Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 37
  1. #16
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    E gasolina limpa bem mais que querosene, ela derrete tudo!! (a sujeira)

  2. #17
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    São Paulo - Leste
    Posts
    56
    Citação Postado originalmente por guto14_vp Ver Post
    Pedrinho, acho que voce nao leu tudo, ele falou para deixar a moto funcionando na LENTA por uns 2 ou 3 minutos... com esse tempo nem o escape esqenta !

    ée pode até ser, mais o oleo/gasolina no caso sobe até a saia do pistão, que é a peça que recebe o calor antes de todas, então, antes do escape esquentar o pistão ja esta quente com as explosoes, mais se muitas pessoas fizeram e nao deu em nada, então nao tem problema fazer. rsrs
    Um diia a geente chegaa láa ! . . .

  3. #18
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Gasolina só explode sob um temperatura muito muito alta, e só queima havendo fogo ou faísca
    O cara que faz isso as vezes quando esmerilha algo ele taca dentro da gasolina para esfriar uahuahuahuahau, mas nessa hora eu até saio de perto uahauhauhau

  4. #19
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Garopaba - SC
    Posts
    131
    Citação Postado originalmente por guto14_vp Ver Post
    Stone, vou fazer primeiro o da gasolina com oleo...

    pensei em tirar a tampa do cabeçote, e colocar a moto de cabeça para baixo, com a traseira um pouco mais alto pra agua descer da caixa e ir para as valvulas e depois sair, pq vai estar sem a tampa.. acha que funciona?
    alguem acha que isso funcionaria ?

  5. #20
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Citação Postado originalmente por guto14_vp Ver Post
    Galera, tenho uma bolinha com motor de 99 pra trilha... mas um dia eu ia trocar os aneis e nao saiu um parafuso do cabeçote, ele tava com a cabeça meio espanada, dai meu pai soldou um ferro no parafuso e jogou agua pra esfriar a solda sem saber q essa agua iria descer até la em baixo no motor !

    Ja troquei o oleo mais de 4 vezes, passei o oleo no motor, funcionada e tirava... sempre que eu olho o oleo ta meio esbranquiçado, como ja li aqui no forum, isso é agua...

    Entao vamos la: quero desmontar o motor em casa, gostaria de saber quais partes preciso de chaves específicas para desmontar, tipo a embreagem...

    obs: nao quero mandar a moto para uma oficina pois ela é de leilao e nao tenho com transportar e nem vale apena o gasto..



    Se você pretende desmontar o motor para consertar a gambiarra do parafuso, tudo bem, mas para retirar agua?!?!
    Para desmontar vc vai ter que abrir a carcaça do motor! Não é só lateral e cabeçote não, tem que tirar o virabrequim e todas as engrenagens da caixa!! Para tirar água??
    Coloque 1 litro de diesel, deixe funcionar por uns trinta segundos. Depois retire o diesel e coloque um óleo 40 (mais barato), só para retirar o diesel e não deixar ele contaminar o óleo novo. Deixe funcionar por uns 5 minutos em lenta.
    Quando drenar não deve haver quase nada de emulsão.

    Pronto. Pode encher o carter de óleo novo e ser feliz!!

    Mas vê se não abre esse motor! É muita encrenca para resolver pouco problema!

  6. #21
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Garopaba - SC
    Posts
    131
    Citação Postado originalmente por Bad to the Bone Ver Post
    Se você pretende desmontar o motor para consertar a gambiarra do parafuso, tudo bem, mas para retirar agua?!?!
    Para desmontar vc vai ter que abrir a carcaça do motor! Não é só lateral e cabeçote não, tem que tirar o virabrequim e todas as engrenagens da caixa!! Para tirar água??
    Coloque 1 litro de diesel, deixe funcionar por uns trinta segundos. Depois retire o diesel e coloque um óleo 40 (mais barato), só para retirar o diesel e não deixar ele contaminar o óleo novo. Deixe funcionar por uns 5 minutos em lenta.
    Quando drenar não deve haver quase nada de emulsão.

    Pronto. Pode encher o carter de óleo novo e ser feliz!!

    Mas vê se não abre esse motor! É muita encrenca para resolver pouco problema!
    Ok, vou fazer isso mesmo... e quanto ao parafuso eu ja troquei ele no mesmo dia...

  7. #22
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Gasolina só explode sob um temperatura muito muito alta, e só queima havendo fogo ou faísca
    O cara que faz isso as vezes quando esmerilha algo ele taca dentro da gasolina para esfriar uahuahuahuahau, mas nessa hora eu até saio de perto uahauhauhau
    Sério isso? kkkk que cara doido!

  8. #23
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Pois é Magrão! uahahuah

    Cara, não coloca diesel no motor, ele contém muito enxofre, que vai ressecar tudo que é borracha e retentor, então coloca querosene que é menos prejudicial

    - - - Updated - - -

    Pois é Magrão! uahahuah

    Cara, não coloca diesel no motor, ele contém muito enxofre, que vai ressecar tudo que é borracha e retentor, então coloca querosene que é menos prejudicial

  9. #24
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    A borracha em seu estado natural é mole e maleável. Para que ela possa tomar e manter a forma que queremos ela precisa passar por um processo de vulcanização. Por favor procurem "borracha vulcanização" no Google. Borracha se dá muito bem com o enxofre.
    Além disso, o enxofre é o componente mais importande para conferir lubricidade ao óleo diesel. Virar um motor com um óleo com viscosidade tão baixa no carter não é muito "saudável" para esse motor, mas um mal necessário, pois água é muito pior. No entanto coloque o diesel com o maior teor de enxofre possível, de preferência o A S1800, se não pelo menos o A S500. Use o A S50 somente em último caso, mas querosene... de jeito nenhum.

  10. #25
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Garopaba - SC
    Posts
    131
    Stone hoje eu tirei toda aquela parte do magneto, tudo! deixei só no eixo do virabrequim, mas acho que fiz uma besteira...

    eu tirei tudo aquilo e limpei o lugar, dai tirei um pino que fica em cima do virabrequim e girei o vira sem esse pino, e meio que descentralizo o lugar onde coloca ele e agora nao consigo colocar devolta.. aqui esta umas fotos do que eu falo... tinha um vazamento dessa parte mas como tirei tudo agora nao sei o que esta vazando e vou trocar todos os retentores dali !

    http://img515.imageshack.us/img515/4...0717162753.jpg
    é esse lugar que nao consigo colocar o pino e tbm nao consigo girar o virabrequim direito pra ageitar..

    http://img600.imageshack.us/img600/4...0717162829.jpg

    http://img69.imageshack.us/img69/863...0717162804.jpg
    Última edição por guto14_vp; 17-07-12 às 17:31.

  11. #26
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Se seu motor é OHV, o que vc retirou não foi um pino, foi o eixo da árvore de comando.
    O came que move os braços oscilantes, fica junto com a engrenagem, são montados com interferência. Quando você retirou o eixo e moveu o virabrequim, o peso dos braços retirou o conjunto came/engrenagem de alinhamento. Acho que não tem folga suficiente para as varetas saírem do lugar, quer dizer que se você conseguir alinhar novamente a furação, se não houve desengrenamento total, e consequente perda do sincronismo de abertura/fechamento, seu motor volta a funcionar normalmente. O caso é que vai ser difícil pacas.... rsrsrsrsrs
    Acho melhor, retirar logo a camisa, pois se bem me lembro, o único acesso é por cima. Compre um jogo de juntas e vá se divertir. Por falar nisso.... era desmontar mesmo que vc estava querendo há muito tempo, não é mesmo? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Agora Guto, cá entre nós dois. Não dá pra acreditar que vc deu um mole desses.
    A primeira coisa antes de abrir qualquer motor, mesmo que seja uma maravilha de simplicidade como é o Honda OHV, é baixar o catálogo de peças e o manual de serviços. Sem esses dois não dá nem pra começar a brincar.
    Meu conselho é que vc pare de mexer. Veja o passo a passo no manual de serviço, depois veja o nome das peças no catálogo. É no catálogo também que dá para tirar a dúvida da posição de uma série de peças.
    Por favor, se algum outro companheiro souber de uma forma fácil de repor esse eixo, compartilhe conosco, pois com essas (más) notícias acho que não consegui ajudar muito...
    Peço desculpas.

  12. #27
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Citação Postado originalmente por Bad to the Bone Ver Post
    A borracha em seu estado natural é mole e maleável. Para que ela possa tomar e manter a forma que queremos ela precisa passar por um processo de vulcanização. Por favor procurem "borracha vulcanização" no Google. Borracha se dá muito bem com o enxofre.
    Além disso, o enxofre é o componente mais importande para conferir lubricidade ao óleo diesel. Virar um motor com um óleo com viscosidade tão baixa no carter não é muito "saudável" para esse motor, mas um mal necessário, pois água é muito pior. No entanto coloque o diesel com o maior teor de enxofre possível, de preferência o A S1800, se não pelo menos o A S500. Use o A S50 somente em último caso, mas querosene... de jeito nenhum.

    Cara, pelo que notei e aprendi com o passar dos anos é que o Diesel resseca todo tipo de borracha e contamina pastilhas de freio, e pelo que li em artigos isso se deve ao enxofre que ele contém, por isso que o querosene é mais indicado.

    Voce até hoje é o único que afirma completamente o oposto. Agora fiquei numa dúvida... Tem alguma literatura ou artigo que comprove isso ou voce apenas ouviu isso por aí?
    Não estou falando que vc está errado, de forma alguma, só quero ter uma fundamentação concreta no que recomendo, posso estar recomendando coisa errada por um bom tempo...

    Guto:

    Nesse eixo que voce tirou deve ter saído uma arruela junto, cuidado para não deixar cair dentro do motor.

    Vá girando o virabrequim até vc achar um ponto lá na engrenagem. A engrenagem maior também tem um ponto desses, esses dois devem estar alinhados, se estiverem pode recolocar o pino e está beleza. Se não estiverem voce terá que alinhá-las....

  13. #28
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Garopaba - SC
    Posts
    131
    que cagada que eu fiz, fiquei curioso com aquele pino, ja que nem era rosqueado nem nada.. só puchei e ele saiu sem esforço nenhum, dai ainda fiquei girando o virabrequim tentando fazer escorrer todo o oleo fico uma merda... Mas nao da nada, vou tentar colocar amanha denovo, se nao conseguir eu tiro a parte de cima do motor mesmo... e pelo que vi tem 4 ou 5 retentores ali naquela area... agora tirei tudo e nao sei qual estava vazando.. vou trocar todos, tem um retentor com aquela mola que vai no vira e outros todos sao aneis de borrachas...

  14. #29
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Isso aí, troca tudo de cara, eles vem todos num kit, e é baratinho!
    Mesmo você tendo girado o vira, acho difícil ter saído do ponto. Mas é isso aí, só assim que se aprende!

  15. #30
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Stone, boa noite.
    Em primeiro lugar agradeço o jeito amistoso da sua abordagem. Agora que eu reli meu post, escrito com um pouco de pressa, percebi que minha forma de me espressar não foi adequada. Você foi muito mais gentil do que eu. Obrigado.
    Agora procurando esclarecer a confusão que causei, e com um pouco mais de calma explico:
    Meu carro é equipado com um motor Turbo diesel TD 229 da MWM. É um motor muito robusto, mas tive que recondicionar a bomba injetora e descobri que não é nada barato. Comecei então a estudar os combustíveis em geral, os combustíveis ditos “alternativos” em particular, e o óleo diesel de forma aprofundada. Não sou engenheiro Químico, mas sou Engo Mecânico, e trabalhei anos na Petrobrás sentado ao lado de um engenheiro químico com 30 anos de experiência em refinarias (hoje aposentado). Estudei muito durante as noites, e discuti muitas dúvidas durante os dias.
    Dentre as inúmeras pesquisas sobre ponto de fulgor, octanagem, número de cetano, aditivações, densidade, viscosidade cinemática, etc., me deparei com o problema da lubricidade do diesel, provável causador do meu prejuízo.
    O óleo diesel, sempre teve teores de enxofre muito altos, o que é um problema, tanto para a atmosfera, quanto para o próprio motor, pois promove a formação de ácidos que corroem todos os componentes internos. Esse ataque é menos evidente nas superfícies metálicas, porém mais evidente nas borrachas. Por esse motivo nos laboratórios os ácidos são sempre guardados em frascos com tampas de vidro.
    Os fabricantes de óleos lubrificantes para motores a diesel, prevendo esse problema, alteram a aditivação de seus óleos, tanto os de base mineral quanto os de base sintética. Fica evidente nas tabelas de análise de óleos o elevadíssimo TBN (total base number), chamado em português de “reserva básica”.
    Dessa forma não ocorre a formação de ácidos, e acompanhando a “vida” desse óleo com análises periódicas é perceptível como esse número cai com a quilometragem. É uma aditivação muito pesada, mas a quilometragem desse óleo, mesmo quando utilizado o filtro by-pass, ficava limitada pelo índice de TBN.
    Bem, o problema interno dos motores diesel estava resolvido, mas continuava o problema da atmosfera. Dessa forma, as legislações mundo a fora começaram a contemplar essa questão com mais rigor.
    No início limitou os teores a 1800 mg de enxofre por quilo de diesel. Esse percentual já é pequeno, Uma legislação posterior limitou o uso desse diesel à zona rural, sendo proibida sua venda nas cidades, onde o diesel vendido não poderia ultrapassar um teor de 500 mg de enxofre por quilo de diesel. Ocorre que é o enxofre que confere ao óleo diesel as características de lubricidade. Uma diminuição muito grande e as bombas injetoras começaram a “abrir o bico”. Hoje os óleos Premium possuem apenas 50 mg de enxofre por quilo de diesel, e brevemente todo o diesel comercializado terá que atender a essa especificação. O problema já era grande com tendências a piorar, então os produtores encontraram a solução. Biodiesel.
    2% de biodiesel, que hoje é adicionado no diesel comercial, devolvem toda a lubricidade perdida ainda com vantagens.
    Isso tudo foi para esclarecer que uma preocupação na formulação do diesel é a capacidade de lubrificar as superfícies por onde passa.
    Vejamos agora a situação do nosso companheiro Guto. Ele precisa retirar um fluido muito pouco viscoso do motor da sua moto. A melhor opção para a limpeza é a colocação de um fluido também de baixa viscosidade, porém à base de petróleo para poder ser posteriormente retirado com facilidade.
    Além disso, é preciso fazer o motor virar, pois água e derivados de petróleo não são miscíveis, portanto a única maneira de fazer um arrastar o outro é em forma de emulsão. Não há emulsão sem movimento.
    Estimei que 30 segundos de agitação seria suficiente para formar uma emulsão razoavelmente homogênea, pois menos que isso os fluidos ainda nem estariam misturados.
    Considerando-se que a marcha lenta recomendada para esse motor é de 1500 rpm, isso significa que o virabrequim teria que da pelo menos 750 voltas, isso se desconsiderarmos a inércia de partida e de parada.
    Voltando à questão do melhor fluido, ficamos com:
    Gasolina
    Diesel
    Querosene
    Todos os três muito parecidos em sua composição, mas com tamanhos de cadeia de carbono e características físico-químicas muito diferentes.
    A gasolina, nem pensar. Lubricidade zero. Misturada com óleo,,, até pode ser, mas não tenho coragem de indicar a utilização de um fluido tão volátil e tão perto de centelha e chama.
    O querosene é muito mais seguro quanto à utilização. Com certeza não iria causar acidente, e iria retirar toda a água retida, mas a lubricidade é nenhuma. Nos EUA em temperaturas muito baixas o próprio diesel vira uma pasta no tanque. Muitos rodam com querosene, mas se não misturar óleo as bombas vão embora logo logo.
    Você já imaginou o motor girar 1500 vezes só com o querosene? Praticamente sem lubrificação? Claro que ele não ia bater, mas ficariam arranhões em todas as partes móveis.
    Sei que vc leu meu post (tanto que me pediu esclarecimento), então viu que eu sugeri colocar diesel por 30 segundo. 30 segundos apenas, e em seguida enxaguar com óleo. Qualquer óleo 40 usado tem TBN muito mais do que suficiente para neutralizar qualquer enxofre que tenha ficado.
    Quando tentei ajudar você foi literal em dizer para o rapaz não atender minha indicação, afirmando que iria prejudicar o motor dele. Stone, se houvesse a menor sobra de dúvida que um motor seria danificado por rodar 30 segundos com diesel jamais indicaria o procedimento.
    Tenho carro há mais de 30 anos e moto há mais de 40. Sou do tempo em que os óleos quase não possuíam detergentes, então ficava uma quantidade de borra muito grande retida dentro do motor. Até a comercialização dos óleos SF, eu lavava meu motor com diesel a cada troca. 30 seg. com 3 litros de diesel, 5 minutos com 3 litros de óleo 40, e aí o óleo novo. Rodei mais de 150.000 km com meus carros´. São trinta lavagens com diesel! Só vendi para amigo, pois todos sabem que só quem bota a mão nos meus veículos sou eu mesmo; e tem fila! Nunca vazou um retentor na minha mão. Nunca recebi nenhuma reclamação depois que vendi.

    Agora a questão do enxofre.
    Para você ficar convencido, sugiro pegar dois vidrinhos de maionese, um com gasolina e outro com diesel. Mergulha uns três o`rings de tamanhos diferentes em cada um deles e deixa outro jogo dos mesmos tamanhos guardado, seco. Depois dá uma olhada uma vez por semana.
    Você chegou a pesquisar no Google?
    Veja:
    A pedido do gerente da Roxbury Rubber Company, de Boston, Charles Goodyear começou a estudar a forma da borracha resistir a variações de temperatura. Após várias tentativas sem sucesso, conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando enxofre com borracha, em alta temperatura. Em 1855, recebeu a Grande Médaille d'Honneur e a Croix de la Légion d'Honneur.
    A pedido do gerente da Roxbury Rubber Company, de Boston, Charles Goodyear começou a estudar a forma da borracha resistir a variações de temperatura. Após várias tentativas sem sucesso, conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando enxofre com borracha, em alta temperatura. Em 1855, recebeu a Grande Médaille d'Honneur e a Croix de la Légion d'Honneur.”
    Borracha utiliza enxofre em sua composição. O que ataca borracha são ácidos que podem se formar a partir do enxofre, quando submetidos à temperatura, humidade e pressões.
    Durante minhas pesquisas sobre combustíveis alternativos vi várias tabelas relacionadas à agressividade de substâncias usadas como componentes desses combustíveis, tais como: “cetone buster”, “acetona”, “nafta”, “óleo hidraulico”, etc. Esse é um assunto muito frequente nos foruns americanos, pois os fabricantes de combustível caseiro tem sérios problemas de ataque aos o´rings e retentores de suas bombas injetoras, que nada sofrem com o diesel.
    De posse dessas informações conlui que rodar 30 segundos com diesel não traria problemas para o motor, enquato rodar os mesmos 30 segundos com querosene seria prejudicial.
    Posso estar errado é claro, não me considero melhor do que ninguém, nem dono da verdade; mas dei minha opinião baseado nas melhores informações que possuo e sempre no melhor interesse do Guto, que pediu nossa ajuda.

    Espero ter esclarido.

    - - - Updated - - -

    Perdão.... esclarecido

 

 

Tópicos Similares

  1. Alguem ja viu lavar o motor da moto com agua quente
    Por Fransergio no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 10-08-17, 12:37
  2. Água no Motor da Tornado
    Por tatocross no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 21-03-11, 10:45
  3. Água no motor quente pode ou não pode?
    Por magrao tk no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 21-06-10, 17:39
  4. desmontar motor
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 09-06-07, 19:41
  5. Motor da Today é diferente do motor de uma titan???
    Por MarciON no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 27-01-06, 01:12

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •