cortei um pedaço da espuma para fazer primeiramente o banco do carona



    E já preparei para colar somente no banco de traz com cola de sapateiro


    Prensei com elásticos para a espuma grudar bem e ficar no formato correto

    Resultado com o banco do carona colado...

    Para melhorar o conforto do banco revesti o mesmo inteiramente com uma camada de espuma sobre todo o banco com o mesmo procedimento, cola e pressiona com elásticos

    Banco com a espuma colada:



    Depois disso é só cortar as rebarbas da espuma e colocar a manta acrílica para dar o acabamento para a manta apenas passei cola nas pontas afim de que ela não saia do lugar ao grampear o courvim novo




    A parte mais difícil foi pregar o courvim novamente no banco, pois como não tenho um grampeador profissional, alguns grampos não perfuravam corretamente o nylon da base do banco para fixar e acabava soltando, mas descobri uma técnica que facilitou muito o serviço de colocar o courvim, para conseguir deixa-lo bem fixo e esticado é necessário aquecer o courvim para ele dar uma amolecida e aí fica fácil trabalhar com ele, o ideal é um soprador térmico, mas como eu não tenho foi o secador de cabelos da irmã mesmo... heheh

    O resultado foi este, gostei muito do resultado, ficou bastante confortável e um pouco mais alto que o original, como eu tenho 1,80m ficou muito melhor a pilotagem, e muito mais barato que um banco paralelo ainda com a compra das ferramentas.







    É isso pessoal, comentem aí o que acharam do resultado, e qualquer duvida estou aí para esclarecer...
    Última edição por pmanika; 26-06-12 às 21:34.
    "A felicidade é uma viajem, não um destino"


    Ex: YBR 2008 VERMELHA
    Atual: Kasinski Mirage 150


  2. #2
    Motociclista Avatar de nil_bad
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    37
    Posts
    1.223
    Ficou muito bom, nem parece que foi recuperado.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de JakRedWins
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Brusque - SC
    Idade
    29
    Posts
    140
    Ficou bom mesmo, um verdadeiro estofador. hsuahshahsa'

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Junior_
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Torres - RS
    Idade
    30
    Posts
    234
    ateh pensei em mandar fazer na minha, pq saiu um pedaço do banco qdo cai
    mas como axei um original por 100 mangos, peguei um novo msmo

    fikou ótimo o tutorial, resultado melhor ainda, mto capricho, parabens!

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Serviço de mestre cara! Parabens!

    Se serve pra complemento do tutorial, já modifiquei espuma, mas pra fazer o contrário, rebaixar a espuma. Comprei um banco paralelo pra minha RX125, no modelo original. Mas ele alem de muito alto era reto e quadrado. Alem de muito feio hegava dar aquela sensação de trancar a circulação das pernas nas quinas do banco.

    O que eu fiz foi primeiro passar no esmeril pra tirar o grosso. Aí fica tudo esburacado, e tem de ter cuidado porque sai muito, e se bobiar a pedra do esmeril puxa e faz um furo na espuma.

    Depois pra dar o acabamento usei uma lixa, a mais grossa que achei para madeira. Peguei uma tira comprida, prendi a espuma na parte do carona pra firmar o banco e com as 2 mãos livres puxava a lixa de um lado pro outro até ir moldando do jeito que queria. Ficou com formato e conforto muito melhores! Essas motos antigas já tem um banco bom com muita espuma, bastou moldar pra ficar perfeito!

    Como era:






    E como ficou:




  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de pmanika
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Curitiba
    Idade
    37
    Posts
    111
    Legal magrao tk eu tentei usar lixa para moldar o banco principalmente no banco do carona, mas não obtive muito sucesso, começou a estragar a espuma, dae desisti, fui cortando a espuma aos pouquinhos com tesoura para ir dando a forma que eu queria...

    JakRedWins faço engenharia, se não tiver sucesso na carreira de engenheiro, já não morro de fome hahaha
    "A felicidade é uma viajem, não um destino"


    Ex: YBR 2008 VERMELHA
    Atual: Kasinski Mirage 150


  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de lordbrill
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    2.198
    Pode confessar pra gente que vc é estofador profissional... não tem problema.... pode contar... hehe
    Cara, ficou perfeito!.. e no fim das contas, mais confortável que quando original!
    Parabéns

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de pmanika
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Curitiba
    Idade
    37
    Posts
    111
    Citação Postado originalmente por lordbrill Ver Post
    Pode confessar pra gente que vc é estofador profissional... não tem problema.... pode contar... hehe
    Cara, ficou perfeito!.. e no fim das contas, mais confortável que quando original!
    Parabéns
    Hahah, não sou profissional não, mas até que gostei de fazer o trampo, foi bem artesanal, e o resultado ficou ótimo como podem ver...
    "A felicidade é uma viajem, não um destino"


    Ex: YBR 2008 VERMELHA
    Atual: Kasinski Mirage 150


  9. #9
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    E a motinha sem a tampa lateral ali? tava regulando válvula?.....^^

    Tinha um maluco aqui no PN que disse que colocou válvulas de titânio na RD dele que a bicha virou o bicho!.........

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Parabéns bom tutu, eu comprei um grampeador desses semi profissional é bom ter em casa ajuda muito

    Preciso fazer isso urgente na minha TW troquei da biz da minha irmã esses dias agora vou fazer na minha porem vou copiar sua ideia de deixar o lado do carona mais alto minha napa ta boa mas esta sem cor esta toda esbranquiçada
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de leomarteninghe
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Passo Fundo rs
    Idade
    31
    Posts
    119
    parabens ficou ótimo!
    eu quero trocar a capa do meu por uma esportiva acho muito bonito!

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    RJ-RJ-CACHAMBI
    Idade
    32
    Posts
    130
    Loucura manoooo

  13. #13
    Novato Avatar de bruno reis
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Idade
    30
    Posts
    7
    Muito bom o tuto
    O da minha web... Recoloquei o forro e num furinho que tinha coloquei um pedaço de espuma, sem colar; Resultado: Depois que grampeei o forro ficou um "calombinho" no bando kkkkk
    Na próxima vez sigo esse tuto.

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de pmanika
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Curitiba
    Idade
    37
    Posts
    111
    Valeu galera, para os que se aventurarem em reformar seu banco, deixo a sugestão de ao colocarem as espumas colar bem para que não se soltem depois de grampeado o courvim, e para grampear, a dica é esquentar um pouco para que ele fique mais mole e facil de trabalhar...

    Zanca
    , realmente estes grampeadores tem bastante utilidade em casa, agora que tenho um já arrumei um monte de coisas...
    "A felicidade é uma viajem, não um destino"


    Ex: YBR 2008 VERMELHA
    Atual: Kasinski Mirage 150


  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Idade
    35
    Posts
    124
    Se eu for tentar fazer essa proeza vou acabar com meu banco !!

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 27
    Último Post: 09-11-10, 13:23
  2. Novo Projeto (REFORMAR DT 180)
    Por GPeace no fórum Projetos de restauração e Reformas
    Respostas: 43
    Último Post: 26-07-10, 19:13
  3. Qual a melhor e mais barata moto antiga para reformar?
    Por robsonimpala no fórum Área de debate
    Respostas: 36
    Último Post: 12-07-10, 20:15
  4. Reformar Yamaha RX 180
    Por conrado no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 23-02-10, 19:49
  5. Borracha sob banco da moto
    Por Beto no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 16-09-09, 12:31

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •