Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de felipe250
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Flores da Cunha, RS, Serra Gaúcha
    Posts
    451

    Classificação uso servero e uso normal motocicleta

    Pessoal, há algum tempo venho me perguntando sobre a utilização da moto como uso severo e uso normal. Vou postar minha opinião me corrijam se eu estiver errado:

    Uso Severo:

    -Grandes cidades
    -Trânsito vai e vem
    -Trechos pequenos
    -Liga a moto e já sai acelerando tudo
    -Constante troca de marchas

    Uso Normal:

    -Pegar estrada e rodovias
    -Em rotações constantes
    -Sem chegar ao vermelho no conta-giros
    -Utilizar mais que 5 Km

    Agora me vem a pergunta, o regime normal de uso do giro do motor conta de quanto até quanto. Por exemplo, em uma rodovia estando a 100 ou 110 Km/h em rotações que variam de 7.000 mil até 7.800 é considerado uso normal? Porque penso, estando numa rodovia em velocidade constante é uso normal, mas agora nessas rotações é classificado ainda como uso normal? Estou citando as rotações de uma Twister 2008 com 38.000 Km.
    [img width=319 height=130]http://img191.imageshack.us/img191/5253/moto17.jpg[/img]
    Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo

  2. #2
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Uso normal = piloto normal

    Uso severo = piloto boca-aberta.

    Abs,
    Carregando...

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Cachorro Ver Post
    Uso normal = piloto normal

    Uso severo = piloto boca-aberta.

    Abs,
    kkkkk bem por aí. Uso urbano tambem é uso normal. Desde que o dono respeite o motor. Motor tem que ''encher'' aos poucos. Não adianta nada torcer o acelerador todo de uma vez achando que vai fazer a diferença, ao invez de acelerar devagar sentindo o motor desenvolver ganhando velocidade. Acelerar tudo vai ter talvez segundos de diferença e um motor judiado com desgaste antecipado. Assim como os pés pesados em carros, quem torce o cabo todo de uma vez só tem consumo e desgaste maior.
    Cupim de ferro faz uso severo, motociclista experiente faz uso normal tanto em uma longa viagem como pra ir na padaria da esquina todo fim de tarde.
    Manutenção certa, esperar o motor aquecer pra sair e esses outros detalhes ao pilotar fazem a diferença, e não o trajeto.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    tem uso competição-cidade ? ..

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Pra mim, o uso urbano com trânsito travado e falta de ventilação adequada seria um uso severo também, pois o motor não refrigera.

    Eles fazem essa classificação de acordo com a própria necessidade de ganhar alguma causa...

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Eu colocaria no uso severo ainda usar qq combustivel, pq isso agride o lubrificante tb, como o residuos não queimados direito, vão parar no lubrificante. Regiões com estrada de terra e muita poeira. Usar na cidade pode ser um uso normal sim...desde que vc não tente tirar a alma do motor acelerando de mais. E outra...que acontece muito com carro em vez de moto, é o anda e para travado mesmo...tipo outro dia peguei a avenida dos bandeirantes em sp, foram 2 km que levei 1h30 pra cruzar. Conta que o motor ta ali ligado trabalhando...o tempo ligado conta. Com moto é mais dificil acontecer isso...mas tem os seus casos.
    No caso que vc citou da rodovia...o motor ta girando alto, mas ele também sendo bem refrigerado por causa da velocidade maior que vc desenvolve, então as coisas se equilibram. Eu não aqueço motor antes de sair não...claro ligo ele, confiro a moto, capacete, monto na mesma e saio andando dentro do bairro com os giros mais baixos até cehgar realmente no trecho aonde desenvolvo mais velocidade. No meu caso, creio que o oleo ja circulou antes de colocar a moto em movimento e o trecho de baixa velocidade ja ajudou a aquecer o resto do motor.

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por felipe250 Ver Post
    Pessoal, há algum tempo venho me perguntando sobre a utilização da moto como uso severo e uso normal. Vou postar minha opinião me corrijam se eu estiver errado:

    Uso Severo:

    -Grandes cidades
    -Trânsito vai e vem
    -Trechos pequenos
    -Liga a moto e já sai acelerando tudo
    -Constante troca de marchas

    Uso Normal:

    -Pegar estrada e rodovias
    -Em rotações constantes
    -Sem chegar ao vermelho no conta-giros
    -Utilizar mais que 5 Km

    Agora me vem a pergunta, o regime normal de uso do giro do motor conta de quanto até quanto. Por exemplo, em uma rodovia estando a 100 ou 110 Km/h em rotações que variam de 7.000 mil até 7.800 é considerado uso normal? Porque penso, estando numa rodovia em velocidade constante é uso normal, mas agora nessas rotações é classificado ainda como uso normal? Estou citando as rotações de uma Twister 2008 com 38.000 Km.
    Perfeito, é isso mesmo

    O meu uso apesar de não parecer é uso severo, percurso curtíssimo, menos de 2km de cada vez e ainda por cima travado com várias paradas e arrancadas, mau chego na quarta marcha
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  8. #8
    Motociclista Avatar de Jordano
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Imbé
    Idade
    38
    Posts
    1.220
    Citação Postado originalmente por felipe250 Ver Post
    Pessoal, há algum tempo venho me perguntando sobre a utilização da moto como uso severo e uso normal. Vou postar minha opinião me corrijam se eu estiver errado:

    Uso Severo:

    -Grandes cidades
    -Trânsito vai e vem
    -Trechos pequenos
    -Liga a moto e já sai acelerando tudo
    -Constante troca de marchas

    Uso Normal:

    -Pegar estrada e rodovias
    -Em rotações constantes
    -Sem chegar ao vermelho no conta-giros
    -Utilizar mais que 5 Km

    Agora me vem a pergunta, o regime normal de uso do giro do motor conta de quanto até quanto. Por exemplo, em uma rodovia estando a 100 ou 110 Km/h em rotações que variam de 7.000 mil até 7.800 é considerado uso normal? Porque penso, estando numa rodovia em velocidade constante é uso normal, mas agora nessas rotações é classificado ainda como uso normal? Estou citando as rotações de uma Twister 2008 com 38.000 Km.
    Isso é relativo, pois uso urbano também é normal, tanto que as motos foram criadas pensando justamente na facilidade do uso urbano, quanto ao regime de velocidade, isso também é relativo, pois a minha ninja em sexta, precisa de 8.000RPM pra andar a 10km/h cravados e 9.000RPM pra 120km/h, mas na cidade eu ando com ela basicamente em 4ª marcha se estou abaixo de 40km/h ou 5ª marcha se estou abaixo dos 80km/h, sempre abaixo dos 6.500rpm, sem ela ficar pipocando, e só bato marchas pra retomadas, então uso normal e severo, vai depender do piloto e da moto.

    Eu sei que teu exemplo é referente a uma Twister, mas mesmo na twister, eu poder ter um regime de rotação diferente e ainda assim ter um uso melhor.

    Citação Postado originalmente por Cachorro Ver Post
    Uso normal = piloto normal

    Uso severo = piloto boca-aberta.

    Abs,
    Concordo totalmente!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por felipe250 Ver Post
    Pessoal, há algum tempo venho me perguntando sobre a utilização da moto como uso severo e uso normal. Vou postar minha opinião me corrijam se eu estiver errado:

    Uso Severo:

    -Grandes cidades
    -Trânsito vai e vem
    -Trechos pequenos
    -Liga a moto e já sai acelerando tudo
    -Constante troca de marchas

    Uso Normal:

    -Pegar estrada e rodovias
    -Em rotações constantes
    -Sem chegar ao vermelho no conta-giros
    -Utilizar mais que 5 Km

    Agora me vem a pergunta, o regime normal de uso do giro do motor conta de quanto até quanto. Por exemplo, em uma rodovia estando a 100 ou 110 Km/h em rotações que variam de 7.000 mil até 7.800 é considerado uso normal? Porque penso, estando numa rodovia em velocidade constante é uso normal, mas agora nessas rotações é classificado ainda como uso normal? Estou citando as rotações de uma Twister 2008 com 38.000 Km.
    Isso é relativo, pois uso urbano também é normal, tanto que as motos foram criadas pensando justamente na facilidade do uso urbano, quanto ao regime de velocidade, isso também é relativo, pois a minha ninja em sexta, precisa de 8.000RPM pra andar a 10km/h cravados e 9.000RPM pra 120km/h, mas na cidade eu ando com ela basicamente em 4ª marcha se estou abaixo de 40km/h ou 5ª marcha se estou abaixo dos 80km/h, sempre abaixo dos 6.500rpm, sem ela ficar pipocando, e só bato marchas pra retomadas, então uso normal e severo, vai depender do piloto e da moto.

    Eu sei que teu exemplo é referente a uma Twister, mas mesmo na twister, eu poder ter um regime de rotação diferente e ainda assim ter um uso melhor.

    Citação Postado originalmente por Cachorro Ver Post
    Uso normal = piloto normal

    Uso severo = piloto boca-aberta.

    Abs,
    Concordo totalmente!
    Jordano Santos
    www.smolarck.blogspot.com (computação gráfica)

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Creio que uso normal seja tudo que seja normal O.o no manual não fala nada especificando que a moto é pra rodovia ou cidade. Andar com ela muito na cidade não vai fazer ela durar 1 milhão de km sem abrir o motor, da mesma forma na estrada. Uso normal é andar normal em qualquer lugar. Severo é os motoboys da vida HAHA
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  10. #10
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Também não entendi essa de "uso normal" e "uso severo". Acredito que uso normal seria vc utilizar sua moto andando na boa, e tal... Uso severo já pode ser classificado como um mal uso por parte do piloto, independente do local.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por ThiBecker Ver Post
    Também não entendi essa de "uso normal" e "uso severo". Acredito que uso normal seria vc utilizar sua moto andando na boa, e tal... Uso severo já pode ser classificado como um mal uso por parte do piloto, independente do local.
    uso severo e uso normal é exatamente o que o autor do topico colocou, não tem duvida nenhuma

    No manual do meu carro, no item troca de óleo, quando fala em condições de uso severo tem uma explicação que bate certinho com
    o que ele postou

    Trechos curtos, para e anda, distâncias longas em baixa velocidade, etc
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  12. #12
    Motociclista Avatar de Bruno Boo
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    38
    Posts
    1.222
    Isso é extremamente relativo, você pode andar na cidade de uma forma leve e calma e na estrada feito um diabo louco da tasmânia, depende demais do piloto, nunca duvide da capacidade do homem de fazer #$#@$$@#$ !
    ...

  13. #13
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Usa a moto e pronto... claro, esse lance de rodar poucos km e desligar, sair puxando a moto a fundo com motor frio não são muito bons... mas em especial nas motos pequenas, não tem muito o que fazer, pois '"fazer um motor" custa uma mixaria.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de felipe250
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Flores da Cunha, RS, Serra Gaúcha
    Posts
    451
    é, minha dúvida era mesmo essa, se em rotações consideráveis como 7 e 8 mil mas em rodovias com uma perfeita refrigeração ainda se consideraria uso severo da moto. claro que 09 10 e 11 mil giros ae o cara só pode estar fazendo pega hehehehe
    [img width=319 height=130]http://img191.imageshack.us/img191/5253/moto17.jpg[/img]
    Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo

  15. #15
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Citação Postado originalmente por felipe250 Ver Post
    é, minha dúvida era mesmo essa, se em rotações consideráveis como 7 e 8 mil mas em rodovias com uma perfeita refrigeração ainda se consideraria uso severo da moto. claro que 09 10 e 11 mil giros ae o cara só pode estar fazendo pega hehehehe
    O ideal é rodar a 3/4 da rotação máxima, ou seja, da faixa vermelha. Se não tiver conta giros, esse calculo se faz pela velocidade máxima: 3/4 dela, em ultima marcha.

    Se a moto marca a RED LINE a 10.000 RPM, rode a 7.500 giros. Se for 9 mil RPM o corte, rode a 6750 RPM, ou seja 7 mil giros.

    Mas no caso das pequenas, como disse antes: Tem que se respeitar e cuidar bem, mas em muitos casos, não tem o que fazer...
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

 

 

Tópicos Similares

  1. O uso de luvas
    Por Punker no fórum Equipamentos de Segurança
    Respostas: 80
    Último Post: 15-09-12, 15:50
  2. Respostas: 20
    Último Post: 25-08-11, 14:19
  3. Suspensão danificada no uso normal. E agora, dona Honda?
    Por higoff no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 06-02-11, 22:37
  4. Uso de Capas em Motocicletas
    Por tasmotos no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 3
    Último Post: 02-08-09, 04:45
  5. Uso do Photoshop!
    Por RGBguima no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 04-02-08, 12:17

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •