Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Cubo traseiro das trail

    Esses dias criei um tópico comentando sobre o tensor de corrente das antigas DT180 e TDR180, que pressionam a corrente sempre atritando com ela, que me desagrada muito pois deixa ela um pouco mais pesada, principalmente pra empurrar. E que pretendo modificar isso em breve na minha TDR180.

    Pois outra coisa que me perturba muito nessa moto é ela ter a coroa parafusada diretamente no cubo da roda, sem nenhum amortecimento tipo das streets, que tem as buchas entre a coroa e o cubo nas CGs, e Flange com coxins enormes nas YBR.

    Ou seja, na DT, TDR e acho que em praticamente todas as trails, o motor gira as engrenagens do cambio, que gira o pinhão, que toca a corrente, que gira a coroa, que gira o cubo e o aro. É ferro com ferro do início ao fim!!!

    Na minha TDR eu sinto uma vibração exagerada, principalmente com menos de 4000 rpm. São solavancos. Mas já examinei tudo e não achei nenhum problema. É como se fossem engrenagem com dentes roídos, mas não tem, tá tudo normal.

    Esses tempos coloquei o motor da TDR na minha outra moto, uma RX125, que no cubo tem coxins amortizadores enormes, os mesmos das YBR. Pois nessa moto o motor roda suave, o que me faz desconfiar mais que a causa dessa vibração é a falta desse amortecimento.

    Quem possui moto trail com coroa direta no cubo sente isso tambem? Ela vibra nos pés? Pois principalmente em garupa, minha mulher reclama muito da TDR que ela treme muito, palavras dela.

    Minha idéia seria trocar o cubo original da TDR pelo conjunto de YBR: cubo - coxins - flange - coroa.

    Minha TDR usa pinhão 17 e coroa 49. Coroa da YBR é 43 dentes, se usar um pinhão 15 vai bater quase que exato a relação, e parece que existe coroa 45 pra ela tambem, né? Então pra adaptar esse cubo ao menos pra acertar a relação não terei problema.

    Os raios já me disseram que o da roda dianteira da Biz dá o tamanho, é que a roda traseira da TDR é aro 17, e não 18 como na YBR. Bastava conseguir raiação mais grossa pois os raios da Biz são finos demais pra isso.

    Faltaria só ver o espaçamento na balança, centragem, alinhamento, pra ver se encaixa na moto.

    O que acham? Será que rola essa modificação?
    Os que tem trail aqui do fórum sentem essa vibração?
    Teria outra alternativa? Algum cubo semelhante ao original, mas que use amortizador.

    Só falta corrigir isso pra moto ficar 100% gostosa de pilotar, porque alem disso tudo as pedaleiras do piloto são de ferro tambem, hehe... tambem vou trocar. Qual ficaria boa? São pedaleiras retráteis.

    Cubo da TDR/DT180







    Cubo YBR/RD/RDZ135/RX125/180







    Jogo de coxim YBR



    Flange da coroa YBR



    Pedaleiras da TDR. Destruidora de sapatos...
    Última edição por magrao tk; 04-07-12 às 00:09.

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Faltou falar um detalhe que acho que é o principal nessa modificação que é a largura dos 2 cubos. O de YBR parece mais estreito que o da TDR. A distancia da base entre os raios da direita pros da esquerda vai ser menor. Não sei se isso não influi na resistencia do conjunto pra ela. E tambem na estética, o cubo largo da TDR e o formato é bem mais bonito!

    Se ao menos existisse alguma moto com cubo parecido com esse da TDR mas que use os coxins amortecedores na coroa. Alguem sabe se tem?

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Optimus Prime
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    125
    Acho que o cubo da Agrale 27 pode dar certo. Ele tem esses coxins igual o da ybr ,e o tamanho é parecido com o cubo da DT.

    Na minha Bros eu sinto esta trepidação,mas nunca havia notado se era da coroa. Eu achava que fosse por causa do motor ohc,tipo os da XR. Mas agora vou testar isso, pq na Bros a coroa é parafusada no cubo também..

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Na 150 eu nunca tive esse problema ^^

    125 eu colokei coxim de nilon só de raiva.., nunca liguei muito pra isso não, mesmo meio que desconfortável, eu sempre preferi ter a moto na mão, do que com alguns tipos de tecnologia que fizesse eu perder sensibilidade sobre alguns possiveis problemas, seja motor ou pista..

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    pois é magrao na tornado tbm é assim ferro com ferro... e é comum ver em tornados de trilha estourar o rolamento do lado da coroa ou incusive espanar o cubo... ja nas falcons sao todas usam os coxins... to bem contente com o meu cubo traseiro de falcon.. e foi só refazer as buxas e pronto.. facil facil...

  6. #6
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por guilhermeDF Ver Post
    pois é magrao na tornado tbm é assim ferro com ferro... e é comum ver em tornados de trilha estourar o rolamento do lado da coroa ou incusive espanar o cubo... ja nas falcons sao todas usam os coxins... to bem contente com o meu cubo traseiro de falcon.. e foi só refazer as buxas e pronto.. facil facil...

    mas o que vc mudou, adaptou e talz ? eu tava com uma idéia meio louca aki.., e tava pensando e usar o cubo dela..

    Como o tempo e o vento...

  7. #7
    Motociclista Avatar de guilhermeDF
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    brasilia DF Riacho Fundo1
    Idade
    34
    Posts
    979
    bom os raios sao praticamente os mesmo para os aros motard pois o aro traseiro da falcon é 17"..
    o que tive que fazer foi somente cortar as buxas e adaptar no suporte da pinça de freio mesmo na balança da moto e fazer um suporte para o burrinho ficar preso no quadro e na pedaleira de freio... sinceramente nada complicado...

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Garopaba - SC
    Posts
    131
    Magrão, nao sei dizer sobre o cubo, mas se quiser, no site da riffel tem esta tabela para calcular a relação da moto.. vc coloca o pinhao e a coroa e ele diz a relação, é só calcular a original e dps ir fazendo o teste para ver qual bate melhor com outra coroa e pinhao..

    Riffel ® - Produtos / Tabela relação

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Magrão, tente colocar a roda da RX na TDR para ver se é adaptável ou não.

    Não sei te dizer um cubo que daria certo, das XLões se não me engano tem esse coxins também igual da Falcon. Tenho um cubo de agrale aqui, acho que está completinho, se tivesse certeza que iria dar certo eu dava ele pra ti.
    Mas talvez uma boa seria o da Falcon , aí já aproveitaria o freio a disco, só fugiria um pouco da originalidade dela...

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Depois de ler essas respostas comecei a googlar aqui sobre os cubos das trail... e tem várias que usam coxins na coroa!

    Pra quem reclamou da Bros não ter... interessante que as antecessoras NX150, 200, XR200, XLR125 usam coxins no cubo. Aliás os mesmos das CGs, ou seja, baratíssimos e sem flange pra coroa, é o mesmo sistema de prender o cubo da CGs.



    Cubo Roda Traseira Nx 150/200 Xr200 Xlr125 Serjaomotopecas - R$ 139,90 no MercadoLivre
    Bucha Da Coroa Xlx / Xlr 125 / Nx / Xr - Motobor - R$ 8,00 no MercadoLivre
    Coroa - Nx 150 / Xlr 125 48 D Cód: 04953 - R$ 71,99 no MercadoLivre
    Apesar de não gostar muito, acho que é o mais barato e fácil de achar. Porque Agrale, Sahara, XLX... tem tambem mas aí o buraco é bem mais embaixo.

    Confio muito mais no sistema da YBR, acho bem mais reforçado. Ms acho tambem que vai ficar muito esquisito um cubo fininho naquela moto.

    Stone, já pensei em botar a roda da RX na TDR pra um teste prático, vai acabar eu fazendo isso mesmo pra matar minha curiosidade. Só que a coroa da RX é 37 dentes... na TDR vai ficar loooooooonga a relação, se ao menos eu conseguisse uma coroa maior só pra testar, porque comprar uma nova só pra fazer isso nem rola.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Magrão vc não deve se esquecer dos coxins de borracha ou de molas que fica na campana de embreagem, eles tambem absorve parte do solavancos da transmição secundária!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Magrão vc não deve se esquecer dos coxins de borracha ou de molas que fica na campana de embreagem, eles tambem absorve parte do solavancos da transmição secundária!!!!
    Da campana das DT/TDR acho que são 6 borrachinhas... Campana Da Friçao Dt 180 - R$ 79,99 no MercadoLivre isso olhando na net, porque das minhas nunca mexi nessa parte, nem sei se é desmontável nem como faz, só lembro que entre a engrenagem externa da campana e a campana tem um pequeno joguinho, ela dá de si.

  13. #13
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Uma coisa que me incomoda na trail Yamaha é isso... vai lá uma troca de marchas mais descuidada e de lhe tranco na transmissão.

    Na maioria das Trail Honda, com coxins, não há esse problema.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Uma coisa que me incomoda na trail Yamaha é isso... vai lá uma troca de marchas mais descuidada e de lhe tranco na transmissão.

    Na maioria das Trail Honda, com coxins, não há esse problema.
    Nas trail da honda tambem não á coxins amigo nem na bros,tornado etc.. só na falcon e XRE300 que compartilha do mesmo cubo da falcon!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Nas trail da honda tambem não á coxins amigo nem na bros,tornado etc.. só na falcon e XRE300 que compartilha do mesmo cubo da falcon!!!


    Nas NX, XL, XLR tem coxins iguais da CG. XLs250,350 e Sahara tem o mesmo cubo que usa coxins tambem. Só nas motos que vieram depois parece que deixaram de usar.

 

 

Tópicos Similares

  1. cubo traseiro titan 150 gasto???
    Por KALAMIT no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 14-05-09, 19:20
  2. CUBO DE FALCON TRASEIRO (Vendo)
    Por TW no fórum Classificados
    Respostas: 3
    Último Post: 31-01-09, 12:22
  3. tamanho do cubo traseiro da xr/nx 200
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 19-10-07, 10:15
  4. Cubo traseiro, estraga facilmente?
    Por cesarmunoz no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 12-03-07, 08:51
  5. cubo traseiro da titan 150 estralando?
    Por Guilherme Rabelo no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 24-04-06, 11:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •