Acho que tuas opções são corretas. Pois o pessoal sempre quer começar "num canhão" de moto logo de cara... primeira moto é escola, precisa passar trabalho, fazer besteira pra aprender... e o bom é que seja em algo barato de comprar e arrumar e sem muita potência... pode ter certeza, teu amadurecimento sobre duas rodas vai ser mais proveitoso. Até passar um pouco de raiva com a motoca é saudável. Com certeza a cada UP, a sua alegria e paixão por motos vai ser maior...

O pessoal as vezes inicia a vida em cima de um canhão... mas passa uns dois anos e depois enjoa de moto... pois não tem pra onde evoluir... já quem sabe o que é uma tranqueira, sabe valorizar cada detalhe.

Sobre as motos, a RD é de longe a mais divertida, mais escola (Gasta mais, anda mais, quebra mais, ... enfim, aprendizado!) Eu comecei com uma 2T e não me arrependo.

Mas se quiser economia, vai de CG ou ML. Porém no caso destas prefira motinhas mais cuidadas mesmo que sejam mais caras, pois mesmo que sejam fáceis de arrumar, sempre tem uma coisinha ou outra fodendo se não foram bem cuidadas pelos antigos donos. Por exemplo, com as CG´s véias que tive (uma 79 e outra 89), a elétrica é de longe o que sempre me deu mais dor de cabeça. Toda hora dava merda. De motor geralmente são fortes (a minha 79 estourou duas vezes, mas na média aguentam bem)

Eu recomendo uma Today com CDI ou uma Titan quadrada. Ou uma YBR, pois essa usadas são muito baratas e muito melhores que a CG 125.